Ato do Sindicato dos Bancários de Piracicaba barra atividade terceirizada no BB de Capivari

10.06.2015

Na última segunda-feira (06), o Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região (SindBan) barrou atividade terceirizada realizada em frente ao Banco do Brasil na cidade de Capivari. Essa atividade vinha sendo monitorada pelo sindicato desde o dia 3 na cidade. De acordo com o diretor da entidade, Ubiratan Campos, o Banco do Brasil autorizou correspondentes […]

Na última segunda-feira (06), o Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região (SindBan) barrou atividade terceirizada realizada em frente ao Banco do Brasil na cidade de Capivari. Essa atividade vinha sendo monitorada pelo sindicato desde o dia 3 na cidade.

De acordo com o diretor da entidade, Ubiratan Campos, o Banco do Brasil autorizou correspondentes bancários a utilizar a área externa das agências para vender produtos que já são vendidos internamente nas agências. “Essa prática, ter empresas ou funcionários terceirizados exercendo atividades fins na área do banco, é proibida por resolução do Banco Central.”

Ubiratan explica que o BB mostra claramente o que quer com essa atitude. “Trocar mão de obra ‘mais cara’ por uma mais barata. A ação do Sindicato foi para garantir não só o cumprimento da lei, mas principalmente proteger emprego do bancário.”

Para o diretor Lucas Lima, se o banco julga que suas metas estão insuficientes, ele tem outras maneiras para alavancá-las. “A empresa pode treinar o funcionário, baixar os juros, por exemplo. A única prática que ele não pode é colocar terceirizados na frente da agência. Em plena guerra contra o PL 4330, o banco toma atitude sem negociar com o movimento sindical.”

O diretor Paschoal Verga Junior ressalta que o sindicato não é contra os trabalhadores da empresa terceirizada. “Muito pelo contrário, defendemos com unhas e dentes uma lei que regulamente a situação deles, para que não haja injustiças, como jornada de trabalho maior e menores salários.”

Paschoal também alerta sobre a questão de segurança. “Pessoas mal intencionadas não sabem o que significam a estrutura montada na área externa da agência. Podem achar que é atividade do BB e assaltar os funcionários e clientes. Essa atividade externa coloca a vida das pessoas em risco.”

Fonte: Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região

 

Notícias Relacionadas

Banco do Brasil aprova atualização da Tabela PIP para beneficiar trabalhadores do Previ Futuro

Mudança na Pontuação Individual do Participante permite aumento na contribuição adicional e soma mais recursos para a aposentadoria, atendendo a antiga reivindicação dos funcionários O Banco do Brasil aprovou as mudanças na Tabela PIP (Pontuação Individual do Participante), uma reivindicação antiga dos trabalhadores, que permitirá aumentar a contribuição adicional para a aposentadoria. O anúncio foi […]

Leia mais

Eleições da Funcef: votação segue até sexta-feira (19)

Participantes da ativa e assistidos dos planos de previdência podem votar até sexta-feira (19), mas a orientação é não deixar para a última hora Teve início nesta terça-feira (16), a votação para as Eleições Funcef. Participantes dos planos de previdência da Funcef podem votar para definir quem vai ocupar a diretoria de Administração e Controladoria, […]

Leia mais

Feeb SP/MS dá posse para nova Diretoria

                Diretoria eleita assume quadriênio 2024/2028 A Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) empossou a nova diretoria da entidade, eleita durante o VIII Congresso Interestadual, realizado em março, em São Paulo. A posse foi oficializada no dia 08 […]

Leia mais

Sindicatos filiados