Bancarização avança no Brasil e atinge 60% da população que trabalha

15.04.2015

O índice de bancarização no Brasil atingiu 60% no ano passado, segundo dados divulgados nesta terça-feira pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). O número representa um aumento de três pontos percentuais na comparação com 2013. O indicador é obtido a partir da divisão da quantidade de CPFs no país pela população economicamente ativa. Em termos […]

O índice de bancarização no Brasil atingiu 60% no ano passado, segundo dados divulgados nesta terça-feira pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). O número representa um aumento de três pontos percentuais na comparação com 2013. O indicador é obtido a partir da divisão da quantidade de CPFs no país pela população economicamente ativa.

Em termos de contas correntes totais, houve um crescimento de 4,9% em relação a 2013, para 108 milhões de contas bancárias.

Apesar do aumento da bancarização, essa expansão foi inferior ao crescimento dos ativos do setor bancário, que teve uma alta de 13% no ano passado, para R$ 7,3 trilhões.

A rede de agências bancárias se manteve estável, em 23 mil pontos. Com isso, o número de agências por 100 mil adultos bancarizados se reduziu de 30 para 28. Das cinco regiões do Brasil, apenas Nordeste e Norte mostraram um crescimento no número de agências bancárias. Sudeste apresentou retração, enquanto Sul e Centro-Oeste mostraram estabilidade.

A quantidade de caixas eletrônicos também mostrou uma redução no país de 4% no ano passado, de 166 mil para 159 mil. "Os bancos estão revendo, fazendo uma consolidação dos ATMs", disse Gustavo Fosse, diretor de tecnologia bancária da Febraban.

Além da busca por eficiência, outro fator citado pela pesquisa para explicar a redução do número de ATMs é a segurança. Uma série de caixas eletrônicos tem sido explodidos com bananas de dinamites para que o dinheiro seja furtado.

Mesmo com uma certa redução da presença dos bancos nas ruas, o volume de transações bancárias feito em 2014 cresceu 14% no ano passado, para 46 bilhões. O internet banking permaneceu como o canal com maior uso pelos correntistas, responsável por 41% das transações, igual número do ano anterior. Na sequência, está o ATM, com 21%, o que representou 2 pontos percentuais a menos do que em 2013.

O canal mobile banking é o que mais ganhou espaço, passando de 6% das transações bancárias no ano retrasado para 12% em 2014. Uma em cada quatro contas correntes utiliza o mobile banking. Do total de usuários de internet móvel, 34% usam o mobile banking. É um número ainda inferior àquele observado em países como Turquia (61%), Estados Unidos (51%) e China (51%).

A pesquisa da Febraban sobre tecnologia bancária consultou 20 instituições financeiras, que representam 90% do total de ativos dos bancos no país.
 

Fonte: http://extra.globo.com

Notícias Relacionadas

Trabalhadores cobram reunião com BB para debater salários e metas

Movimento sindical bancário cobra resoluções sobre defasagens nas remunerações e no modelo de plano de funções, para eliminar distorções salariais e garantir melhores condições de trabalho A notícia divulgada pelo portal Uol de que “BB quer aumentar salário da Presidente para R$ 117 mil; 57% de reajuste”, repercutiu negativamente entre as trabalhadoras e trabalhadores do […]

Leia mais

Consulta Nacional: Bancários de todo o país podem contribuir com a construção de pautas para a Campanha Nacional

Respostas serão compiladas e somadas às resoluções das conferências estaduais e regionais A Consulta Nacional já está disponível e pode ser respondida por bancárias e bancários de todo o país, filiados ou não aos sindicatos. O objetivo é que a participação contribua com a construção de pautas para as reivindicações da Campanha Nacional deste ano. […]

Leia mais

Eleições Economus – Ainda dá tempo de votar!

Passamos da metade do período do pleito, que vai eleger dois membros ao conselho deliberativo e um membro ao conselho fiscal do Economus. Até esta sexta-feira (19), 28% dos eleitores haviam exercido o direito ao voto. A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB SP/MS) e seus sindicatos […]

Leia mais

Sindicatos filiados