Banco do Brasil: Mesa sobre ascensão profissional avança

18.03.2016

O Banco do Brasil apresentou dados sobre ascensão profissional durante a segunda reunião de mesa específica com os sindicatos, realizada no último dia 17, em Brasília. Entre os dados, quantidade de nomeações e estatísticas referente à nomeação de mulheres para cargos gerenciais e executivos, nomeação envolvendo raça e pessoas com deficiência e melhorias solicitadas na […]


O Banco do Brasil apresentou dados sobre ascensão profissional durante a segunda reunião de mesa específica com os sindicatos, realizada no último dia 17, em Brasília. Entre os dados, quantidade de nomeações e estatísticas referente à nomeação de mulheres para cargos gerenciais e executivos, nomeação envolvendo raça e pessoas com deficiência e melhorias solicitadas na primeira reunião da mesa, realizada no dia 8 dezembro do ano passado. Deborah Negrão de Campos, diretora do Sindicato dos Bancários de Campinas e Região representou a Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB-SP/MS) na mesa.

No que refere às pessoas com deficiência, o BB informou que grupo de trabalho constituído exclusivamente para debater a ascensão profissional já se reuniu e contou com a participação de vários funcionários com deficiência de diversas regiões do país. Quanto ao sistema TAO, o Banco apresentou algumas mudanças e a construção de um painel de oportunidades na intranet, bem como estuda o desenvolvimento de um aplicativo móvel para facilitar a visualização de vagas nas diversas funções e também dar mais transparência e divulgação aos processos seletivos. Cabe destacar que essa proposta foi apresentada pelo Sindicato dos Bancários de Campinas e Região.

Um dado importante divulgado pelo BB: o número de excepcionalidades de nomeação fora dos 20 primeiros caiu para 0,08% do total; na rede de agências, é zero. O BB também divulgou que vai capacitar gestores para executar processo de seleção, ampliando assim a participação da Gepes.

Os sindicatos cobraram transparência nos processos em todas as situações, como no caso de vagas que aparecem da noite para o dia, sem tempo suficiente de divulgação. Os representantes dos funcionários reivindicaram um tempo mínimo para que a vaga fique em aberto e que se tenha mecanismos de alertas para quem está concorrendo a determinada vaga. Os sindicatos reivindicaram ainda melhorias os processos seletivos para todos os cargos e que as certificações tenham maior peso, de forma a ampliar os critérios e objetivos nas seleções internas.

Os representantes dos funcionários cobraram, mais uma vez, retorno (feedbacks) aos concorrentes em todas as seleções internas; inclusive aquelas feitas na própria unidade, como forma de se dar mais transparência e melhorar a qualificação dos não selecionados em futuras oportunidades de ascensão.
A diretora Deborah esclarece que alguns temas foram abordados, mas serão tratados em outras mesas, como a discussão sobre progressão horizontal, módulo básico e avançado para todos os cargos. Discutiu-se ainda o código de ponto de greve e o assédio nos processos de nomeação. O assunto será debatido com profundidade na mesa temática de resolução de conflitos, que será instalada no próximo mês.

A mesa temática de ascensão profissional terá mais uma rodada em data a ser definida até o próximo mês, “onde será apresentado um relatório dos debates e propostas; entre elas, estudo da ascensão dos funcionários incorporados”, ressalta a diretora Deborah.

Fonte: Sindicato dos Bancários de Campinas e Região

Notícias Relacionadas

Dirigentes da base da Feeb-SP/MS recebem segundo módulo do curso de formação da Contraf-CUT

Programa trata da estruturação histórica das organizações sindicais e da luta dos trabalhadores O Curso de Formação Sindical para Dirigentes, da Secretaria de Formação da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), estreia o seu segundo módulo nesta sexta-feira (17) e no sábado (18) para as bases da Federação dos Bancários de São Paulo […]

Leia mais

Bancários se preparam para Conferência Nacional da categoria

Consulta aos trabalhadores nas bases sindicais de todo o país e conferências estaduais e regionais servirão de subsídio para os debates nacionais que levarão à construção da pauta de reivindicações e da estratégia da Campanha Nacional 2024 Bancárias e bancários de todo o país se reúnem, em São Paulo, entre os dias 4 e 9 […]

Leia mais

Lucro da Caixa cresceu 49% no 1º trimestre de 2024

Com 1,56 milhão de novos clientes e 168 empregados a menos no quadro de pessoal, aumenta também a sobrecarga A Caixa Econômica Federal anunciou na noite de quarta-feira (15) um lucro líquido recorrente de R$ 2,88 bilhões no primeiro trimestre de 2024, alta de 49,1% em comparação ao mesmo período de 2023 e de 0,5% em relação […]

Leia mais

Sindicatos filiados