Governo vê indícios de falta de informação e dá prazo de 10 dias para receber justificativa
Os seis maiores bancos do país terão que prestar contas ao governo sobre os serviços cobrados nos pacotes oferecidos aos clientes.
Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, HSBC, Itaú e Santander foram notificados, ontem, pelo DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor), órgão vinculado ao Ministério da Justiça.
Segundo Amaury Oliva, diretor do DPDC, os bancos terão prazo de dez dias para apresentar as respostas e a documentação solicitadas. Conforme revelou a Folha, a falta de transparência nos serviços incluídos nos pacotes já havia chamado a atenção do Banco Central.
De acordo com o diretor, a preocupação é saber ser o cliente está sendo devidamente informado sobre o que está pagando e também quais os serviços que ele não precisa ser cobrado.
Técnicos do governo têm indícios de falta de informações, o que dificulta a liberdade de escolha dos clientes, e temem que serviços que deviam ser grátis estejam sendo tarifados indiretamente.
Segundo Oliva, numa análise prévia nos sites dos bancos, foram identificados vários problemas.
"Um deles tem pacotes especial, completo e pleno. Isso não significa nada para o consumidor. Nos três casos, o consumidor acha que está comprando um serviço completo. Não há diferenciação."
HSBC, Bradesco, Itaú Unibanco e Santander disseram que vão prestar os esclarecimentos solicitados.
O Banco do Brasil disse que "cumpre integralmente as normas do Banco Central relacionadas à oferta de produtos e serviços". A Caixa afirmou que "tem como política esclarecer aos clientes, com transparência, as condições de seus produtos e serviços".
Fonte: Folha de S.Paulo
Notícias Relacionadas
Funcionamento dos bancos durante as festas de final de ano
Informações da FEBRABAN sobre horários de atendimento e compensação bancária A FEBRABAN (Federação Brasileira dos Bancos) divulgou os horários de funcionamento dos bancos durante o período de festas de final de ano. Confira abaixo as informações sobre o atendimento presencial e as compensações bancárias: 25/12 (Natal) e 01/01 (Confraternização Universal): Não haverá expediente bancário em […]
Leia maisTutela antecipada é restabelecida: Vitória dos trabalhadores do Banco do Brasil
Decisão reforça luta sindical e garante direitos salariais dos funcionários do BB Uma conquista importante para os trabalhadores do Banco do Brasil foi alcançada na quarta-feira (18). A Justiça do Trabalho restabeleceu a tutela antecipada em ação movida pela Contraf-CUT e Federações contra o banco, garantindo a incorporação das gratificações/comissões aos funcionários atingidos pela reestruturação […]
Leia maisProposta sobre o Plano de Saúde dos Aposentados do Itaú é Encaminhada ao Banco
Reunião entre COE Itaú e aposentados resultou em proposta para revisão dos custos e condições do plano de saúde; nova negociação com o banco está agendada para 13 de janeiro. Na última quinta-feira, 19 de dezembro, uma reunião entre os membros da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú e um grupo representativo de […]
Leia mais