Cade inclui Sindicato dos Bancários no processo de compra do HSBC pelo Bradesco

10.12.2015

Sindicato pretende barrar a fusão ou, pelo menos, exigir a preservação dos empregos Jéssica Sant’Ana Especial para a Gazeta do Povo O Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região foi aceito como terceira parte interessada no processo que tramita no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e que avalia a compra do HSBC pelo Bradesco. […]

Sindicato pretende barrar a fusão ou, pelo menos, exigir a preservação dos empregos

Jéssica Sant’Ana Especial para a Gazeta do Povo

O Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região foi aceito como terceira parte interessada no processo que tramita no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e que avalia a compra do HSBC pelo Bradesco. Com a decisão publicada nesta segunda-feira (7), o sindicato poderá se manifestar durante o processo para incluir informações e dados que contribuam para a decisão do órgão regulador em aprovar ou não a aquisição.

O sindicato é contra a compra do HSBC pelo Bradesco. O advogado que defende a categoria em Curitiba, Ivens Henrique Hübert, afirma que o objetivo de participar do processo é barrar a fusão, “tendo em vista que ela é prejudicial para o trabalhador e para a eficiência global”.

Caso a argumentação principal não seja aceita, o sindicato exige a preservação dos empregos até o limite cabível. O HBSC possui cerca de 25 mil empregados diretos e indiretos no Brasil, sendo 7,1 mil somente em Curitiba e região, onde o banco britânico mantém suas sedes administrativas.

Até esta quarta-feira (9), o sindicato apresentará ao Cade os documentos que reforçam sua argumentação. A instituição que representa os trabalhadores poderá se manifestar também se observar atos que antecipem a fusão como, por exemplo, a unificação de agências. “O sindicato vai atuar como um fiscalizador do processo”, afirma Hübert.

O Cade continua avaliando o processo de compra do HSBC pelo Bradesco. A decisão deve sair até o fim do primeiro semestre de 2016.

Negócio

Em agosto deste ano, o HSBC fez o anúncio da venda de sua subsidiária brasileira ao Bradesco, pelo valor de US$ 5,2 bilhões (ou R$ 17,6 bilhões). A compra do HSBC foi a maior das 48 aquisições já feitas pelo Bradesco. O HSBC tem 5 milhões de clientes, sendo 1 milhão de alta renda, enquanto 76% das 851 agências do banco estão no Sul e Sudeste.

Com a aquisição, o Bradesco passa de 8,1 mil pontos de atendimento (agências e postos) para 9,4 mil, e encosta no Banco do Brasil no total de agências bancárias em funcionamento no país – 23,8%, contra 23,9% do BB.

Fonte: Gazeta do Povo
Foto: Antônio More/Gazeta do Povo
 

Notícias Relacionadas

Cartilhas de combate à violência de gênero fortalecem proteção e apoio às mulheres

Manuais foram lançados ontem (25) e consolidam a luta das bancárias contra o assédio Representantes do Comando Nacional dos Bancários e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) se reuniram nesta segunda-feira (25) para o lançamento de duas cartilhas de combate à violência de gênero: “Sexo Frágil – Um manual sobre a masculinidade e suas questões” […]

Leia mais

Chapas 6 e 33 vencem eleições da Cassi

Eleitos para Conselho Fiscal e para a Diretoria de Planos de Saúde e Relacionamento com Clientes e Conselho Deliberativo tomam posse em junho As chapas 6 e 33 “Cassi para os Associados”, formadas por funcionários da ativa e aposentados do BB de várias regiões do país – que tiveram o apoio da Federação dos Bancários […]

Leia mais

Eleições Economus: Votação ocorre de 8 a 29 de abril

Conheça os candidatos apoiados pela Feeb SP/MS As eleições Economus ocorrem de 8 a 29 de abril. Associados poderão eleger dois representantes para o Conselho Deliberativo e um para o Conselho Fiscal. A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) e seus sindicatos filiados apoiarão para as […]

Leia mais

Sindicatos filiados