Bancários de Santos paralisam HSBC/Guarujá por falta de funcionários

18.08.2012

Nesta sexta-feira, 17, a agência do HSBC/Guarujá, Av. Puglisi, 201, foi paralisada por 24h por falta de funcionários. O banco inglês está demitindo em massa e por isso apenas um caixa atende todos os clientes gerando um caos na unidade. Os bancários são obrigados a trabalharem até às 22h todos os dias. A exploração vem […]

Nesta sexta-feira, 17, a agência do HSBC/Guarujá, Av. Puglisi, 201, foi paralisada por 24h por falta de funcionários. O banco inglês está demitindo em massa e por isso apenas um caixa atende todos os clientes gerando um caos na unidade. Os bancários são obrigados a trabalharem até às 22h todos os dias. A exploração vem massacrando os trabalhadores e o único bancário que atua no caixa, não pode sair para utilizar o banheiro e nem almoçar.

Por isso, a diretoria do Sindicato dos Bancários de Santos e Região paralisou a agência e denuncia os maus tratos e péssimas condições de trabalho no HSBC. Além disso, o HSBC persegue trabalhadores, dirigentes sindicais, espiona bancários adoecidos e esconde pacotes gratuitos dos clientes. Também haverá distribuição de jornais e colagem de cartazes da Campanha Salarial 2012 dos Bancários, em todas as unidades do centro de Guarujá.

HSBC espiona vida de bancários afastados por doença

O banco inglês contratou espiões para vasculhar a vida dos funcionários afastados por doença adquirida pela exploração a que são submetidos dentro das agências. Os dossiês, produzidos pela SPI Agência de Informações Confidenciais, continham informações de 164 bancários afastados por motivo de saúde.

Nos materiais, produzidos entre 1999 e 2002, havia fotos dos investigados e familiares, relatório completo da rotina dos trabalhadores, documentação relativa a antecedentes criminais e demais pendências judicias, certidões comerciais e de bens, a quebra de sigilo bancário dos investigados, além de 18 horas de gravação de imagens.

Nos documentos da investigação chegam a constar fotos do lixo dos bancários, especulando que tipo de comida, bebida ou medicamento eles faziam uso.

Essa empresa fez filmagens, fotografias, seguiu as pessoas em supermercados, faculdades e academias. Houve casos de arapongas que se disfarçaram de vendedores ou até mesmo de cabos eleitorais para entrar nas casas das pessoas.

 

HSBC esconde pacotes gratuitos dos clientes

O Idec fez a pesquisa em agências do Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú e Santander. Os pesquisadores pediram que suas contas correntes fossem alteradas para contas de serviços essenciais. Alguns funcionários, segundo o instituto, não tinham conhecimento desse direito e outros se negaram a fazer a conversão.

Segundo o Idec, no HSBC, o atendente negou que a conta gratuita existisse. Ele confundiu os serviços essenciais com o pacote padronizado (que reúne uma quantidade maior de serviços e deve ser oferecido também por todos os bancos, mas é cobrado). Por fim, alterou a conta do pesquisador para o pacote padronizado, que custa R$ 13,50 no HSBC. Procure seus direitos!

Notícias Relacionadas

Cartilhas de combate à violência de gênero fortalecem proteção e apoio às mulheres

Manuais foram lançados ontem (25) e consolidam a luta das bancárias contra o assédio Representantes do Comando Nacional dos Bancários e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) se reuniram nesta segunda-feira (25) para o lançamento de duas cartilhas de combate à violência de gênero: “Sexo Frágil – Um manual sobre a masculinidade e suas questões” […]

Leia mais

Chapas 6 e 33 vencem eleições da Cassi

Eleitos para Conselho Fiscal e para a Diretoria de Planos de Saúde e Relacionamento com Clientes e Conselho Deliberativo tomam posse em junho As chapas 6 e 33 “Cassi para os Associados”, formadas por funcionários da ativa e aposentados do BB de várias regiões do país – que tiveram o apoio da Federação dos Bancários […]

Leia mais

Eleições Economus: Votação ocorre de 8 a 29 de abril

Conheça os candidatos apoiados pela Feeb SP/MS As eleições Economus ocorrem de 8 a 29 de abril. Associados poderão eleger dois representantes para o Conselho Deliberativo e um para o Conselho Fiscal. A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) e seus sindicatos filiados apoiarão para as […]

Leia mais

Sindicatos filiados