Serviço será prestado somente em casos essenciais e de forma excepcional
A nova medida colocada em prática pelas agências do Banco do Brasil foi adotada após reivindicação do Comando Nacional dos Bancários à Fenaban, reuniões das quais a Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul tem participado.

Na última segunda-feira, 23, um comunicado geral foi enviado às unidades voltadas ao atendimento ao público, orientando-as na priorização dos serviços de abastecimento e funcionamento de todos os terminais das salas de autoatendimento. O comunicado informou ainda, que o atendimento presencial deve ser prestado somente em casos essenciais e de forma excepcional como exemplo, desbloqueio de senha e cartão, e saques de benefícios sociais sem cartão.
“Estamos satisfeitos de ver que as reivindicações que temos batalhado nestes últimos dias estão sendo ouvidas e colocadas em prática, isso para resguardar a saúde dos profissionais e da própria população”, disse o secretário geral da Feeb, Reginaldo Lourenço Breda.
Outras reivindicações
Os encontros, realizados por meio de videoconferência já totalizaram 17 reivindicações à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).
Entre elas, a manutenção apenas as atividades consideradas essenciais de acordo com o decreto 10.282/2020 (compensação bancária, redes de cartões de crédito e débito, caixas bancários eletrônicos e outros serviços não presenciais de instituições financeiras). O movimento sindical pede para que o atendimento dos casos de extrema necessidade, como, por exemplo, idosos que não tenham como usar outro meio e dependam do atendimento para sua sobrevivência, sejam realizados somente mediante agendamento prévio, para preservar os clientes e os trabalhadores.
Para clientes
O Comando também fez reivindicações que beneficiam os clientes e usuários do sistema bancário, como a suspensão dos vencimentos dos boletos por sessenta dias e a isenção de tarifas para de transferências eletrônicas (TED E DOC) para clientes com renda de até dois salários mínimos. O objetivo é diminuir a contaminação pelo uso de cédulas e evitar que os clientes se dirijam aos bancos para pagar boletos que vencem no período.
Notícias Relacionadas
Formação reuniu mulheres sindicalistas de todo o país para fortalecer a atuação feminina nas mesas de negociação
A dirigente Débora Machado, do Sindicato dos Bancários de São José dos Campos e Região, representou a Feeb SP/MS na Secretaria da Mulher da UGT-SP durante o curso Negociação Coletiva e Igualdade de Gênero no Mundo do Trabalho, promovido pelo Ministério das Mulheres, em Brasília. O encontro, realizado entre os dias 4 e 7 de […]
Leia maisFeeb SP/MS convoca plenária para discutir renovação do ACT Saúde Caixa
Encontro acontece no dia 10 de novembro, às 18h, via Zoom, e antecede as assembleias nos sindicatos filiados A Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) convoca todos os sindicatos filiados para participarem da plenária de esclarecimentos sobre a proposta de renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) Saúde […]
Leia maisEleições da Cabesp começam no dia 18 de novembro
Associados poderão votar até o dia 27 pelo portal da Caixa Beneficente, escolhendo diretores e membros do Conselho Fiscal A Caixa Beneficente dos Funcionários do Banco do Estado de São Paulo (Cabesp) realizará suas eleições entre os dias 18 e 27 de novembro de 2025. O processo terá início à 0h01 do dia 18 (terça-feira) […]
Leia mais