Data de 11 de agosto marca a leitura de um manifesto contra ditadura militar em 1977
Brasileiros de inúmeras regiões do País realizaram nesta quinta-feira (11), atos em defesa do estado democrático de direito. Milhares de entidades representativas foram às ruas manifestar a defesa pela garantia da democracia e do sistema eleitoral eletrônico. A data de 11 de agosto marca a criação das duas primeiras faculdades de Direito no Brasil – a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, na cidade de São Paulo, e a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, além da leitura de um manifesto contra ditadura militar em 1977.
Os atos pela democracia reuniram empresários, acadêmicos, juristas e sindicalistas que acompanharam a leitura da Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito!.
“Vemos hoje diferentes setores da sociedade unidos pela democracia do Brasil, entre eles, Sindicatos e Federações, que possuem um protagonismo histórico neste sentido. O ato reafirmou publicamente o compromisso dos brasileiros com a democracia e contra as investidas do atual governo. Somente com a mobilização e o engajamento das principais frentes sociais é que conseguiremos derrotar o governo antidemocrático no País”, comenta David Zaia, presidente da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Foram confirmados atos em 22 capitais, no Distrito Federal e em diversas cidades de interior.
Veja abaixo a íntegra da Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito!
Assine aqui Carta às brasileiras e aos Brasileiros.
Ato em São Paulo
Em São Paulo, o Ato realizado na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), na área central, reuniu cerca de duas mil no interior do prédio no Largo São Francisco, outras milhares de pessoas acompanharam a transmissão por um telão do lado de fora.
Durante o ato foram lidos dois manifestos. O primeiro deles, organizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), teve a adesão de 107 entidades empresariais e da sociedade civil. O segundo documento foi a leitura da “Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito”, idealizada por ex-alunos da instituição e juristas, e que tem mais de 950 mil assinaturas.
Notícias Relacionadas
Funcionamento dos bancos durante as festas de final de ano
Informações da FEBRABAN sobre horários de atendimento e compensação bancária A FEBRABAN (Federação Brasileira dos Bancos) divulgou os horários de funcionamento dos bancos durante o período de festas de final de ano. Confira abaixo as informações sobre o atendimento presencial e as compensações bancárias: 25/12 (Natal) e 01/01 (Confraternização Universal): Não haverá expediente bancário em […]
Leia maisTutela antecipada é restabelecida: Vitória dos trabalhadores do Banco do Brasil
Decisão reforça luta sindical e garante direitos salariais dos funcionários do BB Uma conquista importante para os trabalhadores do Banco do Brasil foi alcançada na quarta-feira (18). A Justiça do Trabalho restabeleceu a tutela antecipada em ação movida pela Contraf-CUT e Federações contra o banco, garantindo a incorporação das gratificações/comissões aos funcionários atingidos pela reestruturação […]
Leia maisProposta sobre o Plano de Saúde dos Aposentados do Itaú é Encaminhada ao Banco
Reunião entre COE Itaú e aposentados resultou em proposta para revisão dos custos e condições do plano de saúde; nova negociação com o banco está agendada para 13 de janeiro. Na última quinta-feira, 19 de dezembro, uma reunião entre os membros da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú e um grupo representativo de […]
Leia mais