Decisão sobre passivo do Santander na Bandeprev deve sair em novembro

25.10.2012

A Câmara de Recursos da Previdência Complementar deve julgar até o final de novembro o auto de infração contra dirigentes da Bandeprev por descumprimento do artigo 20 de Lei Complementar 109, que trata da distribuição do superávit de planos de benefício.  O processo deveria ter sido julgado no último dia 17, em Brasília, mas o […]

A Câmara de Recursos da Previdência Complementar deve julgar até o final de novembro o auto de infração contra dirigentes da Bandeprev por descumprimento do artigo 20 de Lei Complementar 109, que trata da distribuição do superávit de planos de benefício. 

O processo deveria ter sido julgado no último dia 17, em Brasília, mas o representante das entidades fechadas de previdência complementar entrou com pedido de vista, adiando a decisão. No entanto, a relatora do processo, Rosimery Brandão Barbosa, já havia dado seu voto favorável ao auto de infração.

De acordo com o secretário de Administração do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Epaminondas Neto, que participou da audiência no dia 17, a decisão é de extrema importância para os participantes.

"Esse processo é baseado na denúncia do bancário aposentado Carlos Lindberg Lins. Em 2002, três anos após a privatização do Bandepe e a capitalização da Bendprev, o Real unificou o patrimônio dos três grupos do plano de previdência (G0, G1 e G2), sem levar em consideração os direitos adquiridos dos participantes do G2 e nem as exigências contidas do edital de privatização do Bandepe", explica Epaminondas.

Para o dirigente, a decisão da Câmara de Recursos da Previdência Complementar poderá repercutir em todos os grupos. "Essa é uma ação importante e o Sindicato está acompanhando de perto todo o seu andamento. Agora, teremos finalmente uma decisão e estaremos lá em Brasília para acompanhar", destaca.

Além de Epaminondas, participaram da audiência os aposentados Carlos Linberg Lins, autor da denúncia, e Paulo Sobral, ex-diretor do Sindicato.

Fonte: Contraf-CUT com Seec Pernambuco  

Notícias Relacionadas

Banco Santander registra lucros bilionários, mas sindicatos denunciam precarização do Trabalho

Representantes sindicais expressam indignação com a precarização do trabalho e a postura do Banco Santander diante de lucros bilionários Nesta semana, o Banco Santander anunciou um Lucro Líquido Gerencial de R$ 3,021 bilhões no primeiro trimestre de 2024, representando um crescimento de 41,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. O Lucro Líquido Contábil […]

Leia mais

Caixa: Contraf-CUT cobra dados sobre Saúde Caixa

Acordo Coletivo do plano de saúde das empregadas e empregados prevê o repasse trimestral de informações sobre o plano A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) enviou, na sexta-feira (26), um ofício à Caixa Econômica Federal cobrando o fornecimento dos dados primários do Saúde Caixa, o plano de saúde das empregadas e empregados […]

Leia mais

Previ: apoiada pelo movimento sindical, Chapa 1 vence eleições

Grupo recebeu o apoio de entidades associativas e que defendem o sistema de paridade na gestão da Previ, com representantes dos funcionários nos conselhos e diretorias Com 51,77% dos votos, a Chapa 1, “Previ para os Associados”, venceu as Eleições Previ que, neste ano, definiu os ocupantes para o Conselho Diretor, Conselho Fiscal e Diretoria […]

Leia mais

Sindicatos filiados