COE Santander cobra do banco pagamento de horas extras e ticket devido ao trabalho no sábado

26.01.2022

Bancários foram surpreendidos com programação imposta pelo banco sem negociação A Comissão de Organização dos Empregados Santander (COE) cobrou nesta terça-feira (25) do Banco o pagamento de horas extras e ticket para os bancários que foram submetidos ao trabalho no sábado, dia 22 de janeiro. Sem negociar com os Sindicatos, o Banco Santander anunciou em […]

Bancários foram surpreendidos com programação imposta pelo banco sem negociação

A Comissão de Organização dos Empregados Santander (COE) cobrou nesta terça-feira (25) do Banco o pagamento de horas extras e ticket para os bancários que foram submetidos ao trabalho no sábado, dia 22 de janeiro.

Sem negociar com os Sindicatos, o Banco Santander anunciou em rede nacional a abertura de quase 3 mil agências em todo o Brasil para uma campanha de negociação de dívidas. O atendimento ocorreu entre 10h e 14h.

Sindicatos da Federação dos Bancários entraram com ação contra a decisão e tiveram liminares favoráveis, entre eles Marília, São José do Rio Preto e Sorocaba, que conseguiram impedir o funcionamento no sábado. Já as bases de Rio Claro e Ribeirão Preto, apesar de conseguirem a liminar, tiveram a decisão cassada e seguiram com os atendimentos. O Sindicato dos Bancários de Santos e Região também entrou com ação, mas não alcançou liminar.

Os sindicatos foram unanimes na reprovação à decisão do banco em meio ao agravamento da pandemia e submetendo os funcionários ao risco.

O COE Santander enviou ao banco a cobrança de horas extras e de ticket e aguarda retorno. Se negado o pedido, cada sindicato será orientado a entrar com ação contra o banco.

“Nossa indignação se dá pela forma como o banco fez, apenas comunicando sem qualquer tipo de negociação com o sindicato, isso causou uma enorme insatisfação aos trabalhadores e demonstrou um retrocesso aos sistemas de trabalho. Apesar do sistema financeiro ser um dos mais avançados e modernos, trata seus trabalhadores e representantes de forma arcaica e desrespeitosa”, destaca Ana Stela Alves de Lima, presidente do Sindicato dos Bancários de Campinas e representante da Feeb na COE Santander.

Saiba mais, aqui.

Notícias Relacionadas

Negociação entre COE e Santander sobre renovação e ampliação do acordo aditivo

Representantes dos trabalhadores do Santander (COE) e a direção do banco estiveram reunidos nesta sexta-feira (26/07) para mais uma mesa de negociação no âmbito da Campanha Nacional. O representante do banco, Marcelo Souto, trouxe o retorno de questionamentos feitos na rodada anterior, mas as informações não foram completas, especialmente quanto ao número de trabalhadores bancários. “Ele […]

Leia mais

Negociações Caixa: Empregados exigem fim da cobrança abusiva de metas

Políticas de saúde do banco precisam ser efetivas para a melhoria do ambiente de trabalho A Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa Econômica Federal se reuniu, nesta sexta-feira (26) com o banco para tratar sobre os diversos problemas do dia a dia que afetam a saúde do trabalhador. Entre as considerações feitas pela CEE […]

Leia mais

Direitos dos incorporados, saúde mental e complementação salarial são tema abordados em mesa de negociação do BB

Saúde e condições de trabalho foram os temas centrais da quinta mesa de negociação específica para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do Banco do Brasil, dentro da Campanha Nacional A primeira reivindicação dos dirigentes sindicais, debatida com a direção do Banco do Brasil nessa sexta-feira (26/07), em São Paulo, foi a situação […]

Leia mais

Sindicatos filiados