Bancos terão que atender clientes atrás de biombo em Franca

06.12.2020

As agências bancárias de Franca terão de atender os clientes atrás de biombos. O objetivo é evitar que outras pessoas vejam as transações financeiras que são realizadas nos caixas, como saques de dinheiro. Essa medida evitaria crimes como os chamados "saidinha de banco", nos quais os bandidos observam quem saca dinheiro para depois assaltar na […]

As agências bancárias de Franca terão de atender os clientes atrás de biombos. O objetivo é evitar que outras pessoas vejam as transações financeiras que são realizadas nos caixas, como saques de dinheiro. Essa medida evitaria crimes como os chamados "saidinha de banco", nos quais os bandidos observam quem saca dinheiro para depois assaltar na rua.

Uma lei já proíbe o uso de telefones celulares no interior das agências. Mas mesmo com essa determinação, os assaltos continuam a ocorrer. Isso porque o assaltante não precisa telefonar de dentro do banco. Para burlar essa lei, ele pode, por exemplo, seguir o cliente ou mesmo sair primeiro da agência para depois avisar o comparsa.
Com os biombos evitando que os clientes sejam vistos no caixa, a ação de olheiros de criminosos ficaria inviabilizada dentro das agências. O projeto foi aprovado ainda no ano passado e já está sancionado e publicado.

A lei, porém, não vinha sendo cumprida, o que deve ocorrer em pouco tempo. O setor de fiscalização notificou todas as agências bancárias de Franca e o prazo de 90 dias para a instalação dos biombos já está valendo.

O pedido para o cumprimento da lei partiu do Sindicato dos Bancários, que apóia a medida. O autor da lei, vereador Silas Cuba (PT), acredita que a determinação evitará muitos crimes que acontecem porque o cliente faz saques elevados no caixa aos olhos de todos que estão no interior da agência. "Se houver um assaltante por perto, ele vê o saque e arquiteta o crime", explicou.

De acordo com o setor de fiscalização da prefeitura, foram emitidas notificações para que a lei seja cumprida. Todas as 44 agências bancárias de Franca foram avisadas que em três meses o atendimento deverá estar adequado à legislação.

A penalidade pelo descumprimento é de 300 Unidades Fiscais do Município (cerca de R$ 1.200). Em caso de reincidência, esse valor é dobrado e havendo a insistência em descumprir a lei, o banco pode ter o alvará de funcionamento cassado.

A ocorrência de roubos a clientes de agências bancárias, a conhecida "saidinha", tem sido registrada com frequência em Franca. Em um dos casos mais recentes, um vendedor, de 29 anos, foi assaltado, após sacar R$ 5 mil de uma agência bancária no bairro Cidade Nova. Ele foi visto pegando o dinheiro no caixa e foi rendido por dois assaltantes no momento em que se preparava para entrar em seu carro.

A vítima foi obrigada a entregar o dinheiro e a chave de uma picape Strada aos dois bandidos que fugiram em uma moto. O dinheiro seria utilizado para realizar o pagamento de funcionários da empresa em que a vítima trabalha.

Fonte: Jornal Diário da Franca

Notícias Relacionadas

Proposta sobre Teletrabalho vai avançar

Reivindicações da categoria avançam nas negociações sobre trabalho remoto, mas Comando dos Bancários cobra agilidade na resposta sobre a proposta global A proposta da categoria bancária para o trabalho remoto avançou nas negociações realizadas na tarde desta quinta-feira (11) com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). “Tivemos evolução no Teletrabalho que se torna cláusula da […]

Leia mais

Caixa se nega a criar GT para discutir contencioso da Funcef

Banco avalia que o tema já é tratado pela própria fundação de previdência dos trabalhadores Em reunião de negociações da Campanha Nacional dos Bancários 2022, realizada nesta quarta-feira (10), com a Comissão Executiva dos Empregados (CEE), a Caixa Econômica Federação se negou a atender a reivindicação para que seja criado um grupo de trabalho (GT) […]

Leia mais

Atos pela democracia ocorrem em todo o País e reafirmam o compromisso contra o autoritarismo

Data de 11 de agosto marca a leitura de um manifesto contra ditadura militar em 1977 Brasileiros de inúmeras regiões do País realizaram nesta quinta-feira (11), atos em defesa do estado democrático de direito. Milhares de entidades representativas foram às ruas manifestar a defesa pela garantia da democracia e do sistema eleitoral eletrônico. A data […]

Leia mais

Sindicatos filiados