Aumenta número de multas por fila em bancos

08.10.2020

TodoDia WALTER DUARTE – REGIÃO Em Americana, Procon já autuou nove agências; no ano passado foram sete   Os Procons (Serviço de Proteção e Defesa do Consumidor) de Americana e Campinas multaram 32 agências bancárias desde o início do ano por descumprirem o tempo máximo de espera dos clientes nas filas. O número já representa […]

TodoDia
WALTER DUARTE – REGIÃO

Em Americana, Procon já autuou nove agências; no ano passado foram sete
 
Os Procons (Serviço de Proteção e Defesa do Consumidor) de Americana e Campinas multaram 32 agências bancárias desde o início do ano por descumprirem o tempo máximo de espera dos clientes nas filas. O número já representa 91,43% do total de autuações registrados durante todo ano passado.
 
Em Campinas, 23 multas foram aplicadas de janeiro a agosto pelo Procon local. Em 2009, a cidade registrou 28 notificações.
Em Americana, que tem lei municipal para regular o prazo de espera, o número de autuações em 2010 já é maior do que o registrado nos 12 meses de 2009. São nove ocorrências contra sete.
 
A norma determina que os clientes devam ser atendidos nos caixas em até 15 minutos nos dias considerados normais. Em vésperas e dias após feriados, o tempo de espera não pode ultrapassar 30 minutos. As agências são obrigadas a disponibilizar avisos aos clientes sobre os prazos. A multa prevista em caso de descumprimento é de R$ 10 mil.
 
Em Santa Bárbara d’Oeste, três agências foram multadas em menos de uma semana. Todas as punições foram aplicadas com base no Código de Defesa do Consumidor.
 
Na RMC (Região Metropolitana de Campinas), Cosmópolis, Indaiatuba, Itatiba, Valinhos e Holambra não fiscalizam o atendimento bancário por falta de lei específica. Uma lei estadual, aprovada em 2001 pela Assembleia Legislativa, continua sem regulamentação por parte do governo do Estado.
 
Segundo os órgãos de defesa do consumidor, a maior parte das notificações acontece por meio de denúncia dos clientes. “Nós fiscalizamos os bancos de forma aleatória, mas a grande parte das multas se dá quando o cidadão exerce o seu direito. Ele traz a senha de atendimento e conferimos o horário para autuar a agência”, explica o coordenador do órgão em Americana, Luiz Fernando Feltrin. A Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) não se posicionou sobre o número de autuações.

Notícias Relacionadas

Negociação entre COE e Santander sobre renovação e ampliação do acordo aditivo

Representantes dos trabalhadores do Santander (COE) e a direção do banco estiveram reunidos nesta sexta-feira (26/07) para mais uma mesa de negociação no âmbito da Campanha Nacional. O representante do banco, Marcelo Souto, trouxe o retorno de questionamentos feitos na rodada anterior, mas as informações não foram completas, especialmente quanto ao número de trabalhadores bancários. “Ele […]

Leia mais

Negociações Caixa: Empregados exigem fim da cobrança abusiva de metas

Políticas de saúde do banco precisam ser efetivas para a melhoria do ambiente de trabalho A Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa Econômica Federal se reuniu, nesta sexta-feira (26) com o banco para tratar sobre os diversos problemas do dia a dia que afetam a saúde do trabalhador. Entre as considerações feitas pela CEE […]

Leia mais

Direitos dos incorporados, saúde mental e complementação salarial são tema abordados em mesa de negociação do BB

Saúde e condições de trabalho foram os temas centrais da quinta mesa de negociação específica para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do Banco do Brasil, dentro da Campanha Nacional A primeira reivindicação dos dirigentes sindicais, debatida com a direção do Banco do Brasil nessa sexta-feira (26/07), em São Paulo, foi a situação […]

Leia mais

Sindicatos filiados