Sem negociar com os Sindicatos, Banco Santander anuncia abertura no sábado (22)

19.01.2022

Carta aberta ao Banco, tuitaço e pesquisa aos clientes estão entre as ações elaboradas pelo movimento sindical em defesa do trabalhador Mesmo diante do agravamento da pandemia e do surto de casos de H3N2, variante da Influenza (gripe),o Banco Santander anunciou no último domingo (16), a abertura de 3 mil agências em todo o Brasil. […]

Carta aberta ao Banco, tuitaço e pesquisa aos clientes estão entre as ações elaboradas pelo movimento sindical em defesa do trabalhador

Mesmo diante do agravamento da pandemia e do surto de casos de H3N2, variante da Influenza (gripe),o Banco Santander anunciou no último domingo (16), a abertura de 3 mil agências em todo o Brasil. O atendimento está previsto para negociações de dívidas e deve ocorrer neste sábado (22), entre 10h e 14h. 

A iniciativa foi divulgada em rede nacional, no intervalo do programa Fantástico, da Rede Globo. De acordo com o movimento sindical, todos foram pegos de surpresa. 

“O serviço oferecido é importante para o público, mas quando a decisão envolve o trabalhador é preciso cautela e negociação prévia, sobretudo em um momento preocupante como o que enfrentamos com o aumento das contaminações nos ambientes bancários. Importante frisar que não somos contrários ao serviço e sim à forma com que o banco conduz as decisões”, explica o presidente da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS), David Zaia. 

Atendimento

Para o atendimento foram escalados gerentes de negócios e serviços de 8 horas, gerentes gerais, gerentes administrativos e gerentes PJ, PF e Van Gogh. Não trabalharão caixas, GNS de 6 horas e demais cargos não descritos acima.

De acordo com o banco, os empregados que trabalharem as quatro horas compensarão uma hora e meia para cada hora trabalhada.

Sem negociação

Dirigentes sindicais relatam a apreensão por parte dos trabalhadores em todas as bases. “Mais uma vez o banco pegou o trabalhador de surpresa, e sem espaço para negociar. O cenário é de bastante apreensão diante do agravamento da contaminação e do desrespeito do banco para com os trabalhadores”, esclarece Patrícia Bassanin, representante da Feeb SP/MS, na Comissão de Organização de Empregados. 

Sindicatos

Nesta terça-feira (18), a Feeb tentou contato com o banco para solicitar o pagamento de horas extras aos funcionários que trabalharão nessas condições, mas o banco alegou dificuldades e a negociação não evoluiu.

Entre as resoluções encaminhadas pela COE Santander aos sindicatos estão: fechamento e ou protesto nas agências que forem possível, denúncia em Rádios Locais e TVT, envio de carta ao Presidente e mobilização para tuitaço na sexta-feira (21), às 11h. A Federação dos Bancários usará o mote de defesa à negociação, com a hashtag #SantanderSemNegociação.

Com relação ao ingresso de ações judiciais, a Feeb SP/MS orienta que os sindicatos avaliem localmente os riscos colocados e cada situação. Também foi orientado que os trabalhadores façam denúncias nas Câmaras e Assembleias locais.

Banco

Em justificativa, o banco destacou a alta da inadimplência, que tem levado muitos clientes a serem negativados, e, por conta disto, ficarem sem crédito no mercado.

Carta ao Banco

Uma carta aberta redigida e assinada por Sindicatos, Confederação e Federações foi enviada ao novo presidente do Santander no Brasil, Mario Roberto Opice Leão, como desaprovação da categoria ao ato publicitário.

Carta Aberta Santander

Pesquisa do Movimento Sindical

O movimento sindical, por meio da COE – Comissão de Organização de Empregados do Santander, propôs ainda, a aplicação de uma pesquisa de sobre o assunto. O material será disponibilizado a todas as bases sindicais que definirão como aplicá-las localmente. O material foi elaborado para ser respondido pelos funcionários do banco.

Acesse o link da pesquisa, aqui.

 

 

 

 

 

 

Notícias Relacionadas

Santander implementa teletrabalho em áreas administrativas

Modalidade é válida para áreas administrativas e contemplam eixo São Paulo e Rio de Janeiro O Santander anunciou que irá implementar o teletrabalho (home office). A modalidade é válida para bancários das áreas administrativas, lotados majoritariamente no eixo São Paulo e Rio de Janeiro, segundo as regras previstas na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria. As […]

Leia mais

Santander paga PLR e demais adicionais no dia 28 de fevereiro

Representantes da Comissão de Organização de Empregados (COE/Santander) foram informados nesta terça-feira (01), sobre a data de pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). O valor será creditado no dia 28 deste mês. Junto com a PLR bancárias e bancários do Santander receberão os percentuais do Programa Próprio de Resultados do Santander (PPRS), do […]

Leia mais

Feeb SP/MS monta grupo de trabalho para discutir metas com Banco Itaú

Prazo para organização de grupos de representação se encerrou no último dia 31 Bancários representados pela Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul formalizaram o pedido junto ao banco para montagem de um grupo de trabalho para discussão de metas. De acordo com a cláusula 87 da Convenção Coletiva […]

Leia mais

Sindicatos filiados