Após sequestro, Sindicato de Jaú decreta greve em agência bancária

18.02.2014

Renan Rossi  Após o sequestro envolvendo familiares de gerentes de banco em Bocaina, o Sindicato dos Bancários de Jaú e Região decretou greve por tempo indeterminado na agência do Banco Santander, no centro da cidade. A paralisação teve início nesta segunda-feira, 17, e deve seguir até que o banco tome providências em relação à proteção […]

Renan Rossi 

Após o sequestro envolvendo familiares de gerentes de banco em Bocaina, o Sindicato dos Bancários de Jaú e Região decretou greve por tempo indeterminado na agência do Banco Santander, no centro da cidade. A paralisação teve início nesta segunda-feira, 17, e deve seguir até que o banco tome providências em relação à proteção das vítimas e funcionários.

Além do vice-presidente do sindicato, Celso Correa, outros seis diretores estiveram durante todo o dia em frente à agência para orientar os moradores sobre o fechamento do banco. De acordo com Antonio Roberto Santiago, um dos diretores, o banco chegou a prometer que regularizaria a situação, mas não houve resposta até esta segunda-feira.

“Houve promessa de regularização e até o momento o banco não tomou providências. O sindicato e sua diretoria tomaram providências com o fechamento da agência em proteção aos funcionários envolvidos no sequestro. Se o banco não tomar providências, a agência ficará fechada por tempo indeterminado”, explica Santiago.

O diretor também afirma que, além das dez pessoas envolvidas no sequestro, ocorrido no último dia 6 de fevereiro, os funcionários da agência também ficaram abalados com a situação e demonstram indícios de trauma. A reivindicação é para que o banco ofereça suporte médico às vítimas e funcionários, com exames e consultas de psicólogos, além da oferta de mais segurança.

Outro fator que gerou a intervenção do sindicato foi a não abertura, por parte do banco, da Comunicação de Acidentes de Trabalho (CAT), procedimento feito em todos os casos de tentativa de assalto ou demais crimes envolvendo agências bancárias. Segundo Santiago, os contatos vêm sendo feitos com a administração do banco desde o dia 10 de fevereiro, sem resposta.

Diretores do Sindicato dos Bancários de Jaú e Região estiveram na cidade para orientar os moradores

“Espero que os clientes entendam que é um amparo aos funcionários. O sindicato pede desculpas à população de Bocaina por tomar essa atitude, mas estamos pensando nas pessoas em primeiro lugar”, afirma o diretor.

Reuniões com os gerentes da agência também serão realizadas ao longo da semana para discutir a situação. O objetivo é resolver o problema o quanto antes para que não seja necessária a paralisação em outros bancos.

Notícias Relacionadas

Negociação entre COE e Santander sobre renovação e ampliação do acordo aditivo

Representantes dos trabalhadores do Santander (COE) e a direção do banco estiveram reunidos nesta sexta-feira (26/07) para mais uma mesa de negociação no âmbito da Campanha Nacional. O representante do banco, Marcelo Souto, trouxe o retorno de questionamentos feitos na rodada anterior, mas as informações não foram completas, especialmente quanto ao número de trabalhadores bancários. “Ele […]

Leia mais

Negociações Caixa: Empregados exigem fim da cobrança abusiva de metas

Políticas de saúde do banco precisam ser efetivas para a melhoria do ambiente de trabalho A Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa Econômica Federal se reuniu, nesta sexta-feira (26) com o banco para tratar sobre os diversos problemas do dia a dia que afetam a saúde do trabalhador. Entre as considerações feitas pela CEE […]

Leia mais

Direitos dos incorporados, saúde mental e complementação salarial são tema abordados em mesa de negociação do BB

Saúde e condições de trabalho foram os temas centrais da quinta mesa de negociação específica para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do Banco do Brasil, dentro da Campanha Nacional A primeira reivindicação dos dirigentes sindicais, debatida com a direção do Banco do Brasil nessa sexta-feira (26/07), em São Paulo, foi a situação […]

Leia mais

Sindicatos filiados