Caixa: Comando Nacional e representantes dos trabalhadores se reúnem com a nova presidente Rita Serrano

14.03.2023

Demandas dos empregados foram debatidas durante encontro que ocorreu ontem (13) por plataforma digital O Comando Nacional dos Bancários se reuniu ontem (13) com a nova presidenta da Caixa Econômica Federal, Maria Rita Serrano. O encontro foi realizado por meio de plataforma digital e contou com a participação de cerca de 40 representantes da categoria. […]

Demandas dos empregados foram debatidas durante encontro que ocorreu ontem (13) por plataforma digital

O Comando Nacional dos Bancários se reuniu ontem (13) com a nova presidenta da Caixa Econômica Federal, Maria Rita Serrano. O encontro foi realizado por meio de plataforma digital e contou com a participação de cerca de 40 representantes da categoria.

As demandas dos empregados foram tratadas pela nova presidente. A categoria ressaltou a importância do momento por se tratar de demandas históricas pelos empregados.

O representante da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, Carlos Augusto Pipoca ressaltou a importância do diálogo.

 

“Foi um encontro importante em que pudemos reafirmar nossa disposição para negociar. Espaços de diálogo são fundamentais, pois é grande a quantidade de problemas represados após seis anos de práticas neoliberais que tanto dano causaram

 

ao Brasil e à Caixa”, declara.

A categoria viu como uma sinalização positiva, de mudança e comprometimento com o trabalhador. “Agora vamos olhar para o futuro na perspectiva de reconstruir a Caixa e garantir condições de trabalho para que todo empregado e empregada possa bem desempenhar seu papel”, completa Pipoca.

Durante o encontro, a presidente ressaltou sua origem no movimento sindical e garantiu que todo o governo está empenhado na reconstrução da Caixa, mas ressaltou que o processo não será rápido. “A Caixa foi destruída na sua estrutura de tecnologia, na gestão de pessoal, enfim, em todos os setores”, lamentou.

Novo governo

Durante o encontro a presidente apresentou as principais ações realizadas nos dois primeiros meses do novo governo, entre elas, a abertura de 15 agências físicas; apoio aos danos da catástrofe provocada pelas chuvas no litoral norte paulista; investimento em projetos de sustentabilidade; contribuição ao programa de apoio às moradoras de favelas, que deve alcançar 50 mil mulheres; apoio aos povos indígenas, que deverá beneficiar cerca de 10 mil famílias; além da reestruturação dos programas Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida. A presidente garantiu, ainda, que a Caixa não mais venderá ativos – prática do último governo usada para privatização de setores lucrativos do banco.

Reivindicações

Os representantes dos trabalhadores apresentaram demandas específicas para a garantia de direitos e conquistas trabalhistas. A presidenta da instituição afirmou que a retomada do diálogo entre banco e empregados marca o fim da gestão por medo e informou que a Vice-Presidência de Pessoas (Vipes) foi reinstituída, e que o processo seletivo para o cargo está aberto. Também foi informado pela nova presidente que haverá a exclusão da Gestão de Desempenho de Pessoas (GDP), e que os critérios serão revistos.

Outros anúncios

A executiva anunciou a promoção pela democratização do sistema de comunicação da empresa, que, entre outras medidas, inclui o retorno do espaço de comentários dos funcionários no Jornal da Caixa, antes suspenso pelo ex-presidente Pedro Guimarães.

Com a finalidade de promover a equidade no ambiente de trabalho e por fim à discriminação por raça, cor, gênero, orientação sexual, idade ou deficiência, a entidade lançou o programa sobre Diversidade e Inclusão.

Durante os anúncios o movimento sindical reforçou a importância da retomada das contratações necessárias. A presidente do banco garantiu que o tema será negociado na mesa permanente.

PLR

A definição da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) também teve espaço no diálogo. Sobre o assunto, a dirigente lembrou que está relacionado ao resultado referente ao exercício de 2022, quando a Caixa ainda era administrada pela equipe do governo anterior, que será divulgado no próximo dia 23 de março. Rita Serrano garantiu que nessa mesma data ocorrerá mesa de negociação com a Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa.

Notícias Relacionadas

Caixa: Contraf-CUT cobra dados sobre Saúde Caixa

Acordo Coletivo do plano de saúde das empregadas e empregados prevê o repasse trimestral de informações sobre o plano A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) enviou, na sexta-feira (26), um ofício à Caixa Econômica Federal cobrando o fornecimento dos dados primários do Saúde Caixa, o plano de saúde das empregadas e empregados […]

Leia mais

Previ: apoiada pelo movimento sindical, Chapa 1 vence eleições

Grupo recebeu o apoio de entidades associativas e que defendem o sistema de paridade na gestão da Previ, com representantes dos funcionários nos conselhos e diretorias Com 51,77% dos votos, a Chapa 1, “Previ para os Associados”, venceu as Eleições Previ que, neste ano, definiu os ocupantes para o Conselho Diretor, Conselho Fiscal e Diretoria […]

Leia mais

Trabalhadores conquistam vitória: governo revoga CGPAR 42 após mobilização

Contraf-CUT e Fenae integraram a comissão de representação dos trabalhadores das estatais para revogar a medida. Novo texto substituto aumentou para 70% do total a despesa das empresas com planos de saúde Após intensa pressão das entidades representativas dos trabalhadores das estatais, o governo revogou a resolução 42 da Comissão Interministerial de Governança Corporativa e […]

Leia mais

Sindicatos filiados