8 de março – Dia Internacional da Mulher

03.12.2020

Hoje, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, nossa Federação não podia deixar de prestar essa homenagem àquelas que, ao longo dos anos, protagonizaram importantes ações na luta pela igualdade de gêneros e participação plena do sexo feminino em todos os movimentos sociais, políticos e econômicos. São lutas diárias por melhorias na qualidade de vida […]

Wordle: UntitledHoje, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, nossa Federação não podia deixar de prestar essa homenagem àquelas que, ao longo dos anos, protagonizaram importantes ações na luta pela igualdade de gêneros e participação plena do sexo feminino em todos os movimentos sociais, políticos e econômicos.

São lutas diárias por melhorias na qualidade de vida e de trabalho. Espaço no mercado, remuneração igual, fim da discriminação por sexo.

Muitas conquistas. Mas ainda, uma nítida necessidade de evolução.

Na terça-feira, 6, o Senado aprovou projeto de lei que multa as empresas que pagarem às mulheres salários inferiores aos dos homens quando ocupam os mesmos cargos. O projeto estipula que a funcionária prejudicada receba o pagamento de cinco vezes a diferença entre as remunerações durante o período de contratação. Aprovada em caráter terminativo pela Comissão de Direitos Humanos – CDH, a proposta irá direto à sanção da presidente Dilma Rousseff.

Esse projeto de lei é mais um importante passo na luta pela igualdade entre homens e mulheres. Desde 1980, a presença da mulher no mercado de trabalho aumentou consideravelmente, no entanto, a maioria continua a exercer funções domésticas e a participação feminina em cargos de chefia, por exemplo, ainda é muito pequena.

A data é, pois, muito mais do que um dia reservado às comemorações. É momento para pensarmos e discutirmos o papel da mulher na sociedade atual, a fim de que um dia possamos dar fim ao preconceito e desvalorização da mulher e conquistarmos de fato uma sociedade justa e igualitária.

Há poucos dias, comemoramos os 80 anos do voto feminino no Brasil. Importante conquista das mulheres brasileiras. Também foi recentemente que Brasil elegeu a sua primeira presidenta.

A presença feminina na Federação

Nos dias 1 e 2 de março, a Federação promoveu o V Congresso Interestadual e contou a participação de 32 delegadas dos 23 sindicatos filiados. É com muita alegria que celebramos a participação dessas guerreiras em nossa base e temos orgulho de contar com as companheiras Maria de Lourdes de Oliveira (Esportes e Cultura) e Simone de Andrade Gerosa (Formação Sindical) em nossa Diretoria Executiva.

Maricélia Franco, redação Feeb-SPMS


 

Notícias Relacionadas

Dirigentes da base da Feeb-SP/MS recebem segundo módulo do curso de formação da Contraf-CUT

Programa trata da estruturação histórica das organizações sindicais e da luta dos trabalhadores O Curso de Formação Sindical para Dirigentes, da Secretaria de Formação da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), estreia o seu segundo módulo nesta sexta-feira (17) e no sábado (18) para as bases da Federação dos Bancários de São Paulo […]

Leia mais

Bancários se preparam para Conferência Nacional da categoria

Consulta aos trabalhadores nas bases sindicais de todo o país e conferências estaduais e regionais servirão de subsídio para os debates nacionais que levarão à construção da pauta de reivindicações e da estratégia da Campanha Nacional 2024 Bancárias e bancários de todo o país se reúnem, em São Paulo, entre os dias 4 e 9 […]

Leia mais

Lucro da Caixa cresceu 49% no 1º trimestre de 2024

Com 1,56 milhão de novos clientes e 168 empregados a menos no quadro de pessoal, aumenta também a sobrecarga A Caixa Econômica Federal anunciou na noite de quarta-feira (15) um lucro líquido recorrente de R$ 2,88 bilhões no primeiro trimestre de 2024, alta de 49,1% em comparação ao mesmo período de 2023 e de 0,5% em relação […]

Leia mais

Sindicatos filiados