
Reivindicação de novas contratações é uma das lutas do movimento sindical para redução de sobrecarga de trabalho
A Caixa Econômica Federal comunicou ao movimento sindical e à Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), na noite desta terça-feira (23), que vai contratar 800 aprovados no concurso de 2014.
A reivindicação por mais contratações faz parte de uma das principais lutas do movimento sindical para a redução da sobrecarga de trabalho e do adoecimento dos trabalhadores.
Na última sexta-feira (19), representantes dos trabalhadores se reuniram em Brasília para mais uma negociação com a Caixa e o pedido foi uma reiterado. Para o movimento sindical, um quadro de trabalho maior possibilita um melhor atendimento à população e a redução de problemas de saúde dos empregados.
De acordo com o último balanço divulgado pela Caixa, o banco encerrou o 1º trimestre de 2023 com 86.741 empregados, 109 a menos em um ano. Além da queda no número de trabalhadores, houve aumento de aproximadamente cinco milhões de novos clientes no período. O número representa o atendimento de 1.744 clientes por empregado.
“Recebemos com bons olhos a notícia e certamente a nova contratação vai aliviar a sobrecarga de trabalho e possibilitar um melhor atendimento à população, mas o número ainda é insuficiente para a reposição do quadro. Continuaremos com a reivindicação ativa durante as negociações”, comenta Carlos Augusto Pipoca, representante da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Em 2014, quando o concurso foi realizado, a Caixa contava com 101.484 empregados. Considerando os números do balanço do primeiro trimestre de 2023, são 14.743 postos de trabalho a menos.
Informações: Contraf Cut e Fenae, com edição Feeb SP/MS
Notícias Relacionadas
Itaú: Feeb SP/MS participa de manifestações contra o Assédio, Adoecimento e Demissões
Nesta quinta-feira (07), agências do Itaú em todo o país foram palco de manifestações realizadas por sindicatos dos bancários. O Objetivo foi levar ao conhecimento público as demissões em massa, fechamento de agências e cobranças abusivas de metas realizadas pelo Itaú. Reginaldo Breda, secretário geral da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e […]
Leia maisAprovado Aditivo ao Acordo Coletivo de Trabalho do Saúde Caixa com Maioria dos Votos dos Sindicatos
Empregados ativos, aposentados e pensionistas titulares do Saúde Caixa tiveram uma decisão importante na última terça-feira (5), em assembleias organizadas por sindicatos bancários de todo o Brasil. O aditivo ao Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do plano de saúde foi aprovado por 73,6% dos sindicatos que participaram. No cômputo geral, 51,6% dos votantes se posicionaram […]
Leia maisBB: Justiça confirma liminar que impede extinção e mantém pagamento da função de caixa
Vitória do movimento sindical: Justiça avalia como ilegal alteração na forma de remuneração dos caixas A juíza Audrey Choucair Vaz, da 16ª Vara do Trabalho de Brasília, confirmou a liminar que impede o Banco do Brasil de extinguir a função de caixa. A decisão mantém o pagamento de gratificação e sua incorporação aos salários para […]
Leia mais