Bancários aprovam nova convenção de trabalho

02.09.2022

78,37% das bancárias e bancários que utilizaram a ferramenta de votação eletrônica votabem a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) A nova Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) foi aprovada nesta quinta-feira (1), com 78,37% dos votos. Os sindicatos dos bancários da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul realizaram assembleias e participaram […]

78,37% das bancárias e bancários que utilizaram a ferramenta de votação eletrônica votabem a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT)
A nova Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) foi aprovada nesta quinta-feira (1), com 78,37% dos votos. Os sindicatos dos bancários da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul realizaram assembleias e participaram da votação junto com bancários de todo o país.
O percentual considera os resultados apenas das entidades sindicais que utilizam a plataforma de votação eletrônica https://bancarios.votabem.com.br/.

Com a aprovação, a próxima fase é a assinatura do acordo, prevista para esta sexta-feira (2), a partir das 11h, em São Paulo.
Acordo
O acordo foi fechado após dois meses e meio de duras negociações, nas quais o Comando Nacional dos Bancários precisou arrancar da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) uma proposta para 2022 e 2023, com reajuste de 8% nos salários, aumento de 10% nos vales alimentação (VA) e refeição (VR), além de um adicional de R$ 1.000,00 em vale alimentação, a ser creditado até outubro de 2022. A proposta também prevê reajuste de 13% para o teto da parcela adicional da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) neste ano e, para 2023, aumento real de 0,5% (INPC + 0,5%) para salários, PLR, VA/VR e demais cláusulas econômicas. A nova CCT também traz avanços com uma cláusula sobre teletrabalho e também sobre assédio sexual e assédio moral (leia mais sobre o acordo).

“Assinaremos logo mais a nova CCT. Após muita negociação chegamos ao término com um resultado positivo, que garante os direitos do trabalhador, avança nas cláusulas, repõe a inflação e traz melhorias para os tíquetes e PLR. São conquistas importantes para o trabalhador”, diz o presidente da Feeb SP/MS, David Zaia.

Notícias Relacionadas

COE cobra explicações do Itaú sobre fechamento de agências e punições

O turnover também foi debatido na reunião desta quarta-feira (24) A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú se reuniu com a direção do banco, nesta quarta-feira (24), em São Paulo, para debater emprego, fechamento de agências, realocação e distribuição de funcionários e punições referentes à falta de certificações da Associação Brasileira das Entidades […]

Leia mais

GT de Saúde do Itaú busca construir cartilha sobre afastamento

Publicação visa fornecer direcionamento aos trabalhadores que se sentem desorientados durante o período de afastamento em relação ao banco e ao INSS Os representantes dos trabalhadores se reuniram com os representantes do Banco Itaú, nesta quarta-feira (24), para discutir a elaboração de uma cartilha que ofereça orientações aos trabalhadores que precisam se afastar por motivos […]

Leia mais

Trabalhadores cobram reunião com BB para debater salários e metas

Movimento sindical bancário cobra resoluções sobre defasagens nas remunerações e no modelo de plano de funções, para eliminar distorções salariais e garantir melhores condições de trabalho A notícia divulgada pelo portal Uol de que “BB quer aumentar salário da Presidente para R$ 117 mil; 57% de reajuste”, repercutiu negativamente entre as trabalhadoras e trabalhadores do […]

Leia mais

Sindicatos filiados