Assembleia do Banesprev dia 28 de janeiro: porque é importante participar

09.01.2017

No próximo dia 28 de janeiro (sábado), haverá assembleia do BANESPREV para aprovação do plano de custeio do plano II e reforma estatutária. Essa pauta é de grande importância, uma vez que, no caso do primeiro item, será apresentado o estudo da contribuição de assistidos, proposto pelos representantes da FEEB-SP/MS, em conjunto com outras correntes […]


No próximo dia 28 de janeiro (sábado), haverá assembleia do BANESPREV para aprovação do plano de custeio do plano II e reforma estatutária. Essa pauta é de grande importância, uma vez que, no caso do primeiro item, será apresentado o estudo da contribuição de assistidos, proposto pelos representantes da FEEB-SP/MS, em conjunto com outras correntes da representação.

Naquela ocasião, última assembleia de aprovação de custeio do plano II, havia um clamor dos participantes para que fosse encontrada uma solução para o déficit daquele plano, uma vez que os percentuais que estavam sendo aplicados como contribuição extraordinária estavam difíceis de serem suportados. Além disso, novos déficits teriam que ser equacionados.

Com a aprovação da Previc de alongamento do prazo de equacionamento do déficit que já vinha sendo pago, de 11,6 para 17 anos, os percentuais ficaram menores (de 12,6% para 9,7%). O déficit remanescente, que deverá ser equacionado a partir de 2017, já obedece à nova fórmula estabelecida pela Previc, e deverá ser de 3,1%, ficando ainda um déficit de R$462 milhões.

A proposta de contribuição de assistidos, que zeraria todo o déficit, ficaria em torno de 13,3%, conforme estudo atuarial que será apresentado assembleia do dia 28.01.

Nossa posição, FEEB-SP/MS e demais defensores da tese do equacionamento total, é de que o estudo seja apresentado, mas não defendida a sua aplicação neste momento, tendo em vista que existem divergências entre os representantes e, também, que os valores, neste momento, são muito parecidos.
A proposta que defenderemos será de que, caso o déficit remanescente não seja equacionado, ou cresça de forma a haver aumento significativo de contribuições, voltemos a discutir o tema como alternativa.

Reforma estatutária

Quanto à alteração do estatuto, o banco insiste na retirada definitiva da sétima vaga do Conselho Deliberativo, que era da Direp, e na extinção das assembleias de participantes.

A sétima vaga já não existe na prática, com a compra do Banespa pelo Santander, onde não há a figura do diretor representante dos funcionários. Para alterações estatutárias e outras mudanças, deve haver concordância de 2/3 dos representantes do Conselho Deliberativo (atualmente são 4 indicados pelo banco e 2 eleitos pelos participantes).

Desta forma, as assembleias são de importância fundamental para os participantes e se faz imprescindível a participação no dia 28.01, com envio de procurações, que deverão ser remetidas à FEEB-SP/MS até o dia 24/01, para REJEITARMOS as alterações propostas pelo banco.

Ana Stela Alves de Lima
Suplente Comitê de Investimentos do Banesprev

 

Notícias Relacionadas

Bancários do Santander assinam Acordo Coletivo de Trabalho

Assinatura ocorreu na sede do Banco e contou com representantes dos bancários e dos bancos Bancários do banco Santander, representados pela Comissão de Organização dos Empregados (COE) Santander, assinaram nesta terça-feira (27), na sede do Banco, o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) geral dos funcionários. A assinatura aconteceu na sede do Banco Santander, em São […]

Leia mais

Bancários aprovam acordos de trabalho do Santander

97,18% dos funcionários aprovaram o acordo com o banco Bancários do banco Santander de todo o país aprovaram, nesta quinta-feira (22), com 97,18% dos votos, o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) geral dos funcionários, aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria bancária, o ACT do Programa de Participação nos Resultados Santander (PPRS) e […]

Leia mais

Negociação dos Financiários continua sem avanços

Financeiras apresentam proposta abaixo da expectativa da categoria Representantes dos Financiários e a Federação Interestadual das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Fenacrefi) se reuniram nesta quinta-feira (22) para dar continuidade às negociações da campanha salarial da categoria. A pauta de reivindicações da categoria, com data-base em 1º de junho, foi entregue no dia 15 […]

Leia mais

Sindicatos filiados