Assembleia do Banesprev dia 28 de janeiro: porque é importante participar

09.01.2017

No próximo dia 28 de janeiro (sábado), haverá assembleia do BANESPREV para aprovação do plano de custeio do plano II e reforma estatutária. Essa pauta é de grande importância, uma vez que, no caso do primeiro item, será apresentado o estudo da contribuição de assistidos, proposto pelos representantes da FEEB-SP/MS, em conjunto com outras correntes […]


No próximo dia 28 de janeiro (sábado), haverá assembleia do BANESPREV para aprovação do plano de custeio do plano II e reforma estatutária. Essa pauta é de grande importância, uma vez que, no caso do primeiro item, será apresentado o estudo da contribuição de assistidos, proposto pelos representantes da FEEB-SP/MS, em conjunto com outras correntes da representação.

Naquela ocasião, última assembleia de aprovação de custeio do plano II, havia um clamor dos participantes para que fosse encontrada uma solução para o déficit daquele plano, uma vez que os percentuais que estavam sendo aplicados como contribuição extraordinária estavam difíceis de serem suportados. Além disso, novos déficits teriam que ser equacionados.

Com a aprovação da Previc de alongamento do prazo de equacionamento do déficit que já vinha sendo pago, de 11,6 para 17 anos, os percentuais ficaram menores (de 12,6% para 9,7%). O déficit remanescente, que deverá ser equacionado a partir de 2017, já obedece à nova fórmula estabelecida pela Previc, e deverá ser de 3,1%, ficando ainda um déficit de R$462 milhões.

A proposta de contribuição de assistidos, que zeraria todo o déficit, ficaria em torno de 13,3%, conforme estudo atuarial que será apresentado assembleia do dia 28.01.

Nossa posição, FEEB-SP/MS e demais defensores da tese do equacionamento total, é de que o estudo seja apresentado, mas não defendida a sua aplicação neste momento, tendo em vista que existem divergências entre os representantes e, também, que os valores, neste momento, são muito parecidos.
A proposta que defenderemos será de que, caso o déficit remanescente não seja equacionado, ou cresça de forma a haver aumento significativo de contribuições, voltemos a discutir o tema como alternativa.

Reforma estatutária

Quanto à alteração do estatuto, o banco insiste na retirada definitiva da sétima vaga do Conselho Deliberativo, que era da Direp, e na extinção das assembleias de participantes.

A sétima vaga já não existe na prática, com a compra do Banespa pelo Santander, onde não há a figura do diretor representante dos funcionários. Para alterações estatutárias e outras mudanças, deve haver concordância de 2/3 dos representantes do Conselho Deliberativo (atualmente são 4 indicados pelo banco e 2 eleitos pelos participantes).

Desta forma, as assembleias são de importância fundamental para os participantes e se faz imprescindível a participação no dia 28.01, com envio de procurações, que deverão ser remetidas à FEEB-SP/MS até o dia 24/01, para REJEITARMOS as alterações propostas pelo banco.

Ana Stela Alves de Lima
Suplente Comitê de Investimentos do Banesprev

 

Notícias Relacionadas

Cartilhas de combate à violência de gênero fortalecem proteção e apoio às mulheres

Manuais foram lançados ontem (25) e consolidam a luta das bancárias contra o assédio Representantes do Comando Nacional dos Bancários e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) se reuniram nesta segunda-feira (25) para o lançamento de duas cartilhas de combate à violência de gênero: “Sexo Frágil – Um manual sobre a masculinidade e suas questões” […]

Leia mais

Chapas 6 e 33 vencem eleições da Cassi

Eleitos para Conselho Fiscal e para a Diretoria de Planos de Saúde e Relacionamento com Clientes e Conselho Deliberativo tomam posse em junho As chapas 6 e 33 “Cassi para os Associados”, formadas por funcionários da ativa e aposentados do BB de várias regiões do país – que tiveram o apoio da Federação dos Bancários […]

Leia mais

Eleições Economus: Votação ocorre de 8 a 29 de abril

Conheça os candidatos apoiados pela Feeb SP/MS As eleições Economus ocorrem de 8 a 29 de abril. Associados poderão eleger dois representantes para o Conselho Deliberativo e um para o Conselho Fiscal. A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) e seus sindicatos filiados apoiarão para as […]

Leia mais

Sindicatos filiados