Ação do Sindicato faz gestora do Itaú ser transferida por prática de assédio moral

13.05.2014

Uma ação do SINDBAN (Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região), realizada na manhã desta segunda-feira, 12, rendeu a transferência da gestora do Itaú Personnalitté, acusada de praticar assédio moral. O “Dia do Ridículo” aconteceu em frente à agência do Itaú Personnalité, localizada no Centro de Piracicaba, e retardou a abertura ao público por cerca […]

Uma ação do SINDBAN (Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região), realizada na manhã desta segunda-feira, 12, rendeu a transferência da gestora do Itaú Personnalitté, acusada de praticar assédio moral. O “Dia do Ridículo” aconteceu em frente à agência do Itaú Personnalité, localizada no Centro de Piracicaba, e retardou a abertura ao público por cerca de 30 minutos.

O manifesto foi organizado após o Sindicato receber várias denúncias de assédio moral praticado pela gestora da agência, culminando no adoecimento de funcionários e até o afastamento de uma bancária. Após a série de denúncias, a Comissão de Relações Trabalhistas do SINDBAN foi até a gerente propor mudanças comportamentais de cobranças de metas para com sua equipe de trabalho, porém a gestora reafirmou aos diretores que pretendia manter o seu comportamento e que atribuía à ação do Sindicato o adjetivo de ridícula.

Como resposta a atitude da gestora, o Sindicato organizou o manifesto intitulado o “Dia do Ridículo”, se mostrando contrário a sua gestão e exigindo uma atitude da direção do banco. “Tentamos sensibilizar a gerente para os seres humanos maravilhosos que aqui trabalham e que esperam dela respeito, compreensão e companheirismo. Os bancários almejam de sua gestora atitudes que valorizem o potencial que cada um tem e que levou o Banco Itaú a escolhê-los para seu quadro de funcionários dentre milhares de interessados, e motivá-los para que pudessem gerar o melhor resultado possível para a sua empresa”, afirmou.

Paiva acrescentou que um banco como o Itaú, que lucra R$ 48 milhões por dia, não pode exigir dos gestores que cobrem metas e resultados usando a prática do assédio moral. “Esses bancários estão adoecendo, perdendo a motivação para trabalhar e nós, como Sindicato, não podemos aceitar. Não tem clima mais para trabalhar, então o nosso pedido ao banco não poderia ser outro: queremos a transferência da gerente”, afirmou o presidente do SINDBAN, José Antonio Fernandes Paiva.

Após meia hora do início do ato, a responsável pelo Departamento de Relações Sindicais do Banco Itaú entrou em contato com Paiva, solicitando que a agência não fosse fechada por todo o dia, afirmando que a gestora seria transferida da agência no mês de junho. “O que tem que ficar claro aqui é que não somos contra a gestora, mas contra sua atitude, sua forma de cobrar os seus funcionários, sem respeito e compreensão, além de ter desrespeitado a atuação do Sindicato. Portanto, hoje estamos aqui lutando pela qualidade de vida dos funcionários desta agência e é uma vitória saber que o banco entendeu isso, aceitando a transferência da gerente”, enfatizou.

DIA DO RIDÍCULO – Durante o manifesto, dirigentes sindicais explicaram o que é o assédio moral, como prevenir e combatê-lo, solicitando ajuda do Sindicato. Também foram repassados aos funcionários da agência, que permaneceram durante todo o manifesto no local, vídeos sobre o tema e dados sobre o banco (lucro, demissões e índice de assédio moral).

Foram entregues ainda uma cartilha sobre o Assédio Moral, acompanhada de um Kit Anti-stress (com frutas oleaginosas) e a Carta Aberta à população, assinada pelo presidente do Sindicato. Vários clientes que estavam no local também receberam a Carta e se mostraram solidários aos bancários e favoráveis a atuação do Sindicato.

Michelle Bottin – Sindicato de Piracicaba 

Notícias Relacionadas

Eleições Economus – Ainda dá tempo de votar!

Passamos da metade do período do pleito, que vai eleger dois membros ao conselho deliberativo e um membro ao conselho fiscal do Economus. Até esta sexta-feira (19), 28% dos eleitores haviam exercido o direito ao voto. A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB SP/MS) e seus sindicatos […]

Leia mais

Banco do Brasil aprova atualização da Tabela PIP para beneficiar trabalhadores do Previ Futuro

Mudança na Pontuação Individual do Participante permite aumento na contribuição adicional e soma mais recursos para a aposentadoria, atendendo a antiga reivindicação dos funcionários O Banco do Brasil aprovou as mudanças na Tabela PIP (Pontuação Individual do Participante), uma reivindicação antiga dos trabalhadores, que permitirá aumentar a contribuição adicional para a aposentadoria. O anúncio foi […]

Leia mais

Eleições da Funcef: votação segue até sexta-feira (19)

Participantes da ativa e assistidos dos planos de previdência podem votar até sexta-feira (19), mas a orientação é não deixar para a última hora Teve início nesta terça-feira (16), a votação para as Eleições Funcef. Participantes dos planos de previdência da Funcef podem votar para definir quem vai ocupar a diretoria de Administração e Controladoria, […]

Leia mais

Sindicatos filiados