Bancários de Santos fazem protesto por mais contratações no Santander, nesta quinta-feira

27.07.2022

Reprodução: Sindicato dos Bancários de Santos e Região  O banco espanhol Santander apesar de lucrar R$ 4,005 bilhões no 1º trimestre deste ano, não contrata funcionários, muito pelo contrário demitiu em massa durante a pandemia. Por isso, bancários e a diretoria do Sindicato dos Bancários de Santos e Região realizam protestos em cidades da Baixada […]

Reprodução: Sindicato dos Bancários de Santos e Região 

O banco espanhol Santander apesar de lucrar R$ 4,005 bilhões no 1º trimestre deste ano, não contrata funcionários, muito pelo contrário demitiu em massa durante a pandemia.

Por isso, bancários e a diretoria do Sindicato dos Bancários de Santos e Região realizam protestos em cidades da Baixada Santista com carro de som, distribuição de cartas abertas, cartazes e faixas. Hoje (27/07), a manifestação ocorreu em frente a superintendência de Cubatão, entre 10h e 12h, na Av. 9 De Abril, 2270 – Cubatão/SP. O banco além de demitir aumentou o horário de atendimento para os poucos que ficaram. Amanhã (28/07) será na agência do Santander, em Praia Grande/SP, das 10h às 12h, na Av. Presidente Costa e Silva, 502 – Centro.


“O Sindicato é a favor da ampliação do horário de funcionamento, desde que o banco espanhol contrate mais bancários para trabalhar em dois turnos. Diminui o desemprego, melhora as condições de trabalho e o atendimento”, afirma Élcio Quinta, presidente do Sindicato.

“O banco demite bancários impondo sobrecarga de trabalho e acúmulo de funções. Agora, desde 18 de julho, numa atitude desumana, aumentou o horário de atendimento o que está adoecendo grande parte dos funcionários e precarizando o atendimento aos clientes. Tudo com o objetivo exclusivo de lucrar bilhões, mesmo às custas da saúde dos trabalhadores”, ressalta Fabiano Couto, direto do Sindicato dos Bancários de Santos e Região e bancário do Santander.


“Não é justo que os clientes sejam mal recepcionados com atendimento precário e desumano, que os bancários trabalhem sem condições. Somente com o lucro obtido por tarifas pagas pelos clientes o Santander paga toda sua despesa administrativa e os salários e ainda sobram milhões”, acrescenta Fabiano couto.


Segundo dados do Dieese, com as tarifas pagas pelos clientes, somente no 1º trimestre de 2022, o Santander pagou 185,2% de todas as suas despesas administrativas e com pessoal, sobraram milhões. Isso não leva em conta o lucro obtido por outras fontes como os empréstimos, venda de produtos ou especulação com ações na Bolsa de Valores.

Na sexta (29) será a vez de Santos/SP, no Gonzaga, Av. Ana Costa, 481, também das 10h às 12h.

Sindicato dos Bancários de Santos e Região 

Notícias Relacionadas

Eleições Economus – Ainda dá tempo de votar!

Passamos da metade do período do pleito, que vai eleger dois membros ao conselho deliberativo e um membro ao conselho fiscal do Economus. Até esta sexta-feira (19), 28% dos eleitores haviam exercido o direito ao voto. A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB SP/MS) e seus sindicatos […]

Leia mais

Banco do Brasil aprova atualização da Tabela PIP para beneficiar trabalhadores do Previ Futuro

Mudança na Pontuação Individual do Participante permite aumento na contribuição adicional e soma mais recursos para a aposentadoria, atendendo a antiga reivindicação dos funcionários O Banco do Brasil aprovou as mudanças na Tabela PIP (Pontuação Individual do Participante), uma reivindicação antiga dos trabalhadores, que permitirá aumentar a contribuição adicional para a aposentadoria. O anúncio foi […]

Leia mais

Eleições da Funcef: votação segue até sexta-feira (19)

Participantes da ativa e assistidos dos planos de previdência podem votar até sexta-feira (19), mas a orientação é não deixar para a última hora Teve início nesta terça-feira (16), a votação para as Eleições Funcef. Participantes dos planos de previdência da Funcef podem votar para definir quem vai ocupar a diretoria de Administração e Controladoria, […]

Leia mais

Sindicatos filiados