Bancários debatem diversidade, igualdade de oportunidades e saúde com o Itaú

13.04.2023

Iniciativas voltadas à inclusão, como o respeito à identidade visual, foram destaque do encontro A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú se reuniu com representantes do banco nesta quinta-feira (13), para discutir diversidade e igualdade de oportunidades, saúde e condições de trabalho. A reunião foi presencial e ocorreu em São Paulo, na sede […]

Iniciativas voltadas à inclusão, como o respeito à identidade visual, foram destaque do encontro

A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú se reuniu com representantes do banco nesta quinta-feira (13), para discutir diversidade e igualdade de oportunidades, saúde e condições de trabalho. A reunião foi presencial e ocorreu em São Paulo, na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).

Secretário Geral da Feeb SP/MS

Participaram como representantes da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS), Reginaldo Breda, secretário geral, e o diretor Walmir Gomes.

Durante o encontro, representantes do banco apresentaram o programa corporativo de diversidade e inclusão, voltado especialmente para as questões relacionadas a gênero, raça, pessoas com deficiência (PCD) e população LGBTQIA+. “São temas amplamente debatidos pelo movimento sindical e permanentes nas reuniões de negociação. Foi uma devolutiva importante do banco, proveniente da luta do bancário e da bancaria pela igualdade de direitos e respeito a todos os trabalhadores”, comenta Reginaldo Breda.

Walmir  Gomes, diretor representante da Feeb SP/MS na COE Itaú

Durante a apresentação, como investimento do banco em combate à violência foram mencionadas iniciativas relacionadas à prevenção, apoio e acolhimento das vítimas. Ações que buscam a garantia da segurança psicológica para a autodeclaração de pessoas LGBTQIA+, além de eventos, campanhas e estímulo para que vítimas de violência ou preconceito recorram aos canais internos de atendimento, também foram ressaltadas.

Com relação à população LGBTQIA+, dirigentes sindicais reforçaram a necessidade de atenção à identidade visual desde o momento do processo seletivo do candidato. De acordo com a representação, a identidade visual é fator de isolamento no ambiente de trabalho e um obstáculo a ser vencido.

“O banco apresentou a estrutura de um programa que visa um ambiente de trabalho inclusivo e nos do movimento sindical nos colocamos à disposição para juntos construirmos esse novo espaço, disponível a todos e alicerçado no respeito e na igualdade de oportunidades”, diz Walmir Gomes,

Saúde e condições de trabalho

Na pauta de saúde e condições de trabalho, tiveram destaque a retomada do trabalho presencial do Grupo de Trabalho (GT) de Saúde e a solução do problema de atrasos nas perícias de funcionários afastados. Ficou definido que a COE irá apresentar a sua pauta sobre o tema, com as demandas atuais pós-pandemia de covid-19, na próxima reunião do GT, que está em fase de agendamento.

Perícias

As dificuldades no agendamento no INSS das perícias de funcionários afastados por questão de saúde serão enfrentadas em conjunto pelas duas partes. Os representantes dos trabalhadores informaram que foi entregue à Superintendência do INSS em São Paulo uma carta, elaborada pelo Coletivo Nacional de Saúde, solicitando a solução do problema. O banco anunciou que levará a questão para a Federação Nacional do Bancos (Fenaban). O objetivo seria construir uma solução com as três partes: movimento, banco e Previdência Social.

Atualização de dados

Alguns funcionários afastados estão com a perícia travada por conflitos de dados em seus cadastros no RH do banco e no INSS. Por isso, esses bancários devem atualizar suas informações nos dois locais.

Para a solução do problema foi informado que o banco tem se comunicado por e-mail e SMS e disponibilizado canais para a solução. Para os bancários, a iniciativa é fundamental, pois a partir de maio esses casos passarão por medidas mais severas, inclusive com a suspensão dos pagamentos. Os representantes dos trabalhadores também se comprometeram a usar todos os canais de comunicação sindical para alertar esses trabalhadores.

Editado, com informações Contraf CUT

 

Notícias Relacionadas

Cartilhas de combate à violência de gênero fortalecem proteção e apoio às mulheres

Manuais foram lançados ontem (25) e consolidam a luta das bancárias contra o assédio Representantes do Comando Nacional dos Bancários e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) se reuniram nesta segunda-feira (25) para o lançamento de duas cartilhas de combate à violência de gênero: “Sexo Frágil – Um manual sobre a masculinidade e suas questões” […]

Leia mais

Chapas 6 e 33 vencem eleições da Cassi

Eleitos para Conselho Fiscal e para a Diretoria de Planos de Saúde e Relacionamento com Clientes e Conselho Deliberativo tomam posse em junho As chapas 6 e 33 “Cassi para os Associados”, formadas por funcionários da ativa e aposentados do BB de várias regiões do país – que tiveram o apoio da Federação dos Bancários […]

Leia mais

Eleições Economus: Votação ocorre de 8 a 29 de abril

Conheça os candidatos apoiados pela Feeb SP/MS As eleições Economus ocorrem de 8 a 29 de abril. Associados poderão eleger dois representantes para o Conselho Deliberativo e um para o Conselho Fiscal. A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) e seus sindicatos filiados apoiarão para as […]

Leia mais

Sindicatos filiados