Proposta de 6% de reajuste apresentada pela Fenaban é insuficiente

28.08.2012

A Federação dos Bancos (Fenaban) apresentou nesta terça-feira, 28, a sua proposta global: 6% de reajuste (aumento real de cerca de 0,7%) para todas as verbas salariais, inclusive PLR. A negociação trouxe avanços em relação à saúde, segurança bancária e igualdade de oportunidades. Para Aparecido Roveroni, representante da Federação dos Bancários de São Paulo e […]

A Federação dos Bancos (Fenaban) apresentou nesta terça-feira, 28, a sua proposta global: 6% de reajuste (aumento real de cerca de 0,7%) para todas as verbas salariais, inclusive PLR. A negociação trouxe avanços em relação à saúde, segurança bancária e igualdade de oportunidades.

Para Aparecido Roveroni, representante da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul na mesa, a proposta global apresentada pelos bancos até contempla alguns dos principais eixos da Campanha Nacional, porém, é insuficiente. “Os 6% de reajuste não contemplam valorização do piso da categoria, aumento real e PLR maior”, afirmou.

Em relação a emprego, a Fenaban disse que o tema não deve ser incluído na Convenção Coletiva dos Bancários, podendo constar apenas no ACT – Acordo Coletivo de Trabalho, e deve ser tratado por meio de acordos banco a banco.

Projeto-piloto para segurança bancária

Um dos primeiros temas debatido nesta mesa foi a questão da segurança bancária. Os bancos aceitaram a proposta de instituir um projeto-piloto conjunto para testar medidas de prevenção contra assaltos e sequestros e melhorar a segurança das agências. Eles propõem escolher uma grande cidade e definir um grupo de trabalho com especialistas em segurança e representantes do Comando Nacional e da Fenaban.

Igualdade de oportunidades

A Fenaban se comprometeu também em realizar um novo censo na categoria bancária para avaliar se as medidas em defesa da igualdade de oportunidades, contidas nos planos de ação dos bancos após a divulgação do Mapa da Diversidade, estão produzindo resultados.

Pela proposta dos bancos, o novo censo será planejado a partir de fevereiro de 2013 e aplicado no início de 2014.

Negociações continuam nesta quarta e quinta

As negociações sobre remuneração continuam nesta quarta-feira, 29, às 10h. Aparecido Roveroni ressalta que “é preciso continuar pressionando para que possamos conseguir um reajuste maior. Inclusive, os sindicatos devem prosseguir e intensificar as atividades da Campanha, pois os bancos têm condições de apresentar uma proposta melhor”.

Na quinta-feira, 30, terão continuidade as discussões sobre saúde e condições de trabalho.
 

Notícias Relacionadas

Feeb SP/MS orienta aprovação do relatório da Cassi 2023

A votação começou nesta segunda (6) e vai até o dia 17 de maio; os votos poderão ser realizados pelo site, SISBB, aplicativo da Cassi ou terminais de autoatendimento do Banco do Brasil A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) orienta a aprovação do Relatório Anual […]

Leia mais

Sindicato lança campanha Bancário Solidário para ajudar vítimas do RS

Em solidariedade às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, o Sindicato inicia nesta segunda-feira, 06/05, uma campanha para arrecadação financeira destinada à auxiliar os moradores locais neste momento de tamanha dificuldade. O Rio Grande do Sul vive o maior desastre natural de sua história. Até domingo, autoridades registraram 78 mortes provocadas pelas enchentes, […]

Leia mais

Enchentes no RS: Santander transfere gerentes Van Gogh para Superlinha

O Santander anunciou nesta segunda-feira ( 06/05) a transferência temporária dos gerentes do segmento Van Gogh do Rio de Janeiro e de São Paulo para a plataforma Superlinha, a central de atendimento do banco, cuja operação encontra-se afetada pela enchentes do Rio Grande do Sul. A medida visa suprir a ausência de funcionários – após […]

Leia mais

Sindicatos filiados