Bancos abusam da truculência para coibir a greve

22.09.2016

Devido ao forte movimento grevista dos bancários, os bancos estão mostrando para a sociedade brasileira a sua verdadeira face. Nos últimos dias os banqueiros resolveram abusar da truculência, adotando práticas antissindicais para impedir a greve. Cartazes foram arrancados das fachadas, atas notariais lavradas e até fotos e filmagens dos bancários conversando com os dirigentes sindicais […]

Devido ao forte movimento grevista dos bancários, os bancos estão mostrando para a sociedade brasileira a sua verdadeira face.
Nos últimos dias os banqueiros resolveram abusar da truculência, adotando práticas antissindicais para impedir a greve. Cartazes foram arrancados das fachadas, atas notariais lavradas e até fotos e filmagens dos bancários conversando com os dirigentes sindicais nas portas das agências foram feitas. “A tática deles agora é a intimidação”, disse Luciano Coimbra (Biro-Biro), diretor do Sindicato dos Bancários de Franca e Região.

INTERDITO PROIBITÓRIO

O juiz do trabalho Vinícius de Paula Löblein concedeu ao banco Santander Tutela de Urgência. Diz o magistrado em sua sentença “…defiro parcialmente a tutela de urgência requerida, tão somente para determinar que o requerido se abstenha de praticar qualquer ato que impeça o ingresso de clientes ou empregados que pretendam trabalhar, sob pena de multa diária de R$ 1.000,00.”

A decisão do juiz baseou-se na ata notarial de fl.26 (id nº b79b2b5), lavrada no 1º Tabelião de Notas e de Protesto de Letras e Títulos da Comarca de Franca.
“Nosso departamento jurídico já está trabalhando no processo para tentar modificar o entendimento da justiça acerca do assunto”, afirmou a diretora do sindicato e funcionária do Santander Márcia de Souza.

BANCO DO BRASIL

A greve tem se intensificado bastante no Banco do Brasil. Informações que chegaram ao sindicato dão conta de que em várias cidades a gerência média está aderindo cada vez mais à paralisação. “A adesão dos gerentes do BB ao movimento é muito importante, pois além de fortalecer ainda mais a greve, deixa claro à direção da empresa a crescente insatisfação pelas péssimas condições de trabalho a que são submetidos os funcionários do banco”, disse uma gerente de serviços do BB que pediu para não ser identificada.

Fonte: Sindicato dos Bancários de Franca e Região
 

Notícias Relacionadas

COE cobra explicações do Itaú sobre fechamento de agências e punições

O turnover também foi debatido na reunião desta quarta-feira (24) A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú se reuniu com a direção do banco, nesta quarta-feira (24), em São Paulo, para debater emprego, fechamento de agências, realocação e distribuição de funcionários e punições referentes à falta de certificações da Associação Brasileira das Entidades […]

Leia mais

GT de Saúde do Itaú busca construir cartilha sobre afastamento

Publicação visa fornecer direcionamento aos trabalhadores que se sentem desorientados durante o período de afastamento em relação ao banco e ao INSS Os representantes dos trabalhadores se reuniram com os representantes do Banco Itaú, nesta quarta-feira (24), para discutir a elaboração de uma cartilha que ofereça orientações aos trabalhadores que precisam se afastar por motivos […]

Leia mais

Trabalhadores cobram reunião com BB para debater salários e metas

Movimento sindical bancário cobra resoluções sobre defasagens nas remunerações e no modelo de plano de funções, para eliminar distorções salariais e garantir melhores condições de trabalho A notícia divulgada pelo portal Uol de que “BB quer aumentar salário da Presidente para R$ 117 mil; 57% de reajuste”, repercutiu negativamente entre as trabalhadoras e trabalhadores do […]

Leia mais

Sindicatos filiados