
Teve início ontem (05/12) e vai até esta sexta-feira (07/12) a 3ª Conferência Regional da Uni Américas em Montevidéu, Uruguai.
Participam da Conferência cerca de 400 delegados de vários países do continente americano, entre eles uma delegação de vários brasileiros, representando trabalhadores dos mais diversos setores do país. O diretor de imprensa da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul e Secretário para Assuntos de Finanças e Crédito da UGT, Edson Roberto dos Santos, faz parte da delegação brasileira no evento.
Logo no início dos trabalhos desta quinta-feira, os participantes da Conferência aprovaram uma nota de repúdio às demissões promovidas pelo Santander nos últimos dias no Brasil.
A nota destaca a crueldade e falta de respeito da instituição espanhola com os trabalhadores brasileiros, pois as cerca de mil demissões que ocorreram até agora foram pautadas por motivos subjetivos, atingindo principalmente funcionários com mais de vinte anos de dedicação à empresa. Notícias dão conta que o número de demissões pode chegar a cinco mil.
Apesar da filial brasileira do Santander responder por 26% do lucro global do grupo, o que se nota é que ainda impera na alta cúpula da empresa o conceito de colonialismo, com a exploração ao nível máximo dos trabalhadores do continente americano.
Leia também:
15 agências do Santander são paralisadas em Santos
Quatro agências do Santander param hoje em protesto contra demissões, em Campinas
Sindicato de Sorocaba faz mobilização amanhã contra demissões do Santander
Notícias Relacionadas
Seminário Jurídico debate contrarreforma trabalhista
Evento, que também tratou da organização do ramo financeiro, fortalece alinhamento entre entidades de base dos trabalhadores para atuação conjunta A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso (Feeb SP/MS), representada pelo secretário geral, Reginaldo Breda, participou do 3º Seminário Jurídico Nacional da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), que […]
Leia maisCaixa: Empregados se reúnem com o banco
Pauta trata de questões específicas dos tesoureiros, caixas e avaliadores de penhor As questões que envolvem os empregados da Caixa Econômica Federal que atuam especificamente nas funções de caixa, tesoureiro e avaliadores de penhor estão sendo debatidas nesta quinta-feira (30) pelo Grupo de Trabalho formado por representantes dos trabalhadores e do banco. “É preciso melhorar […]
Leia maisItaú: Uso indevido do plano de saúde leva a demissões
O banco anunciou a demissão de 80 funcionários pelo mau uso da solicitação de reembolso de consultas e procedimentos O Itaú demitiu 80 funcionários que, segundo o banco, teriam usado o plano de saúde de forma indevida. O banco relatou má conduta dos trabalhadores no pedido de reembolso de consultas e procedimentos. De acordo com […]
Leia mais