Bancário e Bancária Padrão serão conhecidos amanhã

21.08.2012

Após 48 dias de um processo de escolha para se chegar ao Bancário e a Bancária Padrão 2012, categoria cidade, o Sindicato dos Bancários e Piracicaba e Região divulga amanhã, a partir das 17h no salão da entidade, o nome dos vencedores. Para se chegar até aqui, os candidatos passaram por votação direta, que escolheu […]

Após 48 dias de um processo de escolha para se chegar ao Bancário e a Bancária Padrão 2012, categoria cidade, o Sindicato dos Bancários e Piracicaba e Região divulga amanhã, a partir das 17h no salão da entidade, o nome dos vencedores. Para se chegar até aqui, os candidatos passaram por votação direta, que escolheu o bancário/a de cada agência, totalizando 123 profissionais, em seguida, foram escolhidos os bancários/as categoria banco, totalizando 24 profissionais e, agora, desses 24, apenas dois, um bancário e uma bancária serão os escolhidos na categoria cidade.

Nesta última etapa, os 24 concorrentes passaram por uma comissão julgadora, que avaliou o currículo de cada um dos bancários e atribuiu nota aos quesitos: tempo de banco, tempo de sindicalização, formação profissional, atuação na sociedade, entre outros e, ainda, participara de votação aberta pela internet.

Cada quesito tem uma contagem específica de pontuação e o bancário e bancária que atingir o maior número de pontos será o vencedor. Todo o processo foi realizado de forma democrática e transparente para que todos os profissionais tivessem a oportunidade de participar de maneira igualitária e com chances de ganhar.

BANCÁRIO PADRÃO 2012

O processo de escolha começou no dia 29 junho com um café da manhã de lançamento da 10ª edição do Bancário e Bancária Padrão. Na ocasião, os bancários escolhidos no ano anterior participaram do lançamento. Entre os dias 6 e 13 de julho foi realizada a eleição direta nas 62 agências da cidade, que culminou na escolha dos bancários e bancárias padrão de cada agência.

Nesta etapa 123 bancários/as foram escolhidos e participaram no dia 27 de julho de um café da manhã no salão do Sindicato. Naquele dia, foi dado início a segunda etapa do processo de escolha em que os 123 escolhidos das agências escolheram o bancário e bancária padrão do banco. No caso dos bancos HSBC, Votorantim, Luso, Mercantil do Brasil, Cooperativa, Safra e Citibank, que possuem apenas uma agência na cidade, já tinham seus bancários e bancárias padrão escolhidos desde a primeira etapa da votação. Os outros bancos: Santander, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Itaú e Bradesco precisavam escolher o bancário e bancária padrão do banco.

Com esse processo dos 123 que concorriam ao bancário e bancária padrão, 23 receberam o titulo de bancário e bancária padrão por banco e agora concorrem ao título de bancário e bancária padrão da cidade. Durante toda semana eles tem passado por um crivo rigoroso de escolha com votações pela internet e análise de um currículo que informa que tipo de representatividade esse bancário tem com a sociedade, qual seu tempo de banco, quais suas qualificações profissionais, quanto tempo é sindicalizado, entre outros aspectos.

Amanhã, em frente a uma comissão julgadora composta por membros de diversos segmentos da sociedade, eles terão alguns minutos para justificar por que merecem receber o título de bancário/bancária padrão da cidade 2012. Todos os critérios serão avaliados para divulgar posteriormente os vencedores.

Os 23 bancários padrão escolhidos por banco e mais o bancário e bancária padrão da cidade serão homenageados no dia 28 de agosto, às 19h, no teatro do Engenho Central e receberão o título de Bancário e Bancária Padrão 2012.

Homenagem da Câmara

A sessão solene em homenagem ao Dia Nacional dos Bancários é fruto de um projeto de lei do vereador José Antônio Fernandes Paiva, presidente licenciado do Sindicato dos Bancários. A data tem como origem um movimento dos bancários, pela redução da jornada e melhores condições de trabalho. Foi em 28 de agosto de 1951, quando os bancários se depararam com a intransigência dos banqueiros e fizeram uma greve de 69 dias, atingindo todos os estados brasileiros, conquistando a jornada de seis horas diárias.

Em Piracicaba, a família bancária, como destaca o presidente do sindicato, José Jaime Perim, é composta por 1.348 trabalhadores e aproximadamente 10 mil pessoas, entre bancários, aposentados, pensionistas e dependentes.

Fonte: SEEB Piracicaba

Notícias Relacionadas

Bancários negociam com Federação Nacional dos Bancos nesta segunda-feira (27)

Temas Emprego e Terceirização são os primeiros temas a serem discutidos A Campanha Nacional do Bancário, iniciada na última semana, segue hoje (27) com mais uma negociação. Federações, associações e representação sindical negociam com a Federação Nacional dos Bancos as pautas “Emprego e Terceirização”. Os temas foram definidos pelo Comando Nacional dos Bancários na última […]

Leia mais

Bancários criam Comitê de Luta durante Congresso Nacional

Comitê nacional lutará para defender o BB como instituição pública e em apoio a projeto de Governo que fortaleça o banco e sua função social, de indutor do crescimento econômico com geração de emprego e renda O papel do Banco do Brasil na reconstrução do país foi um dos temas em destaque no 33° Congresso […]

Leia mais

Coe Itaú entrega pauta de reivindicação específica ao Banco

O documento é resultado do Encontro Nacional dos Bancários do Itaú Os representantes da Comissão de Organização dos Empregados (COE) Itaú entregaram nesta quinta-feira (23), a pauta de reivindicação específica do banco. O documento é resultado do Encontro Nacional dos Bancários do Itaú. “Reafirmamos o nosso compromisso com o banco de negociação permanente, através da […]

Leia mais

Sindicatos filiados