Bancários do HSBC se reúnem na Federação para debater temas do Encontro Nacional

04.05.2013

A Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul promoveu nesta sexta-feira, dia 3, uma reunião para preparar os bancários do HSBC para o Encontro Nacional, marcado para os dias 15, 16 e 17 de maio, em Curitiba (PR).  No encontro, os funcionários aprofundaram os debates sobre emprego, saúde e condições de […]

A Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul promoveu nesta sexta-feira, dia 3, uma reunião para preparar os bancários do HSBC para o Encontro Nacional, marcado para os dias 15, 16 e 17 de maio, em Curitiba (PR). 

No encontro, os funcionários aprofundaram os debates sobre emprego, saúde e condições de trabalho, remuneração, previdência complementar e plano de saúde.

Previdência Complementar 

Pauta importante que precisa ser retomada na mesa permanente. O coletivo debateu o atual programa que o banco paga, que é insignificante – 0,5% sobre a folha de pagamento.

Saúde e Condições de Trabalho 

Os funcionários e dirigentes sindicais apontaram diversas situações que ocorrem nos locais de trabalho, como assédio moral e cobranças abusivas de metas. O banco tenta ainda descaracterizar os acidentes de trabalho, agravando o quadro clinico e psicológico. 

Segurança bancária 

Foram feitos relatos de inobservância da lei 7102 e da convenção coletiva. A orientação da mesa foi de proceder junto à Polícia Federal nos Estados, encarregados de fiscalizar a segurança bancária, além da luta por aprovação de leis municipais de segurança, como a que obriga os bancos a colocarem biombos e divisórias entre os caixas. 

Emprego 

Os bancários reforçaram ainda a luta por mais contratações e fim da rotatividade. “Com a reestruturação que o banco andou fazendo em diversas áreas, está faltando pessoal nas agências. Sem contar o aumento da terceirização e descaraterização do jovem aprendiz, utilizado como subemprego no banco”, destaca EdemilsonFavaron representante da Feeb-SP/MS na COE HSBC.

Remuneração variável 

Os programas próprios PPR/PSV são construídos de forma unilateral, sem diálogo com os sindicatos. Outro item criticado pelos funcionários é o processo de avaliação do CDP. 
Saúde 

Desde janeiro, o banco mudou as regras do plano de saúde sem qualquer discussão com sindicatos. Os titulares passaram a não pagar mensalidades. O fato de o funcionário não contribuir mais, à primeira vista parece bom, mas na verdade ele perde o direito de permanecer de 6 meses a 02 anos após demissão sem justa causa, como determina a lei 9.656/98. “Isso é um retrocesso nos direitos do trabalhador”, afirma Edemilson. Por outro lado, as mensalidades pagas pelos dependentes chega a ter reajuste de 150%. Além disso, a coparticipação que era cobrada a partir da sétima consulta passou a ser exigida na primeira. 

CPK 

Os funcionários reivindicam revisão sobre o valor pago, sendo que este não supre a necessidade quanto ao custo de utilização do veículo e é abaixo do valor pago no mercado. 

Participação

Participaram Marcos Valério Viana (Sorocaba), João Analdo (Ponta Porã), Edemilson Favaron (Rio Preto), Hilário Juliano (Rio Preto), Luis Fernando Pauleli (Rio Claro), Adriano Carvalho dos Santos (Marília), Jefferson Ricardo Gabriel (Marília), Alberto Carlos (Lins), Jair César Pinto de Aguiar (Marília), Ricardo dos Santos (Sorocaba), Danilo Anderson (Campinas), Rosangela Oliveira (São José dos Campos), Camilo José Preto (São José dos Campos), Janaína Regiane da Silva (São José dos Campos) e Hélcio José de Oliveira (Guaratinguetá).

> Para ler outras notícias do HSBC, clique aqui

Fonte: Feeb-SP/MS 

Notícias Relacionadas

Banco do Brasil aprova atualização da Tabela PIP para beneficiar trabalhadores do Previ Futuro

Mudança na Pontuação Individual do Participante permite aumento na contribuição adicional e soma mais recursos para a aposentadoria, atendendo a antiga reivindicação dos funcionários O Banco do Brasil aprovou as mudanças na Tabela PIP (Pontuação Individual do Participante), uma reivindicação antiga dos trabalhadores, que permitirá aumentar a contribuição adicional para a aposentadoria. O anúncio foi […]

Leia mais

Eleições da Funcef: votação segue até sexta-feira (19)

Participantes da ativa e assistidos dos planos de previdência podem votar até sexta-feira (19), mas a orientação é não deixar para a última hora Teve início nesta terça-feira (16), a votação para as Eleições Funcef. Participantes dos planos de previdência da Funcef podem votar para definir quem vai ocupar a diretoria de Administração e Controladoria, […]

Leia mais

Feeb SP/MS dá posse para nova Diretoria

                Diretoria eleita assume quadriênio 2024/2028 A Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) empossou a nova diretoria da entidade, eleita durante o VIII Congresso Interestadual, realizado em março, em São Paulo. A posse foi oficializada no dia 08 […]

Leia mais

Sindicatos filiados