Bancários do Santander aprovam aditivo que prorroga acordo de compensação de horas

11.02.2021

Assembleias ocorreram nesta semana Bancários do Santander e sindicatos aprovaram na última terça-feira (09), durante assembleias, o aditivo do Acordo Coletivo de Trabalho sobre a Compensação de Jornada de regime especial. O acordo foi assinado em agosto de 2020, e tem vigência do dia 1° de janeiro de 2021 a 31 de agosto de 2022. […]

Assembleias ocorreram nesta semana

Bancários do Santander e sindicatos aprovaram na última terça-feira (09), durante assembleias, o aditivo do Acordo Coletivo de Trabalho sobre a Compensação de Jornada de regime especial. O acordo foi assinado em agosto de 2020, e tem vigência do dia 1° de janeiro de 2021 a 31 de agosto de 2022.

O prazo inicial para compensação das horas negativas era janeiro de 2021.

Em razão da pandemia, a Comissão de Organização dos Empregados (COE) Santander negociou com o banco a prorrogação da acumulação das horas negativas e a sua compensação.

O banco por sua vez, concordou em assinar um novo Aditivo, adiando o início da compensação (de 2h por dia), de janeiro para março deste ano. O prazo para a compensação das horas para de 12 para 18 meses.

Banco de horas

As horas negativas referem-se às horas acumuladas desde o início da pandemia para quem não fez home office e não poderia ir trabalhar devido à comorbidades. Após negociação, as horas acumuladas passam a ser compensadas a partir de março de 2021. O documento está condicionado à análise futura das condições da pandemia de coronavírus, com a possibilidade de nova prorrogação.

O acordo inclui ampliação da compensação de 12 para 18 meses, com veto para desconto em folha de pagamento até que encerrado o prazo. Em caso de demissão sem justa causa ou aposentadoria, a proposta também prevê veto para o desconto das horas não compensadas.

"Após negociações do COE Santander com o Banco, finalmente chegamos a um consenso e aprovamos de modo que não seja prejudicial a nenhum funcionário. Nosso objetivo é celebrar acordos que valorizem e protejam os trabalhadores”, explica a representante da Feeb SP/MS na COE Santander, Ana Stela Lima.

 

Notícias Relacionadas

Eleições Economus – Ainda dá tempo de votar!

Passamos da metade do período do pleito, que vai eleger dois membros ao conselho deliberativo e um membro ao conselho fiscal do Economus. Até esta sexta-feira (19), 28% dos eleitores haviam exercido o direito ao voto. A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB SP/MS) e seus sindicatos […]

Leia mais

Banco do Brasil aprova atualização da Tabela PIP para beneficiar trabalhadores do Previ Futuro

Mudança na Pontuação Individual do Participante permite aumento na contribuição adicional e soma mais recursos para a aposentadoria, atendendo a antiga reivindicação dos funcionários O Banco do Brasil aprovou as mudanças na Tabela PIP (Pontuação Individual do Participante), uma reivindicação antiga dos trabalhadores, que permitirá aumentar a contribuição adicional para a aposentadoria. O anúncio foi […]

Leia mais

Eleições da Funcef: votação segue até sexta-feira (19)

Participantes da ativa e assistidos dos planos de previdência podem votar até sexta-feira (19), mas a orientação é não deixar para a última hora Teve início nesta terça-feira (16), a votação para as Eleições Funcef. Participantes dos planos de previdência da Funcef podem votar para definir quem vai ocupar a diretoria de Administração e Controladoria, […]

Leia mais

Sindicatos filiados