Em reunião realizada nesta terça-feira (30), em São Paulo, a Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi) descumpriu o combinado e não apresentou uma proposta global em resposta à pauta de reivindicações do Coletivo Nacional dos Financiários.
Os representantes sindicais propuseram um acordo de dois anos, com reajuste salarial que cubra a inflação medida pelo INPC, de junho de 2023 a maio de 2024, e de junho de 2024 a maio de 2025, acrescido de 5% de aumento real. Os mesmos índices seriam aplicados na Participação nos Lucros e Resultados (PLR).
A ausência de uma resposta concreta por parte da Acrefi frustrou os representantes dos trabalhadores. “Foram inúmeras negociações. É inaceitável que a Acrefi não apresente uma proposta concreta que atenda às justas reivindicações dos trabalhadores,” afirmou Walmir Gomes, representante da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS).
Entre as reivindicações dos trabalhadores estão questões sociais, como equidade salarial entre homens e mulheres, o fim da terceirização e a promoção da diversidade.
Uma próxima reunião para apresentação da proposta ficou agendada para o dia 14 de agosto. “Esperamos que, até lá, a Acrefi reconsidere sua posição e apresente uma proposta que respeite e valorize os trabalhadores,” concluiu Gomes.
Notícias Relacionadas
Funcionamento dos bancos durante as festas de final de ano
Informações da FEBRABAN sobre horários de atendimento e compensação bancária A FEBRABAN (Federação Brasileira dos Bancos) divulgou os horários de funcionamento dos bancos durante o período de festas de final de ano. Confira abaixo as informações sobre o atendimento presencial e as compensações bancárias: 25/12 (Natal) e 01/01 (Confraternização Universal): Não haverá expediente bancário em […]
Leia maisTutela antecipada é restabelecida: Vitória dos trabalhadores do Banco do Brasil
Decisão reforça luta sindical e garante direitos salariais dos funcionários do BB Uma conquista importante para os trabalhadores do Banco do Brasil foi alcançada na quarta-feira (18). A Justiça do Trabalho restabeleceu a tutela antecipada em ação movida pela Contraf-CUT e Federações contra o banco, garantindo a incorporação das gratificações/comissões aos funcionários atingidos pela reestruturação […]
Leia maisProposta sobre o Plano de Saúde dos Aposentados do Itaú é Encaminhada ao Banco
Reunião entre COE Itaú e aposentados resultou em proposta para revisão dos custos e condições do plano de saúde; nova negociação com o banco está agendada para 13 de janeiro. Na última quinta-feira, 19 de dezembro, uma reunião entre os membros da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú e um grupo representativo de […]
Leia mais