Bancários de Piracicaba lançam Campanha Nacional

19.08.2014

A diretoria do SINDBAN (Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região) lançou na manhã desta terça-feira, 19, a Campanha Nacional dos Bancários 2014. O local escolhido para o evento foi a Praça José Bonifácio, em frente à agência Centro do Banco Itaú, o Banco que mais lucrou no semestre. Com o mote #queremosmais, a Campanha […]

Foto: Michelle Bottin

A diretoria do SINDBAN (Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região) lançou na manhã desta terça-feira, 19, a Campanha Nacional dos Bancários 2014. O local escolhido para o evento foi a Praça José Bonifácio, em frente à agência Centro do Banco Itaú, o Banco que mais lucrou no semestre.

Com o mote #queremosmais, a Campanha deste ano foca, entre outros temas, na valorização dos bancários por meio de aumento real nos salários e verbas e de distribuição dos lucros mais justa, combate ao assédio moral e a pressão por metas que geram adoecimento, além do fim das demissões que prejudicam famílias e geram sobrecarga.

Diretores do Sindicato explanaram aos clientes e funcionários do banco a situação atual que os bancários vivenciam, com cobranças de metas abusivas, sofrendo assédio moral e até sexual, além de salários defasados. Na contramão, os balanços semestrais mostram que os bancos continuam batendo recordes de lucro. “Os bancos mostram a cada dia que passa que podem acatar as reivindicações dos bancários. Lucram bilhões, mas continuam fechando postos de trabalho. Além disso, mantêm a alta rotatividade para reduzir os gastos, já que os novos contratados recebem menos e, com isso, aumentam os lucros”, afirmou a presidenta do SINDBAN, Angela Ulices Savian.

Angela salientou que são inúmeras as denúncias recebidas em sindicatos de todo país, inclusive o SINDBAN, sobre as pressões insuportáveis para o cumprimento de metas abusivas, que resultam no assédio moral e no adoecimento dos bancários. “São muitos bancários doentes pela pressão diária que estão passando dentro dos locais de trabalho. Além do assédio moral, cobranças indevidas e falta de visão de muitos gestores, na nossa base têm casos registrados até de assédio sexual. Isso é um absurdo, não podemos mais admitir atitudes que desrespeitem os trabalhadores”, ressaltou.

Em seu discurso, Angela enfatizou ainda que agora é o momento dos bancários se unirem e lutarem pelos seus direitos, já que a data base da categoria é 1º de setembro e os bancos ainda não se manifestaram quanto a uma negociação. “Agora é a hora de nos mobilizarmos ainda mais para exigir respeito dos bancos e mais emprego, mais salário, mais saúde, mais segurança e mais igualdade de oportunidades”, finalizou.

O presidente licenciado do Sindicato e vereador, José Antonio Fernandes Paiva, prestigiou o lançamento da Campanha e deixou seu mandato novamente à disposição do Sindicato e dos bancários para apoio na luta da categoria.

Após o lançamento da Campanha, os diretores visitaram as agências da base entregando o informativo semanal do SINDBAN com todos os dados sobre a Campanha, como a pauta de reivindicações e as pautas específicas do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.

NEGOCIAÇÃO – O Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban abriram hoje o processo de negociação da Campanha. Nessa primeira rodada – que segue até amanhã – serão negociados pontos sobre dois temas: Saúde e Condições de Trabalho. As rodadas com os bancos públicos também acontecem nessa semana e seguem a mesma pauta. Caixa Federal, dia 21, Banco do Brasil, dia 22.

Fonte: Michelle Bottin – Sindicato de Piracicaba 

Notícias Relacionadas

CEBB negocia com o banco cláusulas econômicas e representação sindical

Ao término da negociação, bancários leram manifesto pela democracia Bancários do Banco do Brasil se reuniram nesta sexta-feira (12) com o banco para mais uma negociação da Campanha Nacional dos Bancários 2022, que tem por objetivo a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) específico dos trabalhadores do Banco do Brasil e do aditivo à […]

Leia mais

Federação dos Bancários orienta Sindicatos para realização de lives na próxima semana

Objetivo é promover o dialogo com a categoria e fortalecer pautas de luta na Campanha Nacional Conforme orientação do Comando Nacional, todo o movimento sindical deve dialogar com a categoria na próxima semana. A Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul, reforça o pedido para os seus 23 sindicatos filiados, para […]

Leia mais

Negociações entre COE Santander e banco avançam

Esforço dos sindicatos foi fundamental para o avanço de pautas especificas para mulheres Nesta sexta-feira (12), representantes da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Santander se reuniu com o banco para dar continuidade às negociações da Campanha Nacional dos Bancários 2022, que tem por objetivo a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) específico […]

Leia mais

Sindicatos filiados