Agência 0731 da Avenida Carlos Botelho teve seu atendimento suspenso por condições inapropriadas de trabalho
O atendimento da Agência 0731 do Banco Itaú, localizada na Avenida Carlos Botelho, em Piracicaba, foi suspenso nesta terça-feira (23), após uma ação realizada pela equipe do Sindicato dos Bancários (Sindban). O local, passa por reformas e durante a visita da diretoria do Sindicato, foram identificadas irregularidades nas condições de trabalho. Para garantir a integridade dos trabalhadores e dos clientes, o local foi fechado provisoriamente pelo Sindicato, que tomou as medidas necessárias para a solução do problema.
“Nossa ação foi garantir a integridade física dos colegas do Banco Itaú, que estavam trabalhando na agência em situações extremamente precárias e com condições de segurança que a qualquer momento poderiam resultar em um acidente, vitimando os colegas que lá trabalhavam”, explicou José Antônio Fernandes Paiva, presidente do SindBan. Com o encerramento das atividades, o Banco realizou a transferência dos funcionários para outro local de atendimento, garantindo segurança e condições de trabalho.
A Federação dos Bancários de SP/MS, ao tomar conhecimento da situação, junto com o SindBan, acionou a Comissão de Organização dos Empregados (COE) Itaú, que no momento estava em negociação com o Banco, expôs a situação e cobrou providências.
O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Piracicaba (Cerest) também foi notificado pelo Sindicato e em resposta, se comprometeu a fiscalizar o local para verificar se a obra está de acordo com as normas que gerem a segurança e a saúde do trabalhador, além de solicitar um laudo do Engenheiro de Segurança do Banco assumindo a responsabilidade pela segurança dos Bancários, clientes e trabalhadores.
O Banco, por sua vez, se posiciona dizendo que não haverá reforma no horário de expediente, se incumbiu de realizar uma ampla revisão em toda fiação para que não ofereça riscos e solicitará, a construtora responsável pela obra uma limpeza no local, todos os dias antes da chegada dos funcionários. O uso obrigatório dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) contra acidentes também será cobrado da empresa responsável pela reforma.
Notícias Relacionadas
Funcionamento dos bancos durante as festas de final de ano
Informações da FEBRABAN sobre horários de atendimento e compensação bancária A FEBRABAN (Federação Brasileira dos Bancos) divulgou os horários de funcionamento dos bancos durante o período de festas de final de ano. Confira abaixo as informações sobre o atendimento presencial e as compensações bancárias: 25/12 (Natal) e 01/01 (Confraternização Universal): Não haverá expediente bancário em […]
Leia maisTutela antecipada é restabelecida: Vitória dos trabalhadores do Banco do Brasil
Decisão reforça luta sindical e garante direitos salariais dos funcionários do BB Uma conquista importante para os trabalhadores do Banco do Brasil foi alcançada na quarta-feira (18). A Justiça do Trabalho restabeleceu a tutela antecipada em ação movida pela Contraf-CUT e Federações contra o banco, garantindo a incorporação das gratificações/comissões aos funcionários atingidos pela reestruturação […]
Leia maisProposta sobre o Plano de Saúde dos Aposentados do Itaú é Encaminhada ao Banco
Reunião entre COE Itaú e aposentados resultou em proposta para revisão dos custos e condições do plano de saúde; nova negociação com o banco está agendada para 13 de janeiro. Na última quinta-feira, 19 de dezembro, uma reunião entre os membros da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú e um grupo representativo de […]
Leia mais