Bancários decidem intensificar a greve nos cinco maiores bancos

19.09.2013

Em assembleia realizada na noite desta quarta-feira, 18, os bancários de Piracicaba e Região decidiram que a greve irá se concentrar nas maiores agências dos bancos Bradesco, Banco do Brasil, Itaú, Santander e Caixa Econômica Federal. Ao longo desta quinta-feira, 19, a paralisação poderá se ampliar para os demais bancos.  Reajuste Os bancários reivindicam reajuste […]

Em assembleia realizada na noite desta quarta-feira, 18, os bancários de Piracicaba e Região decidiram que a greve irá se concentrar nas maiores agências dos bancos Bradesco, Banco do Brasil, Itaú, Santander e Caixa Econômica Federal. Ao longo desta quinta-feira, 19, a paralisação poderá se ampliar para os demais bancos. 

Reajuste

Os bancários reivindicam reajuste de 11,93% para todas as verbas salarias, no entanto, a Fenaban propôs apenas 6,1%, ou seja, apenas repõe a inflação do período, sem aumento real.

A categoria exige ainda piso de R$ 2.860,21 (salário mínimo do Dieese) e vales alimentação, refeição, 13ª cesta e auxílio-creche/babá correspondente ao salário mínimo nacional.

Condições de trabalho e Segurança

Os bancários querem melhores condições de trabalho, com o fim das metas abusivas e do assédio moral. A categoria também reivindica que as instituições financeiras valorizem a vida e invistam na prevenção contra assaltos e sequestros.

Emprego

Entre as principais reivindicações estão o fim das demissões, mais contratações, aumento da inclusão bancária, combate às terceirizações, especialmente ao PL 4330 que permite que qualquer atividade seja terceirizada e precariza as condições de trabalho, além da aprovação da Convenção 158 da OIT, que proíbe as dispensas imotivadas. 

Notícias Relacionadas

Feeb SP/MS participa de 51º Encontro Nacional CONTEC

Evento em Uberlândia debateu temas de interesse da categoria bancária e aprovou pautas de reivindicações para a Campanha Nacional dos Bancários. A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, representada por seus sindicatos filiados, marcou presença no 51º Encontro Nacional Contec, realizado nos dias 20 e 21 de junho, […]

Leia mais

Trabalhadores do Itaú entregam pauta específica de reivindicações no dia 25

Documento é resultado do encontro nacional, realizado em São Paulo, no dia 6 de junho A Comissão de Organização dos Empregados (COE) vai entregar a minuta específica de reivindicações ao Itaú na próxima terça-feira (25). O documento servirá de base para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) específico do banco. As reivindicações foram […]

Leia mais

Intransigência da Caixa encerra negociações sobre redução de jornada para pais/mães e responsáveis por PcD e neurodivergentes (TEA)

Banco retira da proposta a concessão para empregados PcD, impõe uma série de travas para permitir a redução da jornada para pais/mães/responsáveis de PcD e encerra mesa de negociações após receber questionamentos sobre pontos sensíveis da proposta A reunião que negociaria a redução de jornada para empregadas e empregados da Caixa Econômica Federal com deficiência […]

Leia mais

Sindicatos filiados