BB apresenta proposta insuficiente

25.09.2014

O Banco do Brasil apresentou nesta quarta, 24, durante a quarta rodada de negociação da pauta específica com o Comando Nacional dos Bancários, proposta com oito tópicos, porém nenhum deles trata de temas decisivos. Para o Comando, a proposta é insuficiente. “A proposta do BB é tímida, não aborda temas fundamentais tais como o GDP […]

O Banco do Brasil apresentou nesta quarta, 24, durante a quarta rodada de negociação da pauta específica com o Comando Nacional dos Bancários, proposta com oito tópicos, porém nenhum deles trata de temas decisivos. Para o Comando, a proposta é insuficiente. “A proposta do BB é tímida, não aborda temas fundamentais tais como o GDP (Gestão de Desenvolvimento de Competências), metas abusivas, ascensão na carreira, descomissionamento, substituições, contratações, PCR, melhoria do VR para gerência média, incorporação da comissão (100% do VR, 10% ao ano) e reestruturação (lotação e comissionamento), dentre outros. Ou seja, não atende ainda as reivindicações dos funcionários. A exemplo da Fenaban, a proposta é insuficiente”, avalia o secretário-geral da Federação dos Bancários de SP e MS e integrante do Comando, Jeferson Boava, que participou da rodada. Segundo ele, além de apresentar uma proposta aquém das reivindicações dos funcionários, o BB não propôs nada sobre PSO e CABB, pendências da mesa permanente, debatidas antes de iniciar o processo de negociação da Campanha 2014.

Quanto ao reajuste dos salários, o BB reafirmou a proposta da Fenaban, apresentada na rodada do último dia 19. Quer dizer, 7% de reajuste, incluindo 0,61% de aumento real. No que se refere ao reajuste de 7,5% (incluindo 1,08%) proposto pela Fenaban para os pisos, no caso do BB não impacta na curva do PCR. “É possível avançar. Os rumos da Campanha estão nas mãos da categoria, que se reúne em assembleia nesta quinta-feira, dia 25, às 19h na sede do Sindicato. Vamos à luta”, destaca Jeferson Boava.

Proposta do BB

– Ratificação do índice de 7% aos salários e benefícios, apresentados pela Fenaban no dia 19/9/2014.

– O BB se compromete a bloquear até Dezembro de 2014 o acesso às estações de trabalho para todos os funcionários que se encontrarem com jornada de trabalho encerrada no ponto eletrônico.

– O BB disponibilizará aos funcionários o pagamento do Vale Transporte ou seu valor correspondente em dinheiro, observando as regras do programa.

– As ausências dos delegados sindicais para o exercício de atividade sindical não vão interromper a contagem da pontuação por mérito.

– O Novo curso “Conciliação Mediação para Gestores” passará a ser pontuado nas oportunidades do sistema TAO para concorrências as funções de Gerente Geral em Unidades de Negócios.

– O BB desenvolverá curso sobre Assédio Moral e Sexual incentivando a realização dos mesmos por todos os funcionários com pontuação para as concorrências a funções gerenciais, na forma das instruções internas.

– O BB disponibilizará no mínimo 30 turmas da Oficina Gestão do Clima Organizacional, a fim de capacitar gestores a aprimorar o clima de suas unidades, na forma das instruções normativas internas.

– O BB permitirá, de Outubro a Dezembro de 2014, a realização de jornada extraordinária, vinculada ao Plano de Funções, na forma das instruções normativas que tratam do assunto. Em outros termos, até o limite de 20 horas extras por mês.

Jairo Gimenez – Seeb Campinas 
 

Notícias Relacionadas

Caixa terá processo seletivo para a escolha dos diretores da FUNCEF

Inscrições já foram iniciadas e seguem até a próxima quinta-feira (9/2) Os cargos de diretor-presidente e diretor de Investimentos e Participações Societárias e Imobiliárias da Fundação dos Economiários Federais (FUNCEF) serão escolhidos por meio de processo seletivo. O anúncio foi feito em edital publicado pela Caixa. As inscrições tiveram início na última sexta-feira (3/2) e […]

Leia mais

Santander implementa teletrabalho em áreas administrativas

Modalidade é válida para áreas administrativas e contemplam eixo São Paulo e Rio de Janeiro O Santander anunciou que irá implementar o teletrabalho (home office). A modalidade é válida para bancários das áreas administrativas, lotados majoritariamente no eixo São Paulo e Rio de Janeiro, segundo as regras previstas na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria. As […]

Leia mais

Santander paga PLR e demais adicionais no dia 28 de fevereiro

Representantes da Comissão de Organização de Empregados (COE/Santander) foram informados nesta terça-feira (01), sobre a data de pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). O valor será creditado no dia 28 deste mês. Junto com a PLR bancárias e bancários do Santander receberão os percentuais do Programa Próprio de Resultados do Santander (PPRS), do […]

Leia mais

Sindicatos filiados