Após ações contra o BB, justiça restabelece pagamento da gratificação de caixa

19.02.2021

Retirada de gratificação fazia parte do plano de reestruturação do BB O juiz Antonio Umberto de Souza Junior, da 6ª Vara do Trabalho de Brasília, concedeu ontem (18) liminar que restabelece o pagamento da gratificação de caixa no Banco do Brasil, em ação ingressada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). Fonte: Agência […]

Retirada de gratificação fazia parte do plano de reestruturação do BB

O juiz Antonio Umberto de Souza Junior, da 6ª Vara do Trabalho de Brasília, concedeu ontem (18) liminar que restabelece o pagamento da gratificação de caixa no Banco do Brasil, em ação ingressada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).


Fonte: Agência Brasil 

A gratificação tinha sido extinta pelo recente plano de reestruturação e foi colocada em prática no último dia 10 de fevereiro, quando o Banco negou reivindicações e retirou funções dos caixas.

“O Banco teve a oportunidade de negociar conosco temas da reestruturação como a questão dos caixas e negou as reivindicações.. Diante desse contexto, as ações judiciais foram adotadas para fazer esse enfrentamento”, pontua o presidente da Feeb, Jeferson Boava.

Decisão
Com abrangência nacional, a liminar determina que o BB suspenda a “implementação do novo modelo de atuação, designação e remuneração dos caixas executivos”. A decisão determina, ainda, que os caixas executivos devem ser mantidos em atividade em 11 de janeiro deste ano (data em que o banco anunciou o plano de reestruturação) em seus cargos, com garantia de pagamento da gratificação, até o julgamento final da ação. Caso a folha de pagamento referente ao mês de fevereiro já tenha sido fechada, o BB deve emitir a folha suplementar. O banco pode recorrer.

Ações Feeb SP/MS
A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) ingressou neste mês com três ações contra o banco, reforçando assim, a luta da categoria contra as decisões que prejudicam bancários e bancárias de todo o país.

Dentre as ações ingressadas pela LBS Advogados estão:
Ação de incorporação da gratificação de função dos descomissionados; Ação de vedação das remoções compulsórias para outra praça: e Ação de manutenção do plano plus aos egressos do bcn, contribuindo integralmente (parte empregado e empregador).

“Seguimos a estratégia nacional e entramos com as ações junto com demais entidades e a Comissão de Empresas dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB), hoje temos uma grande vitória com a decisão da ação da Contraf”, ressalta Boava.

Discussão
Na próxima segunda-feira (22) a Feeb se reúne com o Comando Nacional e demais representantes do Banco do Brasil e levará o conteúdo demandado na plenária da última quarta-feira (17) para discussão nacional.

 

Notícias Relacionadas

Trabalhadores cobram fim do teto e reafirmam custeio 70/30 no Saúde Caixa

Representantes criticam impacto do modelo atual sobre aposentados e reivindicam reajuste zero na contribuição Na rodada de negociação realizada nesta terça-feira (15), os representantes dos trabalhadores da Caixa Econômica Federal defenderam o fim do teto de 6,5% da folha de pagamento para o custeio do Saúde Caixa. A medida é considerada fundamental para garantir o […]

Leia mais

Negociação com o BB: proposta de custeio da Cassi é considerada inviável pelas entidades

Nesta sexta-feira, 11/07, a comissão de negociação formada por entidades de representação dos funcionários se reuniu na sede da ANABB em preparação para a rodada de negociação agendada para a tarde do mesmo dia. No período da tarde ocorreu reunião com a representação do Banco do Brasil, ocasião em que foi apresentada uma proposta pelo […]

Leia mais

Pejotização e vínculo de emprego: O risco da suspensão em massa

Migalhas A suspensão das ações sobre pejotização ignora fraudes, paralisa direitos e ameaça a Justiça do Trabalho. Entenda os riscos de tratar relações desiguais como se fossem iguais. A recente decisão do STF, que suspendeu nacionalmente todos os processos judiciais sobre a licitude da contratação de trabalhadores por meio de pessoa jurídica ou como autônomos […]

Leia mais

Sindicatos filiados