Banco do Brasil não avança em proposta da reestruturação do MPT

09.02.2021

Trabalhadores recusam proposta limitada do banco A Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil, se reuniu nesta terça-feira (09) com a mediação do Ministério Público do Trabalho (MPT) e representantes do Banco para tratar sobre as negociações referentes à reestruturação. Dentre as reivindicações estão a suspensão do descomissionamento de caixas e informações sobre […]

Trabalhadores recusam proposta limitada do banco

A Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil, se reuniu nesta terça-feira (09) com a mediação do Ministério Público do Trabalho (MPT) e representantes do Banco para tratar sobre as negociações referentes à reestruturação. Dentre as reivindicações estão a suspensão do descomissionamento de caixas e informações sobre o novo processo de reestruturação do Banco do Brasil.

Vale destacar que a CEBB representa aproximadamente 95% da categoria, mas na segunda-feira (8), o banco havia condicionado a continuidade das negociações à participação da outra confederação e de três sindicatos não filiados.

Durante a reunião, o Banco apresentou uma proposta de prorrogação de 30 dias no processo de retirada da gratificação dos caixas, mas condicionou a proposta à assinatura por todas as entidades do acordo de compensação de horas em decorrência da pandemia e do Acordo de Comissão de Conciliação Prévia (CCP), ambos já em negociação com a CEBB. O banco exigiu ainda, a retirada de ações judiciais em andamento contra o banco.

Diante do apresentado, o movimento sindical recusou a proposta e deverá retomar às negociações na próxima terça-feira, às 17h.

“A transparência nas negociações e a reavaliação do Banco no processo de reestruturação são as principais reivindicações da categoria. A proposta inviável e diante do contexto seguiremos com as ações judicias contra o banco”, destaca Jeferson Boava, presidente da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB SP/MS).

Durante a reunião o Banco se negou a listar as agências que serão fechadas e aceitou prorrogar a gratificação por apenas 30 dias.

Nesta quarta-feira (10), após aprovação em assembleia de estado de greve, o Banco do Brasil terá nova paralisação de 24h.

 

Notícias Relacionadas

Comando Nacional dos Bancários debate pautas da Marcha da Classe Trabalhadora

Reforma tributária, Movimento Sindical Seminário Ampliado, que acontece em Brasília, nesta segunda-feira (28), visa fortalecer e atualizar a pauta dos trabalhadores na Marcha da Classe Trabalhadora Seminário Nacional Ampliado Data: 28 de abril de 2025 Local: Teatro dos Bancários de Brasília Horário: a partir das 14h Objetivos: debater e fortalecer a pauta dos trabalhadores para […]

Leia mais

Trabalhador pode trocar dívidas mais caras por consignado para CLT

Reprodução Serviço pode ser feito direto no site ou aplicativo do banco A partir de sexta-feira (25), os trabalhadores com empréstimo consignado ou crédito direto ao consumidor (CDC) podem migrar essas dívidas para o Crédito do Trabalhador, que fornece o recurso a trabalhadores com carteira assinada com juros mais baixos. As 70 instituições financeiras habilitadas no […]

Leia mais

Banco do Brasil ultrapassa R$ 2,1 bilhões em Crédito ao Trabalhador

Número de desembolsos foi alcançado no primeiro mês de atualização do Consignado CLT O Banco do Brasil (BB) ultrapassou o valor de R$ 2,1 bilhões concedidos no programa Crédito ao Trabalhador, de acordo com anúncio feito pela instituição financeira neste sábado (26). Iniciado em 21 de março, a linha de empréstimos é uma alternativa com desconto em folha […]

Leia mais

Sindicatos filiados