COE entrega minuta específica de reivindicações para o Santander

11.06.2024

A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Santander, responsável pelas negociações do acordo específico com o banco, entregou nesta segunda-feira (10/06), a minuta de reivindicações aprovada durante o Encontro Nacional dos Funcionários do Santander. O encontro foi realizado na sede do Santander, em São Paulo, e marcou o início das negociações do Acordo Coletivo […]

A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Santander, responsável pelas negociações do acordo específico com o banco, entregou nesta segunda-feira (10/06), a minuta de reivindicações aprovada durante o Encontro Nacional dos Funcionários do Santander.

(Foto: Contraf-CUT)
O encontro foi realizado na sede do Santander, em São Paulo, e marcou o início das negociações do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) específico dos trabalhadores do banco – aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria bancária, que terá vigência no biênio 2024-2026.

Ana Stela Alves de Lima, representante da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb-SP/MS) na COE Santander e Patrícia Bassanin, integrante do Conselho Deliberativo do SantanderPrevi, participaram da entrega.

Entre as reivindicações, o documento pede a manutenção das cláusulas vigentes do acordo atual, com duração até 31 de agosto de 2024; e a inclusão de cláusulas relacionadas ao cenário atual, como o combate a terceirização no banco e o direito a desconexão.

De acordo com Ana Stela, “o acordo remonta ao Banespa e suas cláusulas têm sido renovadas, com adaptação aos atuais funcionários do banco. No aditivo atual estão cláusulas que garantem a não compensação do programa próprio de remuneração variável do banco, com o acordo de PLR da categoria, bolsas de estudo, licença não -remunerada (interesse do funcionário), entre outras”, explica.

A representante explica também que na nova minuta estão incluídas cláusulas que se referem à desconexão digital e à não terceirização de trabalho bancário, ambas discutidas na Conferência Interestadual da Feeb-SP/MS e incluída, após aprovação, na minuta entregue pela COE Santander.

A minuta específica do Santander foi recebida pela  vice-presidente de RH do banco, Germanoela de Almeida, e por  Fabiana Ribeiro e Marcelo Couto, do setor de relações sindicais do Santander.

Pré-acordo para manter garantias

Junto com a minuta, os trabalhadores entregaram ao banco um pré-acordo de garantias, assinado por todas as federações sindicais que compõem a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), e inclui Feeb-SP/MT.

“O aditivo Santander representa uma conquista histórica significativa. Precisamos mobilizar os funcionários para garantir sua renovação, incorporando as novas cláusulas necessárias”, destaca Ana Stela.

Notícias Relacionadas

Funcionamento dos bancos durante as festas de final de ano

Informações da FEBRABAN sobre horários de atendimento e compensação bancária A FEBRABAN (Federação Brasileira dos Bancos) divulgou os horários de funcionamento dos bancos durante o período de festas de final de ano. Confira abaixo as informações sobre o atendimento presencial e as compensações bancárias: 25/12 (Natal) e 01/01 (Confraternização Universal): Não haverá expediente bancário em […]

Leia mais

Tutela antecipada é restabelecida: Vitória dos trabalhadores do Banco do Brasil

Decisão reforça luta sindical e garante direitos salariais dos funcionários do BB Uma conquista importante para os trabalhadores do Banco do Brasil foi alcançada na quarta-feira (18). A Justiça do Trabalho restabeleceu a tutela antecipada em ação movida pela Contraf-CUT e Federações contra o banco, garantindo a incorporação das gratificações/comissões aos funcionários atingidos pela reestruturação […]

Leia mais

Proposta sobre o Plano de Saúde dos Aposentados do Itaú é Encaminhada ao Banco

Reunião entre COE Itaú e aposentados resultou em proposta para revisão dos custos e condições do plano de saúde; nova negociação com o banco está agendada para 13 de janeiro. Na última quinta-feira, 19 de dezembro, uma reunião entre os membros da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú e um grupo representativo de […]

Leia mais

Sindicatos filiados