Bancários de Santos rejeitam proposta da Fenaban; greve continua contra irresponsabilidade dos bancos

07.10.2013

    Os bancários vão para o 20º dia de greve, nesta terça-feira, dia 08. A proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), na sexta 04, foi considerada insuficiente pelo Comando Nacional e rejeitada pelos trabalhadores em assembleias marcadas que aconteceram segunda-feira, por todo o Brasil. No Sindicato dos Bancários de Santos e Região […]

 

 

Os bancários vão para o 20º dia de greve, nesta terça-feira, dia 08. A proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), na sexta 04, foi considerada insuficiente pelo Comando Nacional e rejeitada pelos trabalhadores em assembleias marcadas que aconteceram segunda-feira, por todo o Brasil. No Sindicato dos Bancários de Santos e Região não foi diferente e a rejeição foi unânime. A assembleia teve início às 19h desta segunda-feira.

A proposta da Fenaban rejeitada (um mês depois da 1ª proposta de 6,1%, índice abaixo da inflação), reajustava agora em 7,1% os salários da categoria e nenhum avanço para questões consideradas prioritárias pelos bancários, como o fim das metas e melhoria nas condições de trabalho.

“Isto foi provocação dos bancos. O lucro das instituições financeiras no último semestre foi de 30 bilhões e cresceu, conforme o Dieese, nos últimos sete anos 120%, isso representa alta de 55% acima da inflação. A proposta dos banqueiros eram míseros 0,7% acima da inflação”, indigna-se Ricardo Saraiva Big, Presidente do Sindicato dos Bancários de Santos e Região.

Ainda de acordo com Big, os empregados de bares, restaurantes e similares de Santos receberam 10% de aumento; os trabalhadores da construção civil e imobiliários da região conseguiram 8,9%, os funcionários de prédios e condomínios tiveram 9,6%, importante salientar que sem greve.
Já os patrões que mais ganham no Brasil e no mundo, os banqueiros nos empurram para a greve prejudicando a população e não chegam nem perto dos seus colegas, que têm lucros muito inferiores.

“A greve continua até os bancos deixarem de ser irresponsáveis com os trabalhadores, clientes e a população, e começarem a valorizar os bancários e bancárias que lhes proporcionam este lucro imenso”, finaliza Big.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Bancários de Santos

Notícias Relacionadas

Pejotização e vínculo de emprego: O risco da suspensão em massa

Migalhas A suspensão das ações sobre pejotização ignora fraudes, paralisa direitos e ameaça a Justiça do Trabalho. Entenda os riscos de tratar relações desiguais como se fossem iguais. A recente decisão do STF, que suspendeu nacionalmente todos os processos judiciais sobre a licitude da contratação de trabalhadores por meio de pessoa jurídica ou como autônomos […]

Leia mais

Preços de alimentos caem, inflação perde força e fecha junho em 0,24%

Agência Brasil Bandeira vermelha na conta de luz pressionou IPCA para cima © MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL Versão em áudio O mês de junho foi marcado pela primeira queda no preço dos alimentos depois de 9 meses, o que ajudou a inflação oficial perder força pelo quarto mês seguido, fechando junho em 0,24%. No entanto, a […]

Leia mais

Imprensa internacional repercute tarifaço de Trump contra o Brasil

Agência Brasil Resposta de Lula ao anúncio da taxação também pautou veículos © DIVULGAÇÃO/PORTO DE SANTOS Versão em áudio Jornais de todo o mundo repercutiram a imposição de tarifa de 50% anunciada pelo presidente norte-americano, Donald Trump, a todos os produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos. Em carta postada nas redes sociais e direcionada ao presidente […]

Leia mais

Sindicatos filiados