Sem negociar com os Sindicatos, Banco Santander anuncia abertura no sábado (22)

19.01.2022

Carta aberta ao Banco, tuitaço e pesquisa aos clientes estão entre as ações elaboradas pelo movimento sindical em defesa do trabalhador Mesmo diante do agravamento da pandemia e do surto de casos de H3N2, variante da Influenza (gripe),o Banco Santander anunciou no último domingo (16), a abertura de 3 mil agências em todo o Brasil. […]

Carta aberta ao Banco, tuitaço e pesquisa aos clientes estão entre as ações elaboradas pelo movimento sindical em defesa do trabalhador

Mesmo diante do agravamento da pandemia e do surto de casos de H3N2, variante da Influenza (gripe),o Banco Santander anunciou no último domingo (16), a abertura de 3 mil agências em todo o Brasil. O atendimento está previsto para negociações de dívidas e deve ocorrer neste sábado (22), entre 10h e 14h. 

A iniciativa foi divulgada em rede nacional, no intervalo do programa Fantástico, da Rede Globo. De acordo com o movimento sindical, todos foram pegos de surpresa. 

“O serviço oferecido é importante para o público, mas quando a decisão envolve o trabalhador é preciso cautela e negociação prévia, sobretudo em um momento preocupante como o que enfrentamos com o aumento das contaminações nos ambientes bancários. Importante frisar que não somos contrários ao serviço e sim à forma com que o banco conduz as decisões”, explica o presidente da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS), David Zaia. 

Atendimento

Para o atendimento foram escalados gerentes de negócios e serviços de 8 horas, gerentes gerais, gerentes administrativos e gerentes PJ, PF e Van Gogh. Não trabalharão caixas, GNS de 6 horas e demais cargos não descritos acima.

De acordo com o banco, os empregados que trabalharem as quatro horas compensarão uma hora e meia para cada hora trabalhada.

Sem negociação

Dirigentes sindicais relatam a apreensão por parte dos trabalhadores em todas as bases. “Mais uma vez o banco pegou o trabalhador de surpresa, e sem espaço para negociar. O cenário é de bastante apreensão diante do agravamento da contaminação e do desrespeito do banco para com os trabalhadores”, esclarece Patrícia Bassanin, representante da Feeb SP/MS, na Comissão de Organização de Empregados. 

Sindicatos

Nesta terça-feira (18), a Feeb tentou contato com o banco para solicitar o pagamento de horas extras aos funcionários que trabalharão nessas condições, mas o banco alegou dificuldades e a negociação não evoluiu.

Entre as resoluções encaminhadas pela COE Santander aos sindicatos estão: fechamento e ou protesto nas agências que forem possível, denúncia em Rádios Locais e TVT, envio de carta ao Presidente e mobilização para tuitaço na sexta-feira (21), às 11h. A Federação dos Bancários usará o mote de defesa à negociação, com a hashtag #SantanderSemNegociação.

Com relação ao ingresso de ações judiciais, a Feeb SP/MS orienta que os sindicatos avaliem localmente os riscos colocados e cada situação. Também foi orientado que os trabalhadores façam denúncias nas Câmaras e Assembleias locais.

Banco

Em justificativa, o banco destacou a alta da inadimplência, que tem levado muitos clientes a serem negativados, e, por conta disto, ficarem sem crédito no mercado.

Carta ao Banco

Uma carta aberta redigida e assinada por Sindicatos, Confederação e Federações foi enviada ao novo presidente do Santander no Brasil, Mario Roberto Opice Leão, como desaprovação da categoria ao ato publicitário.

Carta Aberta Santander

Pesquisa do Movimento Sindical

O movimento sindical, por meio da COE – Comissão de Organização de Empregados do Santander, propôs ainda, a aplicação de uma pesquisa de sobre o assunto. O material será disponibilizado a todas as bases sindicais que definirão como aplicá-las localmente. O material foi elaborado para ser respondido pelos funcionários do banco.

Acesse o link da pesquisa, aqui.

 

 

 

 

 

 

Notícias Relacionadas

Negociação entre COE e Santander sobre renovação e ampliação do acordo aditivo

Representantes dos trabalhadores do Santander (COE) e a direção do banco estiveram reunidos nesta sexta-feira (26/07) para mais uma mesa de negociação no âmbito da Campanha Nacional. O representante do banco, Marcelo Souto, trouxe o retorno de questionamentos feitos na rodada anterior, mas as informações não foram completas, especialmente quanto ao número de trabalhadores bancários. “Ele […]

Leia mais

Negociações Caixa: Empregados exigem fim da cobrança abusiva de metas

Políticas de saúde do banco precisam ser efetivas para a melhoria do ambiente de trabalho A Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa Econômica Federal se reuniu, nesta sexta-feira (26) com o banco para tratar sobre os diversos problemas do dia a dia que afetam a saúde do trabalhador. Entre as considerações feitas pela CEE […]

Leia mais

Direitos dos incorporados, saúde mental e complementação salarial são tema abordados em mesa de negociação do BB

Saúde e condições de trabalho foram os temas centrais da quinta mesa de negociação específica para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do Banco do Brasil, dentro da Campanha Nacional A primeira reivindicação dos dirigentes sindicais, debatida com a direção do Banco do Brasil nessa sexta-feira (26/07), em São Paulo, foi a situação […]

Leia mais

Sindicatos filiados