Sem negociar com os Sindicatos, Banco Santander anuncia abertura no sábado (22)

19.01.2022

Carta aberta ao Banco, tuitaço e pesquisa aos clientes estão entre as ações elaboradas pelo movimento sindical em defesa do trabalhador Mesmo diante do agravamento da pandemia e do surto de casos de H3N2, variante da Influenza (gripe),o Banco Santander anunciou no último domingo (16), a abertura de 3 mil agências em todo o Brasil. […]

Carta aberta ao Banco, tuitaço e pesquisa aos clientes estão entre as ações elaboradas pelo movimento sindical em defesa do trabalhador

Mesmo diante do agravamento da pandemia e do surto de casos de H3N2, variante da Influenza (gripe),o Banco Santander anunciou no último domingo (16), a abertura de 3 mil agências em todo o Brasil. O atendimento está previsto para negociações de dívidas e deve ocorrer neste sábado (22), entre 10h e 14h. 

A iniciativa foi divulgada em rede nacional, no intervalo do programa Fantástico, da Rede Globo. De acordo com o movimento sindical, todos foram pegos de surpresa. 

“O serviço oferecido é importante para o público, mas quando a decisão envolve o trabalhador é preciso cautela e negociação prévia, sobretudo em um momento preocupante como o que enfrentamos com o aumento das contaminações nos ambientes bancários. Importante frisar que não somos contrários ao serviço e sim à forma com que o banco conduz as decisões”, explica o presidente da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS), David Zaia. 

Atendimento

Para o atendimento foram escalados gerentes de negócios e serviços de 8 horas, gerentes gerais, gerentes administrativos e gerentes PJ, PF e Van Gogh. Não trabalharão caixas, GNS de 6 horas e demais cargos não descritos acima.

De acordo com o banco, os empregados que trabalharem as quatro horas compensarão uma hora e meia para cada hora trabalhada.

Sem negociação

Dirigentes sindicais relatam a apreensão por parte dos trabalhadores em todas as bases. “Mais uma vez o banco pegou o trabalhador de surpresa, e sem espaço para negociar. O cenário é de bastante apreensão diante do agravamento da contaminação e do desrespeito do banco para com os trabalhadores”, esclarece Patrícia Bassanin, representante da Feeb SP/MS, na Comissão de Organização de Empregados. 

Sindicatos

Nesta terça-feira (18), a Feeb tentou contato com o banco para solicitar o pagamento de horas extras aos funcionários que trabalharão nessas condições, mas o banco alegou dificuldades e a negociação não evoluiu.

Entre as resoluções encaminhadas pela COE Santander aos sindicatos estão: fechamento e ou protesto nas agências que forem possível, denúncia em Rádios Locais e TVT, envio de carta ao Presidente e mobilização para tuitaço na sexta-feira (21), às 11h. A Federação dos Bancários usará o mote de defesa à negociação, com a hashtag #SantanderSemNegociação.

Com relação ao ingresso de ações judiciais, a Feeb SP/MS orienta que os sindicatos avaliem localmente os riscos colocados e cada situação. Também foi orientado que os trabalhadores façam denúncias nas Câmaras e Assembleias locais.

Banco

Em justificativa, o banco destacou a alta da inadimplência, que tem levado muitos clientes a serem negativados, e, por conta disto, ficarem sem crédito no mercado.

Carta ao Banco

Uma carta aberta redigida e assinada por Sindicatos, Confederação e Federações foi enviada ao novo presidente do Santander no Brasil, Mario Roberto Opice Leão, como desaprovação da categoria ao ato publicitário.

Carta Aberta Santander

Pesquisa do Movimento Sindical

O movimento sindical, por meio da COE – Comissão de Organização de Empregados do Santander, propôs ainda, a aplicação de uma pesquisa de sobre o assunto. O material será disponibilizado a todas as bases sindicais que definirão como aplicá-las localmente. O material foi elaborado para ser respondido pelos funcionários do banco.

Acesse o link da pesquisa, aqui.

 

 

 

 

 

 

Notícias Relacionadas

Semana reforçou a conscientização sobre o combate às LER/Dort

A data chama atenção para duas doenças que têm relação direta com o trabalho e que atingem milhões de brasileiros Nesta semana, no dia 28 de fevereiro (última quarta-feira) foi o Dia Mundial de combate às Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort). A data foi escolhida pela Organização Internacional […]

Leia mais

COE e Itaú discutem revisões nos programas de remuneração

Durante a reunião foram apresentadas modificações nos programas. O movimento sindical deve elaborar contraproposta em breve  A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú realizou nesta quarta-feira (28), em São Paulo, uma reunião com a direção do banco para debater questões relacionadas à remuneração dos funcionários. Durante o encontro, o banco apresentou alterações nos […]

Leia mais

Trabalhadores discutem futuro da Fundação Itaú-Unibanco

Em seminário promovido pela Contraf-CUT e COE Itaú trabalhadores debateram caminhos para aumentar representatividade na gestão do fundo de pensão Trabalhadoras e trabalhadores associados à Fundação Itaú-Unibanco se reuniram, nesta quinta-feira (29), em um seminário organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e pela Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú, […]

Leia mais

Sindicatos filiados