Caixa prorroga prazo para apresentação dos certificados profissionais

03.03.2022

Certificações CPA-10 e CPA-20 poderão ser entregues até 10 de abril A Caixa Econômica Federal prorrogou os prazos de apresentação das certificações profissionais série 10 e série 20 (CPA-10 e CPA-20), da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), para o dia 10 de abril. A decisão é uma resposta à […]

Certificações CPA-10 e CPA-20 poderão ser entregues até 10 de abril

A Caixa Econômica Federal prorrogou os prazos de apresentação das certificações profissionais série 10 e série 20 (CPA-10 e CPA-20), da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), para o dia 10 de abril.

A decisão é uma resposta à reivindicação feita pelo movimento sindical durante reunião realizada no dia 18 de fevereiro, com o Comitê de Relações Trabalhistas.

O pedido foi feito após a Anbima suspender a realização de exames em decorrência da pandemia. De acordo com a representação dos empregados, não era possível que os trabalhadores atendessem a exigência do banco. A exigência das certificações da Anbima faz parte do normativo interno da Caixa RH 040.

O banco havia suspendido a exigência após pedido da representação dos empregados, mas voltou a cobrar as certificações em janeiro deste ano. 

Novos prazos

Com a nova reivindicação, os empregados terão até o dia 10 de abril para a obtenção das certificações CPA-10, CPA-20 e CEA, Certificação de Especialista em Investimentos, também fornecida pela Anbima.

Já para as Certificações de Gestores (CGA) e de Gestores para Fundos Estruturados (CGE) o prazo foi prorrogado para o dia 10 de julho.

“A prorrogação do prazo para obter a certificação é uma medida coerente que, além de atender as reivindicações do movimento sindical, alivia a pressão sobre os empregados já sobrecarregados pelas tarefas e metas das unidades”, comenta o representante da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, Carlos Augusto Pipoca.

Como fazer
Os cursos CPA-10 e CPA-20 estão disponíveis no portal Universidade Caixa como forma de preparação para os exames ou para atualização da validade dessas certificações. A atualização é permitida desde que concluída até 180 dias anteriores ao vencimento da certificação.

O banco informou que após a aprovação no exame, as inclusões ou atualizações da certificação no currículo Universidade Caixa são realizadas semanalmente e de forma automática, em até 15 dias corridos depois da aprovação em exame, não sendo necessário nenhum procedimento por parte do empregado, e que os processos de seleção internos (PSI) passam a considerar os certificados.

 

Notícias Relacionadas

Trabalhadores do Itaú entregam pauta específica de reivindicações no dia 25

Documento é resultado do encontro nacional, realizado em São Paulo, no dia 6 de junho A Comissão de Organização dos Empregados (COE) vai entregar a minuta específica de reivindicações ao Itaú na próxima terça-feira (25). O documento servirá de base para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) específico do banco. As reivindicações foram […]

Leia mais

Intransigência da Caixa encerra negociações sobre redução de jornada para pais/mães e responsáveis por PcD e neurodivergentes (TEA)

Banco retira da proposta a concessão para empregados PcD, impõe uma série de travas para permitir a redução da jornada para pais/mães/responsáveis de PcD e encerra mesa de negociações após receber questionamentos sobre pontos sensíveis da proposta A reunião que negociaria a redução de jornada para empregadas e empregados da Caixa Econômica Federal com deficiência […]

Leia mais

Caixa afirma que contencioso é insignificante, mas dados disponíveis demonstram o oposto

Fonte: APCEF/SP com informações da Fenae Em uma live realizada nesta terça-feira (18), a Funcef (Fundação dos Economiários Federais) e a Caixa anunciaram que estão abordando o contencioso trabalhista. Segundo Leonardo Groba, diretor jurídico da Caixa, o contencioso atual estaria estimado em cerca de R$ 500 milhões, “não tem grandes proporções, mas a Caixa possui […]

Leia mais

Sindicatos filiados