Caixa prorroga prazo para apresentação dos certificados profissionais

03.03.2022

Certificações CPA-10 e CPA-20 poderão ser entregues até 10 de abril A Caixa Econômica Federal prorrogou os prazos de apresentação das certificações profissionais série 10 e série 20 (CPA-10 e CPA-20), da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), para o dia 10 de abril. A decisão é uma resposta à […]

Certificações CPA-10 e CPA-20 poderão ser entregues até 10 de abril

A Caixa Econômica Federal prorrogou os prazos de apresentação das certificações profissionais série 10 e série 20 (CPA-10 e CPA-20), da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), para o dia 10 de abril.

A decisão é uma resposta à reivindicação feita pelo movimento sindical durante reunião realizada no dia 18 de fevereiro, com o Comitê de Relações Trabalhistas.

O pedido foi feito após a Anbima suspender a realização de exames em decorrência da pandemia. De acordo com a representação dos empregados, não era possível que os trabalhadores atendessem a exigência do banco. A exigência das certificações da Anbima faz parte do normativo interno da Caixa RH 040.

O banco havia suspendido a exigência após pedido da representação dos empregados, mas voltou a cobrar as certificações em janeiro deste ano. 

Novos prazos

Com a nova reivindicação, os empregados terão até o dia 10 de abril para a obtenção das certificações CPA-10, CPA-20 e CEA, Certificação de Especialista em Investimentos, também fornecida pela Anbima.

Já para as Certificações de Gestores (CGA) e de Gestores para Fundos Estruturados (CGE) o prazo foi prorrogado para o dia 10 de julho.

“A prorrogação do prazo para obter a certificação é uma medida coerente que, além de atender as reivindicações do movimento sindical, alivia a pressão sobre os empregados já sobrecarregados pelas tarefas e metas das unidades”, comenta o representante da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, Carlos Augusto Pipoca.

Como fazer
Os cursos CPA-10 e CPA-20 estão disponíveis no portal Universidade Caixa como forma de preparação para os exames ou para atualização da validade dessas certificações. A atualização é permitida desde que concluída até 180 dias anteriores ao vencimento da certificação.

O banco informou que após a aprovação no exame, as inclusões ou atualizações da certificação no currículo Universidade Caixa são realizadas semanalmente e de forma automática, em até 15 dias corridos depois da aprovação em exame, não sendo necessário nenhum procedimento por parte do empregado, e que os processos de seleção internos (PSI) passam a considerar os certificados.

 

Notícias Relacionadas

Bancários aprovam acordos de trabalho do Santander

97,18% dos funcionários aprovaram o acordo com o banco Bancários do banco Santander de todo o país aprovaram, nesta quinta-feira (22), com 97,18% dos votos, o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) geral dos funcionários, aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria bancária, o ACT do Programa de Participação nos Resultados Santander (PPRS) e […]

Leia mais

Negociação dos Financiários continua sem avanços

Financeiras apresentam proposta abaixo da expectativa da categoria Representantes dos Financiários e a Federação Interestadual das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Fenacrefi) se reuniram nesta quinta-feira (22) para dar continuidade às negociações da campanha salarial da categoria. A pauta de reivindicações da categoria, com data-base em 1º de junho, foi entregue no dia 15 […]

Leia mais

Bancários do Santander participam de Assembleia nesta quinta-feira (22/9)

Votação acontece em plataforma eletrônica das 8h às 20h Nesta quinta-feira (22), bancários do Santander de todo o país participam de Assembleias para avaliar o Acordo Coletivo de Trabalho, o Acordo Coletivo de Trabalho sobre a Participação nos Lucros e Resultados (PPRS) e o Termo de Relações Laborais, todos com validade por dois anos. Os […]

Leia mais

Sindicatos filiados