Caixa prorroga prazo para apresentação dos certificados profissionais

03.03.2022

Certificações CPA-10 e CPA-20 poderão ser entregues até 10 de abril A Caixa Econômica Federal prorrogou os prazos de apresentação das certificações profissionais série 10 e série 20 (CPA-10 e CPA-20), da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), para o dia 10 de abril. A decisão é uma resposta à […]

Certificações CPA-10 e CPA-20 poderão ser entregues até 10 de abril

A Caixa Econômica Federal prorrogou os prazos de apresentação das certificações profissionais série 10 e série 20 (CPA-10 e CPA-20), da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), para o dia 10 de abril.

A decisão é uma resposta à reivindicação feita pelo movimento sindical durante reunião realizada no dia 18 de fevereiro, com o Comitê de Relações Trabalhistas.

O pedido foi feito após a Anbima suspender a realização de exames em decorrência da pandemia. De acordo com a representação dos empregados, não era possível que os trabalhadores atendessem a exigência do banco. A exigência das certificações da Anbima faz parte do normativo interno da Caixa RH 040.

O banco havia suspendido a exigência após pedido da representação dos empregados, mas voltou a cobrar as certificações em janeiro deste ano. 

Novos prazos

Com a nova reivindicação, os empregados terão até o dia 10 de abril para a obtenção das certificações CPA-10, CPA-20 e CEA, Certificação de Especialista em Investimentos, também fornecida pela Anbima.

Já para as Certificações de Gestores (CGA) e de Gestores para Fundos Estruturados (CGE) o prazo foi prorrogado para o dia 10 de julho.

“A prorrogação do prazo para obter a certificação é uma medida coerente que, além de atender as reivindicações do movimento sindical, alivia a pressão sobre os empregados já sobrecarregados pelas tarefas e metas das unidades”, comenta o representante da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, Carlos Augusto Pipoca.

Como fazer
Os cursos CPA-10 e CPA-20 estão disponíveis no portal Universidade Caixa como forma de preparação para os exames ou para atualização da validade dessas certificações. A atualização é permitida desde que concluída até 180 dias anteriores ao vencimento da certificação.

O banco informou que após a aprovação no exame, as inclusões ou atualizações da certificação no currículo Universidade Caixa são realizadas semanalmente e de forma automática, em até 15 dias corridos depois da aprovação em exame, não sendo necessário nenhum procedimento por parte do empregado, e que os processos de seleção internos (PSI) passam a considerar os certificados.

 

Notícias Relacionadas

Trabalhadores conquistam vitória: governo revoga CGPAR 42 após mobilização

Fenae integrou a comissão de representação dos trabalhadores das estatais para revogar a medida. Novo texto substituto aumentou a permissão para 70% do total a despesa das empresas com planos de saúde Após intensa pressão das entidades representativas dos trabalhadores das estatais, o governo revogou a CGPAR 42 (resolução 42 da Comissão Interministerial de Governança […]

Leia mais

BB: trabalhadores exigem fim das distorções que prejudicam encarreiramento e remuneração

Movimento sindical cobrou redução de metas e respostas às distorções causadas pelo Performa, que prejudicou remunerações e resultou em acúmulo de funções A Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB) se reuniu com representantes do BB na tarde desta quarta-feira (24) para exigir resoluções às distorções provocadas no encarreiramento dos trabalhadores desde […]

Leia mais

COE cobra explicações do Itaú sobre fechamento de agências e punições

O turnover também foi debatido na reunião desta quarta-feira (24) A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú se reuniu com a direção do banco, nesta quarta-feira (24), em São Paulo, para debater emprego, fechamento de agências, realocação e distribuição de funcionários e punições referentes à falta de certificações da Associação Brasileira das Entidades […]

Leia mais

Sindicatos filiados