Bancos não aceitam discutir metas na 1ª rodada

19.08.2014

Os bancos voltaram a negar o debate sobre metas, durante a primeira rodada de negociação da Campanha Nacional 2014, realizada hoje (19) em São Paulo. Para a Federação Nacional de Bancos (Fenaban), a definição de metas cabe aos gestores de cada instituição financeira, sem interferência dos trabalhadores. Os representantes dos bancos inclusive questionaram os números […]

Os bancos voltaram a negar o debate sobre metas, durante a primeira rodada de negociação da Campanha Nacional 2014, realizada hoje (19) em São Paulo. Para a Federação Nacional de Bancos (Fenaban), a definição de metas cabe aos gestores de cada instituição financeira, sem interferência dos trabalhadores. Os representantes dos bancos inclusive questionaram os números de afastamentos por doença do trabalho. A Fenaban finge desconhecer que as metas abusivas, o assedio moral, adoecem os bancários.

Os números oficiais, apresentados pelo Comando Nacional, representante dos trabalhadores, não mentem. Segundo o INSS, 18.671 bancários foram afastados do trabalho para tratamento de saúde, em 2013. O que significa um crescimento de 41% em relação aos últimos cinco anos.

E mais: as doenças mentais já superam os casos de LER/Dort (Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho). Do total de auxílios-doença acidentários registrados pelo INSS no ano passado, 52,7% tiveram como causas principais os transtornos mentais e do sistema nervoso. Ou seja, de cada grupo de dez bancários doentes, cinco são por depressão. Ao comparar os dados de 2009 até 2013, os casos de doenças do sistema nervoso e transtornos mentais e comportamentais cresceram 64,28%, saltando de 3.466 para 5.694.

Isonomia de direitos para afastados

O Comando defendeu também a isonomia de tratamento e de direitos para os bancários afastados por acidente de trabalho e motivo de saúde. Hoje quem se afasta por doença possui menos direitos, como apenas seis meses de cesta-alimentação e suspensão do pagamento da PLR.

Para o secretário-geral da Federação dos Bancários de SP e MS, Jeferson Boava, que participou da rodada como integrante do Comando, o discurso da Fenaban não mudou. “Não aceitar que as metas adoecem, é fugir da realidade, não enfrentar o problema. É pura síndrome de avestruz. Queremos negociar soluções, sem enrolações”.

A negociação sobre saúde e condições de trabalho continua nesta quarta-feira (20), que deve tratar de reabilitação profissional, manutenção dos planos de saúde na aposentadoria, PCMSO, Cipa e Sipat, dentre outras reivindicações.

Calendário de negociações

Agosto
20 – 8h30 às 13h: Saúde e condições de trabalho
27 – 10h às 18h: Igualdade de Oportunidades e Segurança Bancária
28 – 8h30 às 13h: Igualdade de Oportunidades e Segurança Bancária

Setembro
3 – 13h às 18h: Emprego e Remuneração (PCS e piso)
4 – 10h às 18h: Emprego e Remuneração (PCS e piso)
10 – 13h às 18h: Remuneração (índice, PLR e auxílios)
11 – 10h às 18h: Remuneração (índice, PLR e auxílios)

Fonte: Contraf-CUT

Notícias Relacionadas

COE cobra explicações do Itaú sobre fechamento de agências e punições

O turnover também foi debatido na reunião desta quarta-feira (24) A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú se reuniu com a direção do banco, nesta quarta-feira (24), em São Paulo, para debater emprego, fechamento de agências, realocação e distribuição de funcionários e punições referentes à falta de certificações da Associação Brasileira das Entidades […]

Leia mais

GT de Saúde do Itaú busca construir cartilha sobre afastamento

Publicação visa fornecer direcionamento aos trabalhadores que se sentem desorientados durante o período de afastamento em relação ao banco e ao INSS Os representantes dos trabalhadores se reuniram com os representantes do Banco Itaú, nesta quarta-feira (24), para discutir a elaboração de uma cartilha que ofereça orientações aos trabalhadores que precisam se afastar por motivos […]

Leia mais

Trabalhadores cobram reunião com BB para debater salários e metas

Movimento sindical bancário cobra resoluções sobre defasagens nas remunerações e no modelo de plano de funções, para eliminar distorções salariais e garantir melhores condições de trabalho A notícia divulgada pelo portal Uol de que “BB quer aumentar salário da Presidente para R$ 117 mil; 57% de reajuste”, repercutiu negativamente entre as trabalhadoras e trabalhadores do […]

Leia mais

Sindicatos filiados