Aumenta número de multas por fila em bancos

08.10.2020

TodoDia WALTER DUARTE – REGIÃO Em Americana, Procon já autuou nove agências; no ano passado foram sete   Os Procons (Serviço de Proteção e Defesa do Consumidor) de Americana e Campinas multaram 32 agências bancárias desde o início do ano por descumprirem o tempo máximo de espera dos clientes nas filas. O número já representa […]

TodoDia
WALTER DUARTE – REGIÃO

Em Americana, Procon já autuou nove agências; no ano passado foram sete
 
Os Procons (Serviço de Proteção e Defesa do Consumidor) de Americana e Campinas multaram 32 agências bancárias desde o início do ano por descumprirem o tempo máximo de espera dos clientes nas filas. O número já representa 91,43% do total de autuações registrados durante todo ano passado.
 
Em Campinas, 23 multas foram aplicadas de janeiro a agosto pelo Procon local. Em 2009, a cidade registrou 28 notificações.
Em Americana, que tem lei municipal para regular o prazo de espera, o número de autuações em 2010 já é maior do que o registrado nos 12 meses de 2009. São nove ocorrências contra sete.
 
A norma determina que os clientes devam ser atendidos nos caixas em até 15 minutos nos dias considerados normais. Em vésperas e dias após feriados, o tempo de espera não pode ultrapassar 30 minutos. As agências são obrigadas a disponibilizar avisos aos clientes sobre os prazos. A multa prevista em caso de descumprimento é de R$ 10 mil.
 
Em Santa Bárbara d’Oeste, três agências foram multadas em menos de uma semana. Todas as punições foram aplicadas com base no Código de Defesa do Consumidor.
 
Na RMC (Região Metropolitana de Campinas), Cosmópolis, Indaiatuba, Itatiba, Valinhos e Holambra não fiscalizam o atendimento bancário por falta de lei específica. Uma lei estadual, aprovada em 2001 pela Assembleia Legislativa, continua sem regulamentação por parte do governo do Estado.
 
Segundo os órgãos de defesa do consumidor, a maior parte das notificações acontece por meio de denúncia dos clientes. “Nós fiscalizamos os bancos de forma aleatória, mas a grande parte das multas se dá quando o cidadão exerce o seu direito. Ele traz a senha de atendimento e conferimos o horário para autuar a agência”, explica o coordenador do órgão em Americana, Luiz Fernando Feltrin. A Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) não se posicionou sobre o número de autuações.

Notícias Relacionadas

Banco do Brasil aprova atualização da Tabela PIP para beneficiar trabalhadores do Previ Futuro

Mudança na Pontuação Individual do Participante permite aumento na contribuição adicional e soma mais recursos para a aposentadoria, atendendo a antiga reivindicação dos funcionários O Banco do Brasil aprovou as mudanças na Tabela PIP (Pontuação Individual do Participante), uma reivindicação antiga dos trabalhadores, que permitirá aumentar a contribuição adicional para a aposentadoria. O anúncio foi […]

Leia mais

Eleições da Funcef: votação segue até sexta-feira (19)

Participantes da ativa e assistidos dos planos de previdência podem votar até sexta-feira (19), mas a orientação é não deixar para a última hora Teve início nesta terça-feira (16), a votação para as Eleições Funcef. Participantes dos planos de previdência da Funcef podem votar para definir quem vai ocupar a diretoria de Administração e Controladoria, […]

Leia mais

Feeb SP/MS dá posse para nova Diretoria

                Diretoria eleita assume quadriênio 2024/2028 A Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) empossou a nova diretoria da entidade, eleita durante o VIII Congresso Interestadual, realizado em março, em São Paulo. A posse foi oficializada no dia 08 […]

Leia mais

Sindicatos filiados