CEBB recusa retirada de direitos dos trabalhadores e alcança avanços na proposta

31.08.2022

Representantes dos empregados indicam a aprovação do ACT nas assembleias, que ocorrem hoje (31), em todo o país A Comissão de Empresas dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB) recusou, durante as mesas específicas de negociação com a direção do banco, a retirada dos direitos dos trabalhadores e alcançou nesta quarta-feira (31), melhorias na proposta. […]

Representantes dos empregados indicam a aprovação do ACT nas assembleias, que ocorrem hoje (31), em todo o país

A Comissão de Empresas dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB) recusou, durante as mesas específicas de negociação com a direção do banco, a retirada dos direitos dos trabalhadores e alcançou nesta quarta-feira (31), melhorias na proposta. A redação inclui a garantia dos direitos e conquistas como: Expansão da tabela de Pontuação Individual do Participante (PIP); manutenção da cláusula das três GDPs; prorrogação do prazo de compensação do Banco de Horas Negativas; compromisso de mesas permanentes para temas específicos; além de avanços nas cláusulas de combate ao assédio sexual, moral e cobrança de metas, compromissos a serem assinados junto com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).

Sendo assim, os representantes dos bancários orientam a todos os empregados do Banco do Brasil a votarem pela aprovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), nas assembleias para a deliberação da proposta, nesta quarta-feira (31), a partir das 19h.

Os votos podem ser registrados no link da Plataforma VotaBem (https://bancarios.votabem.com.br), ou do link disponibilizado pelo seu sindicato. O acordo é válido para os próximos dois anos.

“Foi uma árdua negociação, onde o banco insistiu na retirada da cláusula dos três ciclos avaliatórios para o descomissionamento (GDP). A comissão não só resistiu, como também avançou para outros importantes pontos para os funcionários do BB”, destaca a representante da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS), Elisa Ferreira.

Os índices econômicos, como os reajustes nos salários e nos vales refeição e alimentação, também vão seguir o acordado entre o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). Veja aqui o acordo.

Pagamento do PLR no BB

A Comissão de Empresas enviou ao banco um ofício solicitando o adiantamento do PLR assim que ocorrer a assinatura do acordo entre as duas partes.

Previdência

O banco se comprometeu a apoiar, no Conselho Diretor da Previ, o trânsito da proposta dos eleitos, apresentado pela CEBB, de revisão do critério da Pontuação Individual do Participante (PIP). “A expansão da tabela PIP sela o compromisso dos eleitos da Previ com os associados e possibilitará a ampliação do beneficio da aposentadoria para os associados no Previ Futuro”, define Elisa.

A expectativa é que as mudanças beneficiem, logo de início, mais de 14 mil trabalhadores do BB, associados à entidade de previdência. Outros milhares serão impactados com as mudanças na PIP ao longo dos próximos anos.

Ciclos de avaliação

O banco desistiu de querer alterar os critérios da Gestão de Desenvolvimento por Competências (GDP), para reduzir os atuais três ciclos para apenas um ciclo de avaliação. A negociação garantiu, ainda, o compromisso do banco em estabelecer uma mesa para discutir junto, com os representantes dos trabalhadores, critérios para o aprimoramento da GDP.

Banco de horas: conquista para PCDs e contínuos

O BB apresentou prorrogação do prazo de compensação de horas negativas do ACT Covid, por mais de 18 meses, passando o prazo final de outubro deste ano para março de 2025. Também poderão ser utilizadas faltas abonadas para saldar.

Foi conquistada anistia de horas para PCDs, enquadrados na condição de pessoa com deficiência e trabalhadores de carreira de apoio contínuo.

Teletrabalho

A ajuda de custo passa a ser reajustada pelo INPC a partir de 2023. Ficou definida a realização de uma reunião que deve ocorrer até novembro, entre os representantes dos funcionários e do banco para discutir a ampliação do percentual de funcionários e dos dias de semana em teletrabalho.

Mesas permanentes

Outro avanço foi o compromisso de realizar mesas para debater, com prioridade, os casos dos trabalhadores de Plataforma de Suporte Operacional (PSO) e dos gerentes de serviço que atuam fora dos grandes centros e acabam acumulando funções. Também serão realizadas mesas para tratar das pautas dos funcionários egressos de bancos incorporados.

O banco sinalizou ainda, a inclusão das propostas raciais e de gênero formuladas durante o 33º Congresso dos Funcionários do BB, em seu novo programa de diversidade.

Assédio sexual

Também foi fortalecida a pauta de combate ao assédio, acompanhando as mesmas exigências feitas pelo Comando Nacional e Fenaban: treinamento e formação do quadro para a promoção de debates sobre o tema; acolhimento das denúncias e apuração bipartite, banco e sindicato; proteção e assistência às vítimas; e punição dos culpados.

APABB

A CEBB e o banco também concordaram em realizar uma reaproximação com a Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil (APABB).

Notícias Relacionadas

COE cobra explicações do Itaú sobre fechamento de agências e punições

O turnover também foi debatido na reunião desta quarta-feira (24) A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú se reuniu com a direção do banco, nesta quarta-feira (24), em São Paulo, para debater emprego, fechamento de agências, realocação e distribuição de funcionários e punições referentes à falta de certificações da Associação Brasileira das Entidades […]

Leia mais

GT de Saúde do Itaú busca construir cartilha sobre afastamento

Publicação visa fornecer direcionamento aos trabalhadores que se sentem desorientados durante o período de afastamento em relação ao banco e ao INSS Os representantes dos trabalhadores se reuniram com os representantes do Banco Itaú, nesta quarta-feira (24), para discutir a elaboração de uma cartilha que ofereça orientações aos trabalhadores que precisam se afastar por motivos […]

Leia mais

Trabalhadores cobram reunião com BB para debater salários e metas

Movimento sindical bancário cobra resoluções sobre defasagens nas remunerações e no modelo de plano de funções, para eliminar distorções salariais e garantir melhores condições de trabalho A notícia divulgada pelo portal Uol de que “BB quer aumentar salário da Presidente para R$ 117 mil; 57% de reajuste”, repercutiu negativamente entre as trabalhadoras e trabalhadores do […]

Leia mais

Sindicatos filiados