Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul debate Sistema Sindical Brasileiro

24.02.2023

Movimento sindical analisa documento criado pelas Centrais Sindicais Reunião contou com ampla participação dos representantes dos trabalhadores de diferentes bases sindicais Nesta quinta-feira (23), a Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) se reuniu com mais de 60 dirigentes sindicais para debater o Sistema Sindical Brasileiro. A […]

Movimento sindical analisa documento criado pelas Centrais Sindicais

Reunião contou com ampla participação dos representantes dos trabalhadores de diferentes bases sindicais

Nesta quinta-feira (23), a Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) se reuniu com mais de 60 dirigentes sindicais para debater o Sistema Sindical Brasileiro. A reunião ocorreu de modo virtual, pela plataforma Zoom e contou com ampla participação dos representantes dos sindicatos dos bancários filiados.

O encontro abordou a leitura e análise do Projeto de Valorização e Fortalecimento da Negociação Coletiva e Atualização do Sistema Sindical Brasileiro, documento criado pelas Centrais Sindicais com a finalidade de organizar o debate político e propositivo das Centrais e organizações.

O projeto aborda questões relacionadas à valorização e fortalecimento da negociação coletiva; direito de negociação coletiva para os servidores públicos; estabelecimento de sindicatos representativos; ampliação da representação sindical; agregação sindical incentivada; autonomia sindical para a organização e financiamento; participação de todos no processo de transição; fortalecimento da unidade; e autonomia para regular e operar o sistema de relações do trabalho.

De acordo com o documento, o objetivo é formular um projeto de valorização e de fortalecimento da negociação coletiva e de atualização do sistema de relações de trabalho e do sistema sindical brasileiro.

“É um debate importantíssimo. É preciso trabalhar em cima do documento para construir uma unidade do movimento sindical, promover a discussão com o governo, patrões e então buscar aprovação de um projeto de lei no Congresso Nacional”, disse o presidente da Feeb SP/MS, David Zaia.

Durante o debate, representantes dos trabalhadores ressaltaram a importância da categoria para o Brasil. “As participações foram positivas. É unânime a compreensão de todos quanto à importância da representação dos bancários para os trabalhadores. Vale destacar que contamos com o modelo de negociação mais avançado do país, tido como exemplo para as demais frentes de trabalho”, explica o presidente.

A Federação dos Bancários se colocou à disposição para dar continuidade aos debates e orientações aos filiados. “São tarefas que demandam dedicação, articulação política e muita unidade dos trabalhadores. A nossa disposição é dar continuidade aos debates e orientar todos os nossos filiados para que participem das discussões organizadas pelas Centrais, Confederações e Federações”, disse Zaia.

Notícias Relacionadas

Caixa: Contraf-CUT cobra dados sobre Saúde Caixa

Acordo Coletivo do plano de saúde das empregadas e empregados prevê o repasse trimestral de informações sobre o plano A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) enviou, na sexta-feira (26), um ofício à Caixa Econômica Federal cobrando o fornecimento dos dados primários do Saúde Caixa, o plano de saúde das empregadas e empregados […]

Leia mais

Previ: apoiada pelo movimento sindical, Chapa 1 vence eleições

Grupo recebeu o apoio de entidades associativas e que defendem o sistema de paridade na gestão da Previ, com representantes dos funcionários nos conselhos e diretorias Com 51,77% dos votos, a Chapa 1, “Previ para os Associados”, venceu as Eleições Previ que, neste ano, definiu os ocupantes para o Conselho Diretor, Conselho Fiscal e Diretoria […]

Leia mais

Trabalhadores conquistam vitória: governo revoga CGPAR 42 após mobilização

Contraf-CUT e Fenae integraram a comissão de representação dos trabalhadores das estatais para revogar a medida. Novo texto substituto aumentou para 70% do total a despesa das empresas com planos de saúde Após intensa pressão das entidades representativas dos trabalhadores das estatais, o governo revogou a resolução 42 da Comissão Interministerial de Governança Corporativa e […]

Leia mais

Sindicatos filiados