Na noite desta segunda-feira (13), o Falaban, programa semanal realizado pelo Sindicato dos Bancários de Sorocaba e Região (Seeb Sorocaba) através do YouTube, recebeu o Luciano Fetzner, presidente do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região (SindBancários).
O programa é apresentado pelo presidente do Seeb Sorocaba, Júlio Cesar Machado. O bate-papo desta semana tratou sobre o cenário emergencial do Rio Grande do Sul após o Estado ser afetado por fortes chuvas.
De acordo com informações oficiais atualizadas pela Defesa Civil do Estado, às 18h desta 2ª feira (13.mai.2024), o número de mortos por conta das chuvas chegou a 147. Até o momento somam-se 538.245 mil pessoas desalojadas, 127 desaparecidas e 806 feridas. Ao todo, 2,1 milhões de pessoas e 450 municípios foram afetados. O Estado conta ainda com 77.405 pessoas em abrigos.
Durante a entrevista ao Falaban, Luciano explicou a atuação do sindicato neste momento de cenário devastador. De acordo com o presidente, mesmo com os recursos reduzidos, sem água e sem energia, operando apenas com a caixa d’água e um gerador, com o auxílio de voluntários, a sede do sindicato tem funcionado como cozinha solidária e produzido refeições ao longo do dia para os desabrigados. O sindicato tem contado com doações, físicas e virtuais, para dar continuidade no apoio aos afetados pelo desastre.
“Nós construímos uma campanha chamada ‘Solidariedade em Dobro’, em que todos os recursos que o sindicato recebe, o sindicato dobra e coloca em ações de ajuda. Então, temos comprado aqui, colchões, cobertores, mantimentos, contribuído com outras cozinhas solidárias, aplicado recursos em logística e compra de água.”, explica Luciano durante a live.
Com relação à situação dos bancários afetados pelas enchentes, Luciano conta que a Fenaban se sensibilizou com a situação, compôs uma mesa e instalou uma comissão emergencial que agrega os principais bancos do Rio Grande do Sul, para dialogar sobre cobrança de metas, que é algo inviável agora, sobre a dispensa de funcionários que estejam sem água/energia, que estejam com suas casas alagadas, ou com dificuldade de locomoção, entre outros temas relevantes devido ao cenário atual do Estado.
“Já a iniciativa de solidariedade vinda dos bancos, depende muito de instituição para instituição, algumas adiantaram o 13º salário, outras ofereceram ajuda para funcionários que ficaram desalojados…”, esclarece o presidente do SindBancários ao ser questionado sobre as ações dos bancos.
Ainda na transmissão ao vivo, Luciano ressaltou a importância de algumas agências bancárias, dentro das possibilidades, estarem funcionando, visto que o sistema financeiro agora é de extrema valia, já que muitas pessoas perderam cartões e não estão tendo acesso ao dinheiro eletrônico.
Além dos dirigentes sindicais de Sorocaba e região, a entrevista foi acompanhada por dirigentes de diversos sindicatos representados pela Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS). Os participantes demonstraram apoio e solidariedade às vítimas dos alagamentos. “Nós precisamos entender que enfrentar as mudanças climáticas, significa todos nós mudarmos nosso dia a dia, nossos hábitos de consumo, nosso modo de vida. É uma tarefa de toda a sociedade”, disse David Zaia, presidente Feeb SP/MS, durante a transmissão. ”Mas nesse momento é importante a solidariedade aos nossos irmãos do Rio Grande do Sul.”, pontuou David.
O presidente do Seeb Sorocaba, Júlio Cesar, encerrou o bate-papo pedindo aos telespectadores que divulguem aos colegas a ação do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e que reforcem a importância das doações via Pix para que o SindBancários possa continuar apoiando a população local.
Confirma abaixo o meio oficial disponibilizado para as doações.
Sindicato dos Bancários de Porto Alegre
Chave PIX (celular): (51) 920044245
Confira o programa completo
aqui.
Sindicato dos Bancários de Sorocaba, com edição Feeb SP/MS.