Agências da Caixa atendem reivindicação do Comando Nacional e reduz funcionamento

23.03.2020

Após reivindicação do Comando Nacional agências da Caixa ficarão fechadas e só atenderão os serviços essenciais. A medida foi anunciada ontem, 22, e entrou em prática nesta segunda-feira. O objetivo é conter a pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19) no país, para isso as agência bancarias da Caixa passaram a funcionar nesta semana com somente […]

Após reivindicação do Comando Nacional agências da Caixa ficarão fechadas e só atenderão os serviços essenciais. A medida foi anunciada ontem, 22, e entrou em prática nesta segunda-feira. O objetivo é conter a pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19) no país, para isso as agência bancarias da Caixa passaram a funcionar nesta semana com somente 30% dos quadros dos funcionários, ainda assim, estes terão uma escala semanal, o que reduz ainda mais os serviços bancários presenciais. Para isso, as agências fecharão suas portas para o atendimento ao público e focarão em uma atuação no funcionamento da sala de autoatendimento, com abastecimento de numerário e processamento de depósitos.

Com relação ao atendimento presencial no interior das agências, os serviços so serão executados em situações de saque de INSS/seguro desemprego/seguro defeso/abono salarial/FGTS para quem não possui cartão e senha, ou aqueles que tenham que efetuar o desbloqueio de cartão e senha da conta.

As agências iniciarão o expediente com uma hora de antecedência para atender os clientes do grupo de risco que precisem realizar os serviços necessários à sobrevivência da população, considerados essenciais conforme previsão do decreto 10.282/2020.

A Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, tem se reunido constantemente com o Comando Nacional para reforçar reivindicações junto à Fenaban e ao Banco Central. “Hoje participamos de mais uma reunião na qual novas reivindicações foram feitas a fim de encontrar um ponto de equilíbrio entre os bancos, de modo que operem da forma mais adequada causando o menor descompasso possível aos funcionários e clientes”, comenta o secretário geral da Feeb, Reginaldo Lourenço Breda.

Pedido do movimento sindical

Na sexta-feira (20), o Comando Nacional dos Bancários havia mandado um ofício ao banco reivindicando medidas que acabassem com as aglomerações no banco, a fim de resguardar a segurança e a saúde dos empregados, clientes e usuários.

Nesta segunda-feira, novamente a Feeb se reuniu com o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) por videoconferência, para tratar sobre as atividades da categoria nos estabelecimentos bancários e as medidas a serem tomadas diante da pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19).

“A comissão Executiva dos Empregados vem cobrando responsabilidade da direção da Caixa com a saúde dos empregados e usuários desde os primeiros casos da doença no Brasil. Na semana passada foram diversos casos de suspeita e alterações nos procedimentos após reivindicações dos empregados. Hoje a direção da Caixa finalmente anuncia protocolo de forma mais responsável e evita que os empregados precisem ir aos hospitais para buscar atestado, aceitando autodeclaração de sintoma para afastamento e, por seus vice-presidentes, garantiu que a Caixa vai atender só serviços essenciais”, disse o coordenador da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa, Dionísio Reis.

Home office

Em seu anúncio o banco informou que 70% dos empregados de agências serão liberados para trabalharem home office. O banco vai disponibilizar um sistema para permitir que os empregados realizem o atendimento via WhatsApp das demais atividades operacionais das agências.

Entre estes estão todas gestantes e lactantes, adultos com mais de 60 anos, portadores de doenças cardiovasculares, como hipertensão; diabetes; tratamento de câncer e pessoas com deficiência ficarão em casa.

Os 30% dos empregados restantes trabalharão em regime de escala semanal. Cabendo ao gerente geral, juntamente com os empregados, a definição.

Medidas de segurança

O banco informou ainda que fez uma aquisição emergencial de álcool gel para as agências que não estão conseguindo adquirir o produto localmente e que antecipará a campanha de vacinação contra gripe de julho para o início de abril.

 

Notícias Relacionadas

Trabalhadores cobram reunião com BB para debater salários e metas

Movimento sindical bancário cobra resoluções sobre defasagens nas remunerações e no modelo de plano de funções, para eliminar distorções salariais e garantir melhores condições de trabalho A notícia divulgada pelo portal Uol de que “BB quer aumentar salário da Presidente para R$ 117 mil; 57% de reajuste”, repercutiu negativamente entre as trabalhadoras e trabalhadores do […]

Leia mais

Consulta Nacional: Bancários de todo o país podem contribuir com a construção de pautas para a Campanha Nacional

Respostas serão compiladas e somadas às resoluções das conferências estaduais e regionais A Consulta Nacional já está disponível e pode ser respondida por bancárias e bancários de todo o país, filiados ou não aos sindicatos. O objetivo é que a participação contribua com a construção de pautas para as reivindicações da Campanha Nacional deste ano. […]

Leia mais

Eleições Economus – Ainda dá tempo de votar!

Passamos da metade do período do pleito, que vai eleger dois membros ao conselho deliberativo e um membro ao conselho fiscal do Economus. Até esta sexta-feira (19), 28% dos eleitores haviam exercido o direito ao voto. A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB SP/MS) e seus sindicatos […]

Leia mais

Sindicatos filiados