No mês da mulher, Federação dos Bancários realiza encontro pela Igualdade de Gênero

04.03.2022

Encontro contará com a participação da especialista em direitos das mulheres Phamela Godoy, coordenadora do projeto “Basta! A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul realiza neste mês de março, em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres, comemorado no próximo dia 8, o Encontro pela Igualdade de Gênero. O […]

Encontro contará com a participação da especialista em direitos das mulheres Phamela Godoy, coordenadora do projeto “Basta!

A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul realiza neste mês de março, em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres, comemorado no próximo dia 8, o Encontro pela Igualdade de Gênero.

O evento está programado para o dia 15 de março e será voltado para dirigentes, tanto mulheres como homens, dos 23 sindicatos filiados à Feeb.

O objetivo é promover e fortalecer a luta para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Para a Federação dos Bancários, a defesa pela luta das mulheres sempre esteve no DNA do movimento sindical. “A igualdade de oportunidades é pauta permanente no meio sindical. Se quisermos ver o fim das relações abusivas de trabalho e da desigualdade na sociedade, devemos nos posicionar”, destaca Elisa Ferreira, representante da Feeb SP/MS e organizadora do evento.

Cenário

De acordo com o movimento sindical, apenas 0,3% das mulheres bancárias ocupam altos cargos de direção, em relação aos homens, e somente 1% das trabalhadoras ocupam cargos de direção.

Outro dado que merece atenção é o rendimento médio mensal das mulheres negras, que é de 73.3%, em relação ao dos homens brancos.

Quando se trata de violência, registros do 2º Censo da Diversidade, ainda apontam casos de bancárias que convivem com o problema, seja dentro ou fora do ambiente bancário, assim como a desigualdade.

“Apesar das conquistas acumuladas ao longo dos anos por meio da luta sindical, os dados ainda nos colocam em posição de alerta e bandeiras pela igualdade e pelo fim da violência ainda precisam permanecer ativas”, diz o secretário geral, Reginaldo Breda.

Programação

O encontro ocorre via aplicativo zoom. Os interessados em participar devem entrar em contato com a secretaria geral da Feeb. A programação conta com a participação da especialista em direitos das mulheres, Phamela Godoy, coordenadora do projeto “Basta! Não irão nos calar!”, aprovado pelo Comando Nacional dos Bancários, que assessora as entidades sindicais a criarem canais para atender bancárias em situação de violência doméstica e oferecer assistência jurídica especializada.

Dentre os temas previstos para o encontro estão: Violência Doméstica e Familiar; Violência Política de Gênero; Programa de Prevenção à Violência Contra a Mulher”, e o Projeto “Basta! Não Irão nos Calar”.

Notícias Relacionadas

Previ: apoiada pelo movimento sindical, Chapa 1 vence eleições

Grupo recebeu o apoio de entidades associativas e que defendem o sistema de paridade na gestão da Previ, com representantes dos funcionários nos conselhos e diretorias Com 51,77% dos votos, a Chapa 1, “Previ para os Associados”, venceu as Eleições Previ que, neste ano, definiu os ocupantes para o Conselho Diretor, Conselho Fiscal e Diretoria […]

Leia mais

Trabalhadores conquistam vitória: governo revoga CGPAR 42 após mobilização

Contraf-CUT e Fenae integraram a comissão de representação dos trabalhadores das estatais para revogar a medida. Novo texto substituto aumentou para 70% do total a despesa das empresas com planos de saúde Após intensa pressão das entidades representativas dos trabalhadores das estatais, o governo revogou a resolução 42 da Comissão Interministerial de Governança Corporativa e […]

Leia mais

BB: trabalhadores exigem fim das distorções que prejudicam encarreiramento e remuneração

Movimento sindical cobrou redução de metas e respostas às distorções causadas pelo Performa, que prejudicou remunerações e resultou em acúmulo de funções A Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB) se reuniu com representantes do BB na tarde desta quarta-feira (24) para exigir resoluções às distorções provocadas no encarreiramento dos trabalhadores desde […]

Leia mais

Sindicatos filiados