O Sindicato dos Bancários de Sorocaba e Região realizou assembleia ontem, dia 12 de setembro, às 18h30, para decidir sobre a deflagração da greve da categoria a partir do dia 19 de setembro, em todas as agências bancárias de Sorocaba e das cidades da região, por tempo indeterminado. A greve foi aprovada, por unanimidade, pelos 66 bancários presentes.
PL 4330
No dia 18 de setembro haverá audiência pública na Câmara dos Deputados para discutir o Projeto de Lei (PL) 4330, que trata da regulamentação da terceirização em todo o território nacional. Após a audiência, a matéria poderá ser levada direto ao plenário, inclusive com pedidos de urgência de votação, e não mais discutida na Comissão de Constituição Justiça e Cidadania (CCJC). “Se esse projeto for aprovado, toda a categoria bancária simplesmente deixará de existir, pois aos poucos os bancos nos substituirão por funcionários terceirizados – que são mão-de-obra bem mais barata para o banco”, aponta Julio Cesar Machado, presidente do Sindicato dos Bancários de Sorocaba e Região.
O PL 4330 é de autoria do deputado Sandro Mabel (ex-proprietário da empresa que fabricava as Bolachas Mabel). Esse projeto visa a liberação e regulamentação da terceirização em todos os setores da economia no Brasil. Através dele, os trabalhadores de diversas categorias poderão ser legalmente terceirizados.
Todo mundo perde
Julio destaca que as consequências da aprovação do PL 4330 poderão ser desastrosas para a economia brasileira. “Não somos só nós, trabalhadores, que perderemos com essa medida. Os terceirizados ganham bem menos que um trabalhador de carreira e não têm seus benefícios. Logo, as contribuições ao INSS e FGTS também serão menores. Como a economia irá sustentar as aposentadorias e os fundos a que todos temos direito, com menos dinheiro? Sabemos que o INSS atualmente já está sem condições para isso”, explica.
Nos dias 17 e 18 de setembro, os trabalhadores em geral – incluindo os bancários – estarão em Brasília para protestar e fazer pressão contrária à aprovação do PL 4330. “No dia 17, representantes dos trabalhadores devem ir visitar os deputados na Câmara para tentar convencê-los de que esse PL representa a precarização do trabalho e retrocesso nos direitos e no dia 18 vamos nos mobilizar para impedir que seja aprovado o requerimento de urgência, que pode levar o projeto direto ao plenário para votação definitiva. Queremos o arquivamento do PL”, completa Julio.
Greve dia 19
Na quinta-feira, 19 de setembro, haverá paralisação das agências bancárias por tempo indeterminado.
Notícias Relacionadas
Veja as regiões da FEEB SP/MS que aprovaram o ACT/Caixa
Assembleias foram encerradas ontem (12) em todo o país; documento será assinado na segunda-feira (16) e PLR será creditada na terça-feira (17) Nesta quarta (11) e quinta-feira (12), sindicatos dos bancários de todo o país realizaram assembleias para avaliar o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) da Caixa Econômica Federal. A proposta foi aprovada pela maioria […]
Leia maisSantander insiste na compensação dos programas próprios na PLR
Nova rodada de negociação será realizada na semana que vem A sexta rodada de negociação do aditivo do Santander, entre integrantes da Comissão de Organização dos Empregados (COE) e a direção do banco, foi realizada nesta quarta-feira (11/09), em São Paulo, e terminou sem acordo. Um novo encontro para discutir os interesses da categoria será […]
Leia maisTrabalhadores assinam CCT e ACT do BB com vigência até 2026
Com as assinaturas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria e do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do Banco do Brasil, adiantamento da PLR será em setembro O Comando Nacional dos Bancários (Contraf CUT) e a Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação (CONTEC) assinaram nesta terça-feira (10), com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), […]
Leia mais