Banesprev Plano II: seus investimentos e plano de custeio

27.01.2015

Pelos muitos motivos conjunturais ocorridos, hoje todos os participantes ativos e assistidos do plano II pagam contribuições extraordinárias ao plano. Estas contribuições obedecem à exigência legal de equacionamento de déficit e é uma garantia de que os ativos financeiros do plano devem assegurar a aposentadoria de todos até o último participante. O assunto contribuição extraordinária […]

Pelos muitos motivos conjunturais ocorridos, hoje todos os participantes ativos e assistidos do plano II pagam contribuições extraordinárias ao plano. Estas contribuições obedecem à exigência legal de equacionamento de déficit e é uma garantia de que os ativos financeiros do plano devem assegurar a aposentadoria de todos até o último participante.

O assunto contribuição extraordinária lembra aumento de impostos, ou seja, ninguém gosta.

Ocorre que temos um plano onde está previsto que cada funcionário terá o mesmo salário mensal que tinha enquanto na ativa depois de aposentado. É um plano de benefícios definido e é custeado pelo patrocinador e pelos patrocinados. O que significa que aportes extraordinários também são feitos pela patrocinadora.

O plano de custeio é baseado em estudos feitos por consultorias internacionais, e seus resultados são previamente elaborados pelos técnicos mais capacitados do Brasil e ainda será debatido e votado na assembleia de participantes que ocorrerá em abril.

Segundo estes estudos, o plano atualmente é deficitário (há ação judicial pleiteando aporte do serviço passado pelo Banco Santander). As contribuições extraordinárias poderão torná-lo superavitário, mas o debate já está nas redes sociais.

O representante eleito do conselho deliberativo apoiado pela Afabesp, defende que seja pleiteada junto à PREVIC a utilização da taxa de 7,78% ao ano para o cálculo das reservas matemáticas do plano II e assim se extinguiria o atual déficit, segundo ele. Hoje a taxa aprovada pela Previc é de 6%.
Problema é que isto é uma aposta, ou seja, se não for possível alcançar esta taxa de rentabilidade para os ativos, a situação pode ficar impossível de ser solucionada.

A diretoria do Banesprev não vai correr tal risco e por sugestão do Comitê Gestor do plano deverá encaminhar, após decisão também dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, solicitação junto à Previc de aprovação de taxa de 6,88% a.a. que é factível e não aumentaria o custeio extraordinário.
Uma outra corrente, cuja complementação do Banesprev significa várias vezes a parcela paga pelo INSS, defende que o déficit seja custeado de forma linear pelos participantes do plano.

Vale lembrar que o plano II beneficia mais os altos salários, porque dependendo do valor a ser complementado (se muito baixo), estes colegas ao se aposentarem recebem sua reserva matemática (aquilo que ele mesmo pagou), e as contribuições feitas pela patrocinadora fica no plano, cujo montante é de todos os participantes. Além disso, no total do recebimento o peso do INSS é muito maior para estes últimos, portanto sua complementação é também menor.
De qualquer forma o debate é prematuro, uma vez que ainda se busca, tanto na diretoria executiva quanto nos outros colegiados, uma alternativa para que não haja necessidade de novas contribuições, preservando a integridade do plano e não onerando ainda mais os participantes.
O que se pode afirmar de antemão é que soluções individuais para problemas coletivos sempre trazem mais prejuízos do que benefícios.

Ana Stela Alves de Lima
Suplente do Comitê de Investimentos do Banesprev

Notícias Relacionadas

Cartilhas de combate à violência de gênero fortalecem proteção e apoio às mulheres

Manuais foram lançados ontem (25) e consolidam a luta das bancárias contra o assédio Representantes do Comando Nacional dos Bancários e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) se reuniram nesta segunda-feira (25) para o lançamento de duas cartilhas de combate à violência de gênero: “Sexo Frágil – Um manual sobre a masculinidade e suas questões” […]

Leia mais

Chapas 6 e 33 vencem eleições da Cassi

Eleitos para Conselho Fiscal e para a Diretoria de Planos de Saúde e Relacionamento com Clientes e Conselho Deliberativo tomam posse em junho As chapas 6 e 33 “Cassi para os Associados”, formadas por funcionários da ativa e aposentados do BB de várias regiões do país – que tiveram o apoio da Federação dos Bancários […]

Leia mais

Eleições Economus: Votação ocorre de 8 a 29 de abril

Conheça os candidatos apoiados pela Feeb SP/MS As eleições Economus ocorrem de 8 a 29 de abril. Associados poderão eleger dois representantes para o Conselho Deliberativo e um para o Conselho Fiscal. A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) e seus sindicatos filiados apoiarão para as […]

Leia mais

Sindicatos filiados