Sindicato de Sorocaba faz mobilização amanhã contra demissões do Santander

05.12.2012

Funcionários e sindicatos fazem mobilização amanhã, dia 6, contra as demissões em massa que atingiram a rede de agências e os centros administrativos do Santander em pleno fim de ano, às vésperas do Natal. A onda de dispensas foi deflagrada na semana passada com o desligamento de 40 funcionários na Torre Santander (em São Paulo) […]

Funcionários e sindicatos fazem mobilização amanhã, dia 6, contra as demissões em massa que atingiram a rede de agências e os centros administrativos do Santander em pleno fim de ano, às vésperas do Natal. A onda de dispensas foi deflagrada na semana passada com o desligamento de 40 funcionários na Torre Santander (em São Paulo) e disparou na segunda-feira (3) com cerca de mil demissões e que podem chegar a 5 mil até sexta-feira (7), segundo informações extraoficiais.

A luta das entidades sindicais é pela reintegração de todos os funcionários desligados e a manutenção dos empregos. O Movimento Sindical já cobrou uma negociação com o banco, mas até o momento não obteve retorno.

"Queremos uma negociação com o Santander para discutir a suspensão imediata das dispensas e a manutenção dos empregos dos trabalhadores", diz Julio Cesar Machado, presidente do Sindicato dos Bancários de Sorocaba e Região.

A denúncia dos bancários repercutiu na imprensa nacional. O Santander disse que "os números não correspondem à realidade" e alegou que "está procedendo um ajuste em sua estrutura de forma a adequá-la ao contexto competitivo da indústria".

Mas na visão do movimento sindical e dos funcionários do banco, não há motivos para cortar empregos, já que o banco não demite na Espanha onde há crise, nem em outros países da América Latina. Então não é aceitável a demissão de funcionários aqui no Brasil.

Ao invés de promover um Natal de demissões em massa, o Santander deveria fazer contratações, acabar com a rotatividade, melhorar as condições de trabalho e apostar no crescimento do país. Por isso, sindicatos e federações estão exigindo a reintegração dos desligados e a manutenção dos empregos dos trabalhadores.

Notícias Relacionadas

Resultados Assembleias: Bancários representados por Sindicatos da Feeb SP/MS aprovam CCT para bancos privados

Votação contou com ampla adesão, mas divergências nas propostas do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal levarão a novas deliberações A votação das assembleias para deliberação da proposta de renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) teve resultados mistos nas regiões dos Sindicatos dos Bancários representados pela Federação […]

Leia mais

Funcionários do BB deliberam sobre proposta de renovação da CCT e ACT

Feeb SP/MS indica aprovação As funcionárias e os funcionários do Banco do Brasil decidirão, em assembleia realizada pelo Sindicato, nesta quarta-feira, 04 de setembro, sobre proposta do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) específico do banco. A votação será aberta às 20h e seguirá até as 20h de quinta-feira (5) pela plataforma eletrônica VotaBem. O Comando Nacional […]

Leia mais

Campanha Nacional: Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul realiza Plenária nesta quarta-feira (4)

A Feeb SP/MS e seus Sindicatos convidam a categoria para discutir as conquistas da Campanha Nacional e a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) em Plenária nesta quarta (04) Nesta quarta-feira (4), a Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) realizará uma Plenária das 18h30 às […]

Leia mais

Sindicatos filiados