Aprovados em concurso de 2014 serão contratados pela Caixa

24.05.2023

Reivindicação de novas contratações é uma das lutas do movimento sindical para redução de sobrecarga de trabalho A Caixa Econômica Federal comunicou ao movimento sindical e à Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), na noite desta terça-feira (23), que vai contratar 800 aprovados no concurso de 2014. A reivindicação por mais contratações […]

Reivindicação de novas contratações é uma das lutas do movimento sindical para redução de sobrecarga de trabalho

A Caixa Econômica Federal comunicou ao movimento sindical e à Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), na noite desta terça-feira (23), que vai contratar 800 aprovados no concurso de 2014.

A reivindicação por mais contratações faz parte de uma das principais lutas do movimento sindical para a redução da sobrecarga de trabalho e do adoecimento dos trabalhadores.

Na última sexta-feira (19), representantes dos trabalhadores se reuniram em Brasília para mais uma negociação com a Caixa e o pedido foi uma reiterado. Para o movimento sindical, um quadro de trabalho maior possibilita um melhor atendimento à população e a redução de problemas de saúde dos empregados.

De acordo com o último balanço divulgado pela Caixa, o banco encerrou o 1º trimestre de 2023 com 86.741 empregados, 109 a menos em um ano. Além da queda no número de trabalhadores, houve aumento de aproximadamente cinco milhões de novos clientes no período. O número representa o atendimento de 1.744 clientes por empregado.

“Recebemos com bons olhos a notícia e certamente a nova contratação vai aliviar a sobrecarga de trabalho e possibilitar um melhor atendimento à população, mas o número ainda é insuficiente para a reposição do quadro. Continuaremos com a reivindicação ativa durante as negociações”, comenta Carlos Augusto Pipoca, representante da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Em 2014, quando o concurso foi realizado, a Caixa contava com 101.484 empregados. Considerando os números do balanço do primeiro trimestre de 2023, são 14.743 postos de trabalho a menos.

Informações: Contraf Cut e Fenae, com edição Feeb SP/MS

 

Notícias Relacionadas

Trabalhadores cobram reunião com BB para debater salários e metas

Movimento sindical bancário cobra resoluções sobre defasagens nas remunerações e no modelo de plano de funções, para eliminar distorções salariais e garantir melhores condições de trabalho A notícia divulgada pelo portal Uol de que “BB quer aumentar salário da Presidente para R$ 117 mil; 57% de reajuste”, repercutiu negativamente entre as trabalhadoras e trabalhadores do […]

Leia mais

Consulta Nacional: Bancários de todo o país podem contribuir com a construção de pautas para a Campanha Nacional

Respostas serão compiladas e somadas às resoluções das conferências estaduais e regionais A Consulta Nacional já está disponível e pode ser respondida por bancárias e bancários de todo o país, filiados ou não aos sindicatos. O objetivo é que a participação contribua com a construção de pautas para as reivindicações da Campanha Nacional deste ano. […]

Leia mais

Eleições Economus – Ainda dá tempo de votar!

Passamos da metade do período do pleito, que vai eleger dois membros ao conselho deliberativo e um membro ao conselho fiscal do Economus. Até esta sexta-feira (19), 28% dos eleitores haviam exercido o direito ao voto. A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB SP/MS) e seus sindicatos […]

Leia mais

Sindicatos filiados