Inserção da mulher no mercado de trabalho – Veja da Pesquisa de Emprego e Desemprego, do DIEESE

08.03.2017

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – DIEESE, juntamente com a Fundação Seade apresentou na última terça-feira (07), a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), edição especial do Dia Internacional da Mulher, que apresenta dados sobre sua inserção no mercado de trabalho. O estudo apresenta os resultados obtidos nas seguintes Regiões Metropolitanas: Fortaleza, […]

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – DIEESE, juntamente com a Fundação Seade apresentou na última terça-feira (07), a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), edição especial do Dia Internacional da Mulher, que apresenta dados sobre sua inserção no mercado de trabalho. O estudo apresenta os resultados obtidos nas seguintes Regiões Metropolitanas: Fortaleza, Porto Alegre, Salvador e São Paulo, região do ABC e Distrito Federal.

Confira abaixo, resumo sobre a inserção da mulher no mercado de trabalho

– PED-DF

A proporção de mulheres com 14 anos ou mais inseridas no mercado de trabalho, na situação de ocupadas ou de desempregadas aumentou de 58,2% para 59,1%, entre 2015 e 2016.

– PED-RMF

Nos quatro últimos anos, a População Economicamente Ativa (PEA) feminina da Região Metropolitana de Fortaleza praticamente não variou. Em 2016, a PEA feminina correspondeu a 45,3% da força de trabalho efetiva.

– PED-RMPA

A taxa de desemprego total das mulheres aumentou pelo segundo ano consecutivo, passando de 9,1% em 2015 para 11,2% da PEA em 2016.

– PED-RMS

Em 2016, a taxa de desemprego feminina cresceu intensamente de 20,5% para 26,0%, assim como a masculina que passou de 17,0% para 22,4%. Com esses resultados, a distância existente entre as taxas de desemprego de homens e de mulheres, apesar de ainda persistir, diminuiu.

– PED-RMSP

A taxa de participação feminina (proporção de mulheres com dez anos ou mais de idade inseridas no mercado de trabalho como ocupadas ou desempregadas) permaneceu praticamente estável entre 2015 e 2016, ao passar de 55,4% para 55,3%.

– PED-ABC

A presença feminina no mercado de trabalho na região do ABC aumentou em 2016. A taxa de participação (proporção de mulheres com dez anos de idade ou mais inseridas no mercado de trabalho, na situação de ocupadas ou de desempregadas) passou de 53,2% para 54,2%, entre 2015 e 2016.

Fonte: DIEESE

Notícias Relacionadas

Eleições Economus – Ainda dá tempo de votar!

Passamos da metade do período do pleito, que vai eleger dois membros ao conselho deliberativo e um membro ao conselho fiscal do Economus. Até esta sexta-feira (19), 28% dos eleitores haviam exercido o direito ao voto. A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB SP/MS) e seus sindicatos […]

Leia mais

Banco do Brasil aprova atualização da Tabela PIP para beneficiar trabalhadores do Previ Futuro

Mudança na Pontuação Individual do Participante permite aumento na contribuição adicional e soma mais recursos para a aposentadoria, atendendo a antiga reivindicação dos funcionários O Banco do Brasil aprovou as mudanças na Tabela PIP (Pontuação Individual do Participante), uma reivindicação antiga dos trabalhadores, que permitirá aumentar a contribuição adicional para a aposentadoria. O anúncio foi […]

Leia mais

Eleições da Funcef: votação segue até sexta-feira (19)

Participantes da ativa e assistidos dos planos de previdência podem votar até sexta-feira (19), mas a orientação é não deixar para a última hora Teve início nesta terça-feira (16), a votação para as Eleições Funcef. Participantes dos planos de previdência da Funcef podem votar para definir quem vai ocupar a diretoria de Administração e Controladoria, […]

Leia mais

Sindicatos filiados