Bancos abusam da truculência para coibir a greve

22.09.2016

Devido ao forte movimento grevista dos bancários, os bancos estão mostrando para a sociedade brasileira a sua verdadeira face. Nos últimos dias os banqueiros resolveram abusar da truculência, adotando práticas antissindicais para impedir a greve. Cartazes foram arrancados das fachadas, atas notariais lavradas e até fotos e filmagens dos bancários conversando com os dirigentes sindicais […]

Devido ao forte movimento grevista dos bancários, os bancos estão mostrando para a sociedade brasileira a sua verdadeira face.
Nos últimos dias os banqueiros resolveram abusar da truculência, adotando práticas antissindicais para impedir a greve. Cartazes foram arrancados das fachadas, atas notariais lavradas e até fotos e filmagens dos bancários conversando com os dirigentes sindicais nas portas das agências foram feitas. “A tática deles agora é a intimidação”, disse Luciano Coimbra (Biro-Biro), diretor do Sindicato dos Bancários de Franca e Região.

INTERDITO PROIBITÓRIO

O juiz do trabalho Vinícius de Paula Löblein concedeu ao banco Santander Tutela de Urgência. Diz o magistrado em sua sentença “…defiro parcialmente a tutela de urgência requerida, tão somente para determinar que o requerido se abstenha de praticar qualquer ato que impeça o ingresso de clientes ou empregados que pretendam trabalhar, sob pena de multa diária de R$ 1.000,00.”

A decisão do juiz baseou-se na ata notarial de fl.26 (id nº b79b2b5), lavrada no 1º Tabelião de Notas e de Protesto de Letras e Títulos da Comarca de Franca.
“Nosso departamento jurídico já está trabalhando no processo para tentar modificar o entendimento da justiça acerca do assunto”, afirmou a diretora do sindicato e funcionária do Santander Márcia de Souza.

BANCO DO BRASIL

A greve tem se intensificado bastante no Banco do Brasil. Informações que chegaram ao sindicato dão conta de que em várias cidades a gerência média está aderindo cada vez mais à paralisação. “A adesão dos gerentes do BB ao movimento é muito importante, pois além de fortalecer ainda mais a greve, deixa claro à direção da empresa a crescente insatisfação pelas péssimas condições de trabalho a que são submetidos os funcionários do banco”, disse uma gerente de serviços do BB que pediu para não ser identificada.

Fonte: Sindicato dos Bancários de Franca e Região
 

Notícias Relacionadas

Negociação entre COE e Santander sobre renovação e ampliação do acordo aditivo

Representantes dos trabalhadores do Santander (COE) e a direção do banco estiveram reunidos nesta sexta-feira (26/07) para mais uma mesa de negociação no âmbito da Campanha Nacional. O representante do banco, Marcelo Souto, trouxe o retorno de questionamentos feitos na rodada anterior, mas as informações não foram completas, especialmente quanto ao número de trabalhadores bancários. “Ele […]

Leia mais

Negociações Caixa: Empregados exigem fim da cobrança abusiva de metas

Políticas de saúde do banco precisam ser efetivas para a melhoria do ambiente de trabalho A Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa Econômica Federal se reuniu, nesta sexta-feira (26) com o banco para tratar sobre os diversos problemas do dia a dia que afetam a saúde do trabalhador. Entre as considerações feitas pela CEE […]

Leia mais

Direitos dos incorporados, saúde mental e complementação salarial são tema abordados em mesa de negociação do BB

Saúde e condições de trabalho foram os temas centrais da quinta mesa de negociação específica para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do Banco do Brasil, dentro da Campanha Nacional A primeira reivindicação dos dirigentes sindicais, debatida com a direção do Banco do Brasil nessa sexta-feira (26/07), em São Paulo, foi a situação […]

Leia mais

Sindicatos filiados