8 de março – Dia Internacional da Mulher

03.12.2020

Hoje, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, nossa Federação não podia deixar de prestar essa homenagem àquelas que, ao longo dos anos, protagonizaram importantes ações na luta pela igualdade de gêneros e participação plena do sexo feminino em todos os movimentos sociais, políticos e econômicos. São lutas diárias por melhorias na qualidade de vida […]

Wordle: UntitledHoje, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, nossa Federação não podia deixar de prestar essa homenagem àquelas que, ao longo dos anos, protagonizaram importantes ações na luta pela igualdade de gêneros e participação plena do sexo feminino em todos os movimentos sociais, políticos e econômicos.

São lutas diárias por melhorias na qualidade de vida e de trabalho. Espaço no mercado, remuneração igual, fim da discriminação por sexo.

Muitas conquistas. Mas ainda, uma nítida necessidade de evolução.

Na terça-feira, 6, o Senado aprovou projeto de lei que multa as empresas que pagarem às mulheres salários inferiores aos dos homens quando ocupam os mesmos cargos. O projeto estipula que a funcionária prejudicada receba o pagamento de cinco vezes a diferença entre as remunerações durante o período de contratação. Aprovada em caráter terminativo pela Comissão de Direitos Humanos – CDH, a proposta irá direto à sanção da presidente Dilma Rousseff.

Esse projeto de lei é mais um importante passo na luta pela igualdade entre homens e mulheres. Desde 1980, a presença da mulher no mercado de trabalho aumentou consideravelmente, no entanto, a maioria continua a exercer funções domésticas e a participação feminina em cargos de chefia, por exemplo, ainda é muito pequena.

A data é, pois, muito mais do que um dia reservado às comemorações. É momento para pensarmos e discutirmos o papel da mulher na sociedade atual, a fim de que um dia possamos dar fim ao preconceito e desvalorização da mulher e conquistarmos de fato uma sociedade justa e igualitária.

Há poucos dias, comemoramos os 80 anos do voto feminino no Brasil. Importante conquista das mulheres brasileiras. Também foi recentemente que Brasil elegeu a sua primeira presidenta.

A presença feminina na Federação

Nos dias 1 e 2 de março, a Federação promoveu o V Congresso Interestadual e contou a participação de 32 delegadas dos 23 sindicatos filiados. É com muita alegria que celebramos a participação dessas guerreiras em nossa base e temos orgulho de contar com as companheiras Maria de Lourdes de Oliveira (Esportes e Cultura) e Simone de Andrade Gerosa (Formação Sindical) em nossa Diretoria Executiva.

Maricélia Franco, redação Feeb-SPMS


 

Notícias Relacionadas

Banco do Brasil aprova atualização da Tabela PIP para beneficiar trabalhadores do Previ Futuro

Mudança na Pontuação Individual do Participante permite aumento na contribuição adicional e soma mais recursos para a aposentadoria, atendendo a antiga reivindicação dos funcionários O Banco do Brasil aprovou as mudanças na Tabela PIP (Pontuação Individual do Participante), uma reivindicação antiga dos trabalhadores, que permitirá aumentar a contribuição adicional para a aposentadoria. O anúncio foi […]

Leia mais

Eleições da Funcef: votação segue até sexta-feira (19)

Participantes da ativa e assistidos dos planos de previdência podem votar até sexta-feira (19), mas a orientação é não deixar para a última hora Teve início nesta terça-feira (16), a votação para as Eleições Funcef. Participantes dos planos de previdência da Funcef podem votar para definir quem vai ocupar a diretoria de Administração e Controladoria, […]

Leia mais

Feeb SP/MS dá posse para nova Diretoria

                Diretoria eleita assume quadriênio 2024/2028 A Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) empossou a nova diretoria da entidade, eleita durante o VIII Congresso Interestadual, realizado em março, em São Paulo. A posse foi oficializada no dia 08 […]

Leia mais

Sindicatos filiados