Banco do Brasil: Mesa sobre ascensão profissional avança

18.03.2016

O Banco do Brasil apresentou dados sobre ascensão profissional durante a segunda reunião de mesa específica com os sindicatos, realizada no último dia 17, em Brasília. Entre os dados, quantidade de nomeações e estatísticas referente à nomeação de mulheres para cargos gerenciais e executivos, nomeação envolvendo raça e pessoas com deficiência e melhorias solicitadas na […]


O Banco do Brasil apresentou dados sobre ascensão profissional durante a segunda reunião de mesa específica com os sindicatos, realizada no último dia 17, em Brasília. Entre os dados, quantidade de nomeações e estatísticas referente à nomeação de mulheres para cargos gerenciais e executivos, nomeação envolvendo raça e pessoas com deficiência e melhorias solicitadas na primeira reunião da mesa, realizada no dia 8 dezembro do ano passado. Deborah Negrão de Campos, diretora do Sindicato dos Bancários de Campinas e Região representou a Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB-SP/MS) na mesa.

No que refere às pessoas com deficiência, o BB informou que grupo de trabalho constituído exclusivamente para debater a ascensão profissional já se reuniu e contou com a participação de vários funcionários com deficiência de diversas regiões do país. Quanto ao sistema TAO, o Banco apresentou algumas mudanças e a construção de um painel de oportunidades na intranet, bem como estuda o desenvolvimento de um aplicativo móvel para facilitar a visualização de vagas nas diversas funções e também dar mais transparência e divulgação aos processos seletivos. Cabe destacar que essa proposta foi apresentada pelo Sindicato dos Bancários de Campinas e Região.

Um dado importante divulgado pelo BB: o número de excepcionalidades de nomeação fora dos 20 primeiros caiu para 0,08% do total; na rede de agências, é zero. O BB também divulgou que vai capacitar gestores para executar processo de seleção, ampliando assim a participação da Gepes.

Os sindicatos cobraram transparência nos processos em todas as situações, como no caso de vagas que aparecem da noite para o dia, sem tempo suficiente de divulgação. Os representantes dos funcionários reivindicaram um tempo mínimo para que a vaga fique em aberto e que se tenha mecanismos de alertas para quem está concorrendo a determinada vaga. Os sindicatos reivindicaram ainda melhorias os processos seletivos para todos os cargos e que as certificações tenham maior peso, de forma a ampliar os critérios e objetivos nas seleções internas.

Os representantes dos funcionários cobraram, mais uma vez, retorno (feedbacks) aos concorrentes em todas as seleções internas; inclusive aquelas feitas na própria unidade, como forma de se dar mais transparência e melhorar a qualificação dos não selecionados em futuras oportunidades de ascensão.
A diretora Deborah esclarece que alguns temas foram abordados, mas serão tratados em outras mesas, como a discussão sobre progressão horizontal, módulo básico e avançado para todos os cargos. Discutiu-se ainda o código de ponto de greve e o assédio nos processos de nomeação. O assunto será debatido com profundidade na mesa temática de resolução de conflitos, que será instalada no próximo mês.

A mesa temática de ascensão profissional terá mais uma rodada em data a ser definida até o próximo mês, “onde será apresentado um relatório dos debates e propostas; entre elas, estudo da ascensão dos funcionários incorporados”, ressalta a diretora Deborah.

Fonte: Sindicato dos Bancários de Campinas e Região

Notícias Relacionadas

Veja as regiões da FEEB SP/MS que aprovaram o ACT/Caixa

Assembleias foram encerradas ontem (12) em todo o país; documento será assinado na segunda-feira (16) e PLR será creditada na terça-feira (17) Nesta quarta (11) e quinta-feira (12), sindicatos dos bancários de todo o país realizaram assembleias para avaliar o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) da Caixa Econômica Federal. A proposta foi aprovada pela maioria […]

Leia mais

Santander insiste na compensação dos programas próprios na PLR

Nova rodada de negociação será realizada na semana que vem A sexta rodada de negociação do aditivo do Santander, entre integrantes da Comissão de Organização dos Empregados (COE) e a direção do banco, foi realizada nesta quarta-feira (11/09), em São Paulo, e terminou sem acordo. Um novo encontro para discutir os interesses da categoria será […]

Leia mais

Trabalhadores assinam CCT e ACT do BB com vigência até 2026

Com as assinaturas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria e do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do Banco do Brasil, adiantamento da PLR será em setembro O Comando Nacional dos Bancários (Contraf CUT) e a Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação (CONTEC) assinaram nesta terça-feira (10), com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), […]

Leia mais

Sindicatos filiados