Bancários do Itaú e Santander conquistam garantia de empregos por meio de reivindicação do Comando Nacional

25.03.2020

Serviços presenciais nas agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal acontecem somente em casos excepcionais Nesta terça-feira, 24, a Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul se reuniu novamente com o Comando Nacional por videoconferência. O objetivo foi dar prosseguimento às discussões de […]

Serviços presenciais nas agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal acontecem somente em casos excepcionais

Nesta terça-feira, 24, a Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul se reuniu novamente com o Comando Nacional por videoconferência. O objetivo foi dar prosseguimento às discussões de garantia de emprego e remuneração. Os atendimentos bancários também estiveram mais uma vez em pauta.
“Hoje, de diversas formas, temos em torno de 200 mil colegas em suas casas. Temos que verificar distorções no dia-a-dia e denunciar para que tomemos as medidas necessárias, sem esquecer da velha e eficiente intervenção sindical. Vamos continuar em alerta e reconhecer o que cada dirigente tem feito nesses dias de dificuldade. Parabéns a cada um de vcs”, comenta o vice-presidente da Feeb SP MS, Jeferson Boava.

Entre as reivindicações negociadas coletivamente e já conquistadas estão a liberação de profissionais de grupo de risco, entre eles, acima de 60 anos, gestantes, ou com alguma questão de saúde debilitada e a liberação de mais de 200 mil bancários para a prestação de serviço à distancia por meio da modalidade Home Office.
Durante a videoconferência, os representantes da categoria debateram as respostas já enviadas pelos bancos após reivindicações do Comando Nacional e avaliaram ainda, as medidas implantadas até o momento.

Posicionamento dos Bancos
Durante a reunião, os Bancos Itaú e Santander informaram que acataram a reivindicação de garantia de emprego dos trabalhadores enquanto a pandemia gerada pelo novo coronavírus (COVID-19) não for dissipada.
Já a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, além de liberar trabalhadores para o serviço de home office, anunciou o funcionamento das agências somente para casos essenciais, de modo que garanta a sobrevivência tanto dos usuários, como dos clientes.

Santander, Itaú e Bradesco também estão adotando medidas de contingenciamento para a entrada nas agências.

“É importante continuarmos unidos para que a categoria seja assegurada neste momento crítico que vivemos em relação à pandemia. Estamos à disposição de cada um e agindo de forma participativa e constante junto ao Comando Nacional em defesa do bancário”, conclui Boava.

Outras conquistas

Os bancários também conquistaram a antecipação do 13º em vários bancos, como forma de garantir renda e ajuda aos familiares.

O Santander fechou parte das agências por localidade e colocou parte do quadro de funcionários em férias coletivas.

Todos os que estão com suspeita de terem contraído o vírus e os que tiveram contato com estes, foram liberados do trabalho e as unidades em que eles trabalham são higienizadas segundo as orientações das autoridades sanitárias, conforme acordado.

Os bancos também prometeram intensificar as campanhas de comunicação, inclusive na TV, sobre as medidas sanitárias de prevenção e as posturas sociais a serem tomadas para impedir , ou reduzir a propagação da doença.
 

Notícias Relacionadas

Santander implementa teletrabalho em áreas administrativas

Modalidade é válida para áreas administrativas e contemplam eixo São Paulo e Rio de Janeiro O Santander anunciou que irá implementar o teletrabalho (home office). A modalidade é válida para bancários das áreas administrativas, lotados majoritariamente no eixo São Paulo e Rio de Janeiro, segundo as regras previstas na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria. As […]

Leia mais

Santander paga PLR e demais adicionais no dia 28 de fevereiro

Representantes da Comissão de Organização de Empregados (COE/Santander) foram informados nesta terça-feira (01), sobre a data de pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). O valor será creditado no dia 28 deste mês. Junto com a PLR bancárias e bancários do Santander receberão os percentuais do Programa Próprio de Resultados do Santander (PPRS), do […]

Leia mais

Feeb SP/MS monta grupo de trabalho para discutir metas com Banco Itaú

Prazo para organização de grupos de representação se encerrou no último dia 31 Bancários representados pela Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul formalizaram o pedido junto ao banco para montagem de um grupo de trabalho para discussão de metas. De acordo com a cláusula 87 da Convenção Coletiva […]

Leia mais

Sindicatos filiados