Bancos terão que atender clientes atrás de biombo em Franca

06.12.2020

As agências bancárias de Franca terão de atender os clientes atrás de biombos. O objetivo é evitar que outras pessoas vejam as transações financeiras que são realizadas nos caixas, como saques de dinheiro. Essa medida evitaria crimes como os chamados "saidinha de banco", nos quais os bandidos observam quem saca dinheiro para depois assaltar na […]

As agências bancárias de Franca terão de atender os clientes atrás de biombos. O objetivo é evitar que outras pessoas vejam as transações financeiras que são realizadas nos caixas, como saques de dinheiro. Essa medida evitaria crimes como os chamados "saidinha de banco", nos quais os bandidos observam quem saca dinheiro para depois assaltar na rua.

Uma lei já proíbe o uso de telefones celulares no interior das agências. Mas mesmo com essa determinação, os assaltos continuam a ocorrer. Isso porque o assaltante não precisa telefonar de dentro do banco. Para burlar essa lei, ele pode, por exemplo, seguir o cliente ou mesmo sair primeiro da agência para depois avisar o comparsa.
Com os biombos evitando que os clientes sejam vistos no caixa, a ação de olheiros de criminosos ficaria inviabilizada dentro das agências. O projeto foi aprovado ainda no ano passado e já está sancionado e publicado.

A lei, porém, não vinha sendo cumprida, o que deve ocorrer em pouco tempo. O setor de fiscalização notificou todas as agências bancárias de Franca e o prazo de 90 dias para a instalação dos biombos já está valendo.

O pedido para o cumprimento da lei partiu do Sindicato dos Bancários, que apóia a medida. O autor da lei, vereador Silas Cuba (PT), acredita que a determinação evitará muitos crimes que acontecem porque o cliente faz saques elevados no caixa aos olhos de todos que estão no interior da agência. "Se houver um assaltante por perto, ele vê o saque e arquiteta o crime", explicou.

De acordo com o setor de fiscalização da prefeitura, foram emitidas notificações para que a lei seja cumprida. Todas as 44 agências bancárias de Franca foram avisadas que em três meses o atendimento deverá estar adequado à legislação.

A penalidade pelo descumprimento é de 300 Unidades Fiscais do Município (cerca de R$ 1.200). Em caso de reincidência, esse valor é dobrado e havendo a insistência em descumprir a lei, o banco pode ter o alvará de funcionamento cassado.

A ocorrência de roubos a clientes de agências bancárias, a conhecida "saidinha", tem sido registrada com frequência em Franca. Em um dos casos mais recentes, um vendedor, de 29 anos, foi assaltado, após sacar R$ 5 mil de uma agência bancária no bairro Cidade Nova. Ele foi visto pegando o dinheiro no caixa e foi rendido por dois assaltantes no momento em que se preparava para entrar em seu carro.

A vítima foi obrigada a entregar o dinheiro e a chave de uma picape Strada aos dois bandidos que fugiram em uma moto. O dinheiro seria utilizado para realizar o pagamento de funcionários da empresa em que a vítima trabalha.

Fonte: Jornal Diário da Franca

Notícias Relacionadas

Chapa apoiada pelo Sindicato vence eleições Banesprev 2023

Todos os candidatos apoiados pelo Sindicato, Feeb SP/MS, Contraf-CUT, e demais entidades sindicais de todo o Brasil, entraram nas vagas de titulares e suplência. A chapa Em Defesa do Banesprev saiu vitoriosa do processo eleitoral para a Diretoria Administrativa, Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal e Comitê de Investimentos do plano. O Sindicato parabeniza aos eleitos, em […]

Leia mais

ELEITA COM 98,6% DOS VOTOS NOVA DIRETORIA DO SINDICATO DOS BANCÁRIOS DE GUARATINGUETÁ

Foi eleita nessa última quinta-feira (21/09) a nova diretoria para o exercício de 2024-2028.Apuração foi acompanhada pelo presidente da Feeb SP/MS, David Zaia.  Bancários e Bancárias de Guaratinguetá e Região elegeram a chapa 1 do Sindicato (Com Inovação e Dedicação Faremos a Diferença!) com a expressiva aprovação de 98,6% dos votos válidos, em um pleito […]

Leia mais

COE debate emprego, remuneração, agências e segurança bancária com o Itaú

Reunião foi realizada nesta quarta-feira, na sede do banco, em São Paulo A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú se reuniu com a direção do banco, na última quarta-feira (20), para discutir demandas relacionadas ao emprego, remuneração, agências e segurança bancária. Na ocasião, a representação dos trabalhadores buscou compreender a estrutura organizacional e […]

Leia mais

Sindicatos filiados