HSBC muda regras do plano de saúde e funcionários são prejudicados

21.01.2013

Na quarta-feira (16/01), o Movimento Sindical se reuniu com a direção do HSBC para discutir as alterações no plano de saúde implementadas pelo banco. A partir deste ano os titulares do plano, no caso os funcionários, não pagarão mais o valor mensal da contribuição. Em compensação, a contribuição dos dependentes será reajustada de acordo com […]

Na quarta-feira (16/01), o Movimento Sindical se reuniu com a direção do HSBC para discutir as alterações no plano de saúde implementadas pelo banco.

A partir deste ano os titulares do plano, no caso os funcionários, não pagarão mais o valor mensal da contribuição. Em compensação, a contribuição dos dependentes será reajustada de acordo com uma tabela.

Para piorar, a co-participação nas consultas, procedimentos ambulatoriais e exames simples passarão de 15% para 20%. Antes, a co-participação era cobrada somente a partir da sétima consulta. Agora será cobrada a partir do primeiro atendimento. O teto da co-participação também foi extinto, ou seja, não haverá limite para a cobrança, que antes da mudança era de R$ 160,23.

Os aposentados também sentirão a mudança, pois passarão a contribuir de acordo com a faixa etária dos titulares e seus dependentes.

Segundo o banco, estas mudanças foram necessárias para manter a qualidade do plano de saúde, justificativa esta que os dirigentes sindicais presentes na reunião rechaçaram, afirmando ainda que não concordam com as mudanças implementas unilateralmente pelo HSBC.

Uma nova reunião vai acontecer no dia 6 de fevereiro para dar prosseguimento às discussões sobre o assunto, não sendo descartada a adoção de medidas jurídicas para manter os direitos dos trabalhadores do HSBC.

Fonte: Seeb Franca

Notícias Relacionadas

Banco Santander registra lucros bilionários, mas sindicatos denunciam precarização do Trabalho

Representantes sindicais expressam indignação com a precarização do trabalho e a postura do Banco Santander diante de lucros bilionários Nesta semana, o Banco Santander anunciou um Lucro Líquido Gerencial de R$ 3,021 bilhões no primeiro trimestre de 2024, representando um crescimento de 41,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. O Lucro Líquido Contábil […]

Leia mais

Caixa: Contraf-CUT cobra dados sobre Saúde Caixa

Acordo Coletivo do plano de saúde das empregadas e empregados prevê o repasse trimestral de informações sobre o plano A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) enviou, na sexta-feira (26), um ofício à Caixa Econômica Federal cobrando o fornecimento dos dados primários do Saúde Caixa, o plano de saúde das empregadas e empregados […]

Leia mais

Previ: apoiada pelo movimento sindical, Chapa 1 vence eleições

Grupo recebeu o apoio de entidades associativas e que defendem o sistema de paridade na gestão da Previ, com representantes dos funcionários nos conselhos e diretorias Com 51,77% dos votos, a Chapa 1, “Previ para os Associados”, venceu as Eleições Previ que, neste ano, definiu os ocupantes para o Conselho Diretor, Conselho Fiscal e Diretoria […]

Leia mais

Sindicatos filiados