8 de março – Dia Internacional da Mulher

03.12.2020

Hoje, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, nossa Federação não podia deixar de prestar essa homenagem àquelas que, ao longo dos anos, protagonizaram importantes ações na luta pela igualdade de gêneros e participação plena do sexo feminino em todos os movimentos sociais, políticos e econômicos. São lutas diárias por melhorias na qualidade de vida […]

Wordle: UntitledHoje, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, nossa Federação não podia deixar de prestar essa homenagem àquelas que, ao longo dos anos, protagonizaram importantes ações na luta pela igualdade de gêneros e participação plena do sexo feminino em todos os movimentos sociais, políticos e econômicos.

São lutas diárias por melhorias na qualidade de vida e de trabalho. Espaço no mercado, remuneração igual, fim da discriminação por sexo.

Muitas conquistas. Mas ainda, uma nítida necessidade de evolução.

Na terça-feira, 6, o Senado aprovou projeto de lei que multa as empresas que pagarem às mulheres salários inferiores aos dos homens quando ocupam os mesmos cargos. O projeto estipula que a funcionária prejudicada receba o pagamento de cinco vezes a diferença entre as remunerações durante o período de contratação. Aprovada em caráter terminativo pela Comissão de Direitos Humanos – CDH, a proposta irá direto à sanção da presidente Dilma Rousseff.

Esse projeto de lei é mais um importante passo na luta pela igualdade entre homens e mulheres. Desde 1980, a presença da mulher no mercado de trabalho aumentou consideravelmente, no entanto, a maioria continua a exercer funções domésticas e a participação feminina em cargos de chefia, por exemplo, ainda é muito pequena.

A data é, pois, muito mais do que um dia reservado às comemorações. É momento para pensarmos e discutirmos o papel da mulher na sociedade atual, a fim de que um dia possamos dar fim ao preconceito e desvalorização da mulher e conquistarmos de fato uma sociedade justa e igualitária.

Há poucos dias, comemoramos os 80 anos do voto feminino no Brasil. Importante conquista das mulheres brasileiras. Também foi recentemente que Brasil elegeu a sua primeira presidenta.

A presença feminina na Federação

Nos dias 1 e 2 de março, a Federação promoveu o V Congresso Interestadual e contou a participação de 32 delegadas dos 23 sindicatos filiados. É com muita alegria que celebramos a participação dessas guerreiras em nossa base e temos orgulho de contar com as companheiras Maria de Lourdes de Oliveira (Esportes e Cultura) e Simone de Andrade Gerosa (Formação Sindical) em nossa Diretoria Executiva.

Maricélia Franco, redação Feeb-SPMS


 

Notícias Relacionadas

Campanha Nacional: Combate ao Assédio Moral volta a ser negociado com Federação Nacional dos Bancos (Fenaban)

Bancos negam que causa de adoecimento está relacionada à cobrança de metas O Comando Nacional dos Bancários se reuniu com a Federação Nacional dos Bancos nesta segunda-feira (15), para mais uma negociação. O combate ao assédio moral foi novamente tema do debate. Apesar de mais uma vez os bancos negarem que a causa do adoecimento […]

Leia mais

CEBB negocia com o banco cláusulas econômicas e representação sindical

Ao término da negociação, bancários leram manifesto pela democracia Bancários do Banco do Brasil se reuniram nesta sexta-feira (12) com o banco para mais uma negociação da Campanha Nacional dos Bancários 2022, que tem por objetivo a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) específico dos trabalhadores do Banco do Brasil e do aditivo à […]

Leia mais

Federação dos Bancários orienta Sindicatos para realização de lives na próxima semana

Objetivo é promover o dialogo com a categoria e fortalecer pautas de luta na Campanha Nacional Conforme orientação do Comando Nacional, todo o movimento sindical deve dialogar com a categoria na próxima semana. A Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul, reforça o pedido para os seus 23 sindicatos filiados, para […]

Leia mais

Sindicatos filiados